Oasis, Libia © Gero73 Pixabay
Publicado em Novembro 13, 2023

Dicas e mapas: Viajar para a Líbia

África/ Líbia

É incrível como no mesmo país, as ruínas gregas e romanas convivem harmoniosamente com a cultura muçulmana, conservada pelo Governo líbio. A Líbia localiza-se na região do Magrebe, no Norte da África.

Faz fronteira com o Egito a leste, com o Sudão a sudeste, com o Chade e o Níger a sul e com a Argélia e a Tunísia a oeste. Tem uma população de 6 411 776 habitantes e uma área de 1 759 540 km².

A Líbia é um país que muitas vezes fica fora do radar turístico, mas oferece uma série de motivos para os viajantes explorarem as suas riquezas culturais, históricas e naturais. É um país que oferece vários locais históricos e arqueológicos que constam na Lista do Património Mundial da UNESCO, além de ter paisagens incríveis, como o deserto líbio, e que vão encantar principalmente os amantes de fotografia. Para além disso, ainda pode relaxar nas praias e dar um mergulho nas águas cristalinas do Mediterrâneo.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisa de um e-Sim para a viagem? Compra aqui online e obtém descontos com o Viaje Comigo – para ficares sempre contactável em viagem.

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Tripoli, Libia © husamir Pixabay

Tripoli, Libia © husamir Pixabay

Mapa da Líbia

Mapa da Líbia

HISTÓRIA DA LÍBIA

A região da Líbia, no norte da África, era habitada por diversas tribos e povos ao longo dos séculos. Os fenícios estabeleceram colónias costeiras, enquanto os gregos fundaram cidades como Cirene e Cireneica. A Líbia também foi parte do Império Romano, contribuindo com recursos agrícolas, incluindo a produção de trigo.

A expansão islâmica alcançou a Líbia no século VII, e a região tornou-se parte do mundo muçulmano. Ela experimentou a influência de diferentes dinastias e impérios muçulmanos ao longo da história, incluindo o Califado Omíada e o Califado Abássida.

No século XVI a Líbia caiu sob o domínio do Império Otomano e assim permaneceu até o início do século XX. No início do século XX, a Itália conquistou a Líbia, estabelecendo uma colónia que durou até a Segunda Guerra Mundial.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Líbia foi dividida em duas zonas de ocupação: uma britânica e uma francesa. Em 1951, o país conquistou a sua independência como o Reino da Líbia, sob a liderança do rei Idris. Em 1969, um golpe liderado por Muammar Gaddafi depôs o rei, estabelecendo um regime autoritário. Seguiram-se quatro décadas de repressão política e instabilidade.

Em 2011, a Líbia testemunhou uma revolta popular durante a chamada Primavera Árabe. Isso levou a um conflito armado que envolveu a intervenção da NATO e culminou na queda de Muammar Gaddafi. Após a sua morte, a Líbia entrou num período de caos e divisão. A busca por estabilidade e unificação tem sido desafiadora, com intervenções estrangeiras e tensões étnicas complicando ainda mais a situação.

Mapa da Líbia

Mapa da Líbia

Deserto na Libia © wbwolfgang Pixabay

Deserto na Libia © wbwolfgang Pixabay

LOCAIS A VISITAR NA LÍBIA

A Líbia tem várias zonas históricas, com monumentos e ruínas únicas para serem exploradas, e paisagens que vão desde a costa marítima, até ao deserto, passando pelo verde luxuriante.
Destacam-se os seguintes locais:

• Tripoli: a capital da Líbia, Tripoli, é uma cidade antiga, com uma medina (cidade velha) fascinante, mesquitas históricas (como a Mesquita Gurgi) , bazares e outros locais de interesse.

• Leptis Magna: esta antiga cidade romana é uma das melhores preservadas do Mundo e foi declarada Património Mundial pela UNESCO. As suas ruínas incluem templos, fóruns, anfiteatros e estruturas impressionantes. É das cidades da Líbia mais procuradas pelos turistas.

• Sabratha: é outra cidade romana antiga na Líbia. Sabratha é conhecida pelo seu teatro romano bem preservado, templos e estruturas históricas. Sabratha foi também classificada como Património Mundial pela UNESCO.

• Cirene: localizada no leste da Líbia, Cirene é uma antiga cidade grega que possui templos, estátuas e sítios arqueológicos impressionantes. Foi construída como réplica da insular Delfos.

• Ghadames: uma cidade oásis no deserto, Ghadames é famosa pelas suas casas de barro, ruas estreitas e pátios ornamentados. Localiza-se junto à fronteira com a Argélia e a Tunísia. Ghadames figura na lista de Património Mundial da UNESCO.

• Cavernas de Uádi al-Hitan: localizadas no deserto, estas cavernas são conhecidas pelas suas esculturas de arenito em forma de lâminas de espada.

• Akakus: localiza-se na região montanhosa a leste de Ghat, e é um enorme museu rupestre, com centenas de grutas pré-históricas datadas de 12000 a.C. Esta cidade foi também classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Mapa da Líbia

Mapa da Líbia

CLIMA NA LÍBIA

A Líbia tem dois tipos principais de clima: o Mediterrânico (ao longo da costa) e o do deserto (no resto do país). Os verões são quentes e secos, com temperaturas a rondar os 30°C. Na zona do deserto as temperaturas são extremas, podendo exceder os 50°C durante o dia e cair abaixo de 0°C à noite. Os invernos são amenos e pouco chuvosos.
A melhor época para visitar a Líbia são os meses entre outubro e março.

GASTRONOMIA DA LÍBIA

A gastronomia da Líbia é influenciada por várias culturas, incluindo a árabe, a berbere, a mediterrânea e a africana.
Estes são alguns dos pratos mais populares:

• Bazin: é um pão sem fermento preparado com cevada, água e sal.

• Couscous: o couscous é uma parte essencial da culinária líbia e é frequentemente servido com uma variedade de ensopados, como o popular “couscous de peixe”.

• Tajine: este prato de carne cozida num recipiente de barro é comum na culinária líbia, muitas vezes preparado com cordeiro, frango ou peixe.

• Harira: uma sopa espessa e rica em tomate, feijão e lentilhas, muitas vezes temperada com especiarias.

• Sharmoula: um molho à base de alho, coentros, pimenta e azeite de oliva, usado como tempero em muitos pratos líbios.

• Shorba: cordeiro e sopa de vegetais com hortelã e pasta de tomate.

• Frutos do Mar: devido à sua localização costeira, a Líbia tem uma abundância de frutos do mar frescos, incluindo peixe, camarões e lagostas, que são frequentemente grelhados ou cozidos.

• Doces Árabes: sobremesas tradicionais como baklava (massa folhada recheada com nozes e mel) e ma’amoul (biscoitos recheados com tâmaras ou nozes) são comuns na culinária líbia.

Mapa da Líbia

Mapa da Líbia

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A LÍBIA

Código de telefone: +218
Contactos da Embaixada de Portugal em Tunis
Endereço das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro.

Capital: Trípoli
Área: 1 759 540 km²
População: 6 411 776 habitantes (estimativa em 2016)

Fronteiras: Faz fronteira com o Egito a leste, com o Sudão a sudeste, com o Chade e o Níger a sul e com a Argélia e a Tunísia a oeste.

Moeda: Dinar líbio (LYD)

Clima: a Líbia tem dois tipos principais de clima: o Mediterrânico (ao longo da costa) e o do deserto (no resto do país). A média de temperaturas é de 30°C mas no verão pode exceder os 50°C.

Língua Oficial: Árabe
Religião: Muçulmana

Sistema político: Estado unitário com Governo provisório
Horário: + 1 hora que em Portugal (horário de verão). + 5 horas que em São Paulo.

Tomadas: As fichas e tomadas elétricas são de tipo D. A tensão padrão nas tomadas é 127V e a frequência elétrica é 50Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros necessitam de visto para entrar na Líbia.
Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado.

BANDEIRA DA LÍBIA

A bandeira da Líbia é composta por três faixas horizontais. A superior é vermelha, a do meio preta e a inferior é verde. As três cores representam as três regiões históricas da Líbia: Fezão, Cirenaica e Tripolitânia, respetivamente.

No centro da faixa preta há uma estrela de cinco pontas e uma lua crescente, ambas brancas (representam as cores pan-árabes). A bandeira foi adotada em 1951.

Bandeira da Libia © Jorono/Pixabay

Bandeira da Libia © Jorono/Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo