Se gosta de história e de curiosidades bélicas, na próxima ida a Londres pode visitar o Museu do Império e da Guerra. Foi edificado em 1917, enquanto ainda decorria a Primeira Guerra Mundial. Mais do que um espaço com aviões e tanques de guerra, este é um local didático e educativo, onde se pode aprender muito sobre a história do país e sobre duas das maiores guerras mundiais.
Desde a sua abertura, em 1917, o museu acompanha todo o trajeto bélico do Reino Unido e restantes países da Commonwealth até à atualidade. É também uma homenagem a todos os combatentes que deram a sua vida em prol do país. Mas não só de guerra é feito este museu. Aborda também as estratégias de manutenção da paz utilizadas desde 1945 – aquando a entrada nas Nações Unidas – até aos dias de hoje.
O Museu esteve encerrado de 1940 a 1946, devido ao clima de insegurança e aos diversos ataques sofridos na Segunda Guerra Mundial. A maior parte das peças do museu foram postas a salvo, mas outras não resistiram a um ataque aéreo da parte da Alemanha.
O espólio é bastante abrangente, desde tanques de guerra, aviões, documentos oficiais, exposições sobre o Holocausto e ainda peças artísticas criadas como resposta à violência e às consequências devastadoras sentidas pela população durante os conflitos.
Todos os elementos que compõe o acervo do museu levam-no a uma viagem profunda aos escombros da Primeira Grande Guerra mas especialmente da Segunda, a mais sentida pela população.
A exposição mais desconcertante é a do Holocausto, que impressiona mesmo os mais “rijos”. O mundo da espionagem militar também é explorado através da exibição “Secret War”, revelando elementos confidenciais, na altura, que foram fundamentais na vitória das tropas Aliadas.
INFORMAÇÕES
Morada: Lambeth Road, London, Reino Unido
Telefone: +44 20 7416 5000
Preços: entrada geral gratuita, mas certas exposições são pagas
Horários: diariamente, das 10h00 às 18h00 (encerra a 24, 25 e 26 de dezembro)
Texto: Rafaela Santiago
Fotos: ©Viaje Comigo