Catedral Santiago vista telhado
Publicado em Junho 2, 2014

Catedral de Santiago de Compostela

Espanha/ Europa [ Santiago de Compostela ]

A Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha, foi construída entre 1075 e 1128, conservando o seu estilo românico mesmo depois de, ao longo dos séculos, terem sido acrescentados outros estilos arquitectónicos, como o gótico, o renascentista e o barroco.

Catedral Santiago_telhado panoramica

Vista panorâmica da Catedral de Santiago (no telhado)

A  Catedral de Santiago é património da UNESCO, desde 1985, e Bem de Interesse Cultural já desde finais do século XIX. É o local central de toda a peregrinação que leva, à cidade, milhões de visitantes em cada ano.

Figura de Santiago na Catedral

Figura de Santiago na Catedral

A história: o apóstolo Santiago Maior foi decapitado, em Jerusalém, e os seus restos mortais enviados para a Galiza. O túmulo foi, segundo a lenda, abandonado e reencontrado no século IX, por Pelágio que diz ter seguido umas luzes no céu.

Considerado este achado um milagre, o rei mandou construir uma capela dedicada a Santiago e foi o seu primeiro peregrino. Com os ataques militares, durante vários anos, apenas sobrou o túmulo que depois foi transportado para a atual Catedral, que começou a ser construída em 1075.

Interior da Catedral de Santiago

Interior da Catedral de Santiago

São vários os nomes ligados à construção da catedral e são tantos os pormenores a atentar. Assim, como são muitas as personagens de pedra que habitam no seu interior e que estão ligadas a vários artistas, ao longo de séculos. É o caso do Mestre Mateus responsável pelo Pórtico da Glória, com esculturas que representam Jesus Cristo e os seus apóstolos. O Pórtico é datado de 1188.

Na obra do Mestre Mateo estão representados os profetas e apóstolos nos pilares, com uma estátua no Apóstolo Santiago e uma árvore de Jesé no centro, e tem três arcos:
– o arco central tem representada a Glória, destino final dos justos, com a imagem de um Cristo ressuscitado;
– no arco esquerdo, está a imagem do povo judaico a esperar no Limbo dos Justos e a imagem da chegada de Cristo;
– do lado direito, está representado o Juízo Final.

Catedral de Santiago: parte do Pórtico da Glória

Catedral de Santiago: parte do Pórtico da Glória

Tem inclusive uma estátua que é atribuída a Mateus, que está muito desgastada porque os estudantes esfregavam a cabeça da dita cuja, enquanto pediam ajuda ao mestre para decorar a matéria para os exames.

Catedral Santiago: estátua de Mateus

Catedral Santiago: desgastada estátua de Mateus

Durante séculos, os peregrinos podiam dormir dentro da catedral e também nos alojamentos da cidade, durante cinco dias, sem pagar nada. Depois começaram a ver que dava dinheiro e começou o todo o negócio em redor de Santiago de Compostela.

Sepulcro da Catedral de Santiago de Compostela

Sepulcro da Catedral de Santiago de Compostela

O que é o Ano Xacobeo ou Jubileu?

Foi o Papa Martim V, em 1428, que determinou que os anos santos compostelanos são quando o dia 25 de julho calha a um domingo – é o Dia de Santiago. Ora, isso acontece a cada 5, 6, 5 e 11 anos. O próximo é em 2021.

Qual o significado? Os fiéis que visitarem o templo durante o Ano Xacobeo têm o perdão das penas saídas da confissão. O visitante terá, para isso, de rezar, confessar e comungar de forma simples e sincera perante o Apóstolo Santiago.

Catedral de Santiago: Confessionários

Catedral de Santiago: Confessionários

O que fazer/ver na Catedral:

– Visitantes: pode fotografar e filmar no interior, mas sem flash nem tripé;

– Por cima do altar-mor, está uma estátua do santo, do século III, à qual é habitual dar-se um abraço;

– Por baixo do altar-mor, está a urna do Apóstolo Santiago e dos seus discípulos Anastásio e Teodoro;

Catedral: restos mortais de Santiago

Catedral: restos mortais de Santiago

– Museu Catedralício: fica dentro da Catedral e pode aqui visitar a coleção permanente, com obras artísticas e arqueológicas, desde a época romana até aos dias de hoje;

– Ainda dentro da catedral é possível visitar escavações arqueológicas: achados com 13 a 18 séculos de antiguidade;

– Atente na fachada que fecha o Claustro de Praterías, uma obra de Gil de Ontañón;

– Fachada das Praterías: datada de 1103 é tida como uma das mais interessantes obras escultóricas do românico;

– Fachada de Acibechería: apresenta a transição do barroco para o neoclássicos. É de 1765 com uma escultura de Santiago Peregrino, obra do italiano Gambino;

– A Porta Santa na Praça da Quintana: cruza elementos barrocos com esculturas românicas e abre-se em Anos Santos. Ao passar por ela obtém-se o Jubileu;

– Torre do Relógio: tem 72 metros de altura e é conhecida como Torre de Berenguela, terminada no século XVII;

– Incensário: quando os peregrinos não tinham onde tomar banho (e alguns até ficavam a dormir no interior da Catedral) o cheiro dentro da igreja era nauseabundo. Este incensário servia também para purificar o ar e dar-lhe um ar perfumado. Dizem ser o maior incensário do mundo, com 1,60m de altura e 62kg. Atualmente é usado durante algumas celebrações específicas

Catedral de Santiago: vista dos telhados

Catedral de Santiago: vista dos telhados

– Visita guiada no telhado da Catedral. Horário: todos os dias 10h00-14h00 e 16h00-20h00. Reservas: 902 557 812. Do telhado consegue avistar os telhados da cidade e as suas grandes chaminés – que representavam o poderio económico da família que habitava naquela casa. Quanto maior a chaminé, mais dinheiro e poder teria a família.  Para chegar aos telhados tem de subir 108 degraus.

INFORMAÇÕES

Horário da Catedral: todos os dias do ano, 07h00-21h00

Acesso à figura do Santo e à cripta: todos os dias, 09h30-13h30 e 16h00-19h30

Catedral de Santiago: um dos órgãos

Catedral de Santiago: um dos órgãos

Catedral de Santiago: no telhado

Catedral de Santiago: no telhado

Catedral de Santiago Compostela

Catedral de Santiago Compostela

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo