Chichen itza - Mexico © Makalu Pixabay
Publicado em Novembro 13, 2023

Dicas e mapas: Viajar para o México

Américas/ México

O México faz parte de muitas bucket lists, entre muitas razões, algumas delas fazem parte dos 35 lugares culturais e naturais classificados pela UNESCO como Património Mundial. Este país localiza-se na América do Norte e é limitado a norte pelos Estados Unidos, a sudeste pela Guatemala, Belize e Mar do Caribe, a leste pelo Golfo do México e a sul e oeste pelo Oceano Pacífico. Tem mais de 126 milhões de habitantes!

Mapa do México

Mapa do México

O México, berço da civilização Asteca e Maia, tem muito para dar a conhecer. O país tem uma cultura muito própria, com a sua popular celebração do “Dia dos Mortos”, os seus sítios arqueológicos, como Chichen Itza, a sua paisagem deslumbrante que varia entre praias paradisíacas a florestas exuberantes e montanhas majestosas (destacam-se Cancún, Playa del Carmen, Cozumel, Tulum) e a sua arte, culinária e música irresistíveis.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisa de um e-Sim para a viagem? Compra aqui online e obtém descontos com o Viaje Comigo – para ficares sempre contactável em viagem.

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Cidade do México © Walkerssk Pixabay

Cidade do México © Walkerssk Pixabay

Mapa do México

Mapa do México

HISTÓRIA DO MÉXICO

A história do México é vasta e complexa, abrangendo milhares de anos de civilizações indígenas, colonização europeia, independência, conflitos políticos e revoluções.
Antes da chegada dos europeus, o México era habitado por várias civilizações indígenas avançadas, incluindo os Olmecas, Maias, Astecas, Teotihuan e Zapoteca. Essas civilizações desenvolveram sociedades complexas, sistemas de escrita e práticas religiosas.
Em 1519, o conquistador espanhol Hernán Cortés liderou uma expedição que resultou na queda do Império Asteca. Isso marcou o início da colonização espanhola do México, que durou quase 300 anos. Durante esse período, a cultura indígena foi influenciada e misturada com a cultura espanhola. Nessa altura os missionários (frades franciscanos) começaram a converter os indígenas à fé católica.

Em 1810, o padre Miguel Hidalgo y Costilla liderou o movimento pela independência mexicana. Após uma longa luta, o México conquistou sua independência da Espanha em 1821. Em 1924, a República foi proclamada. Os tempos que se seguiram foram conturbados política e socialmente. O território mexicano foi amplamente desmembrado, com perdas significativas de territórios para os Estados Unidos, na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848).

Em 1910, o México iniciou a Revolução Mexicana, um movimento de longo prazo que visava reformas sociais, políticas e económicas. O conflito durou cerca de uma década e levou a mudanças significativas no país. Durante o século XX, o país experimentou industrialização e urbanização, bem como lutas por direitos sociais e políticos.

O México é hoje uma República democrática com uma economia em crescimento, mas enfrenta desafios significativos, como o tráfico de drogas, a desigualdade social e a violência. A cultura mexicana é rica e influente em todo o mundo, com contribuições nas artes, na música, na culinária e muito mais.

Yucatan - México © EmilianDanaila Pixabay

Yucatan – México © EmilianDanaila Pixabay

Cenote - México © d_alexander33 Pixabay

Cenote – México © d_alexander33 Pixabay

LOCAIS A VISITAR NO MÉXICO

• Cidade do México (CDMX): a capital do país é uma metrópole vibrante, repleta de cultura, história e comida deliciosa. Não deixe de visitar o Zócalo (nomenclatura que se usa para designar o centro histórico das cidades mexicanas), o Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana, o Museu Frida Kahlo e o Museu Nacional de Antropologia.

• Cancún: conhecida pelas suas praias de areia branca e águas cristalinas, Cancún é um destino de resorts muito popular. Além das praias, pode explorar a vida noturna, fazer passeios de barco e visitar as ruínas maias de Tulum e Chichen Itza (eleitas uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno) nas proximidades. Quando visitar Chichen Itza, aproveite para ver outras construções como: a pirâmide chamada de El Castillo (imagem símbolo da cidade), o Templo dos Guerreiros, adornado por dezenas de colunas, o Templo das Mesas, o observatório Caracol, o Cenote Sagrado (caverna de água doce).

• Riviera Maya: continuando a falar de praias paradisíacas, esta região costeira é famosa por isso mesmo, praias com recifes de coral e cenotes (cavernas de água doce). Além disso, pode visitar cidades encantadoras como Playa del Carmen e explorar a cultura maia. Veja mais informação e fotos aqui.

Chichen itza - México © Makalu Pixabay

Chichen itza – México © Makalu Pixabay

Oaxaca: é uma cidade colonial encantadora no sul do México, conhecida pela sua culinária única, artesanato e arquitetura. Destaca-se o conjunto de prédios coloniais em estilo espanhol. A cidade é Património Mundial da UNESCO. Oaxaca também é cercada por sítios arqueológicos e montanhas. Além disto, se gosta de festividades, Oxaca atrai muitos turistas pela sua famosa festa do Dia dos Mortos. É considerada uma das cidades mais bonitas do México.

• Monte Albán: perto de Oxaca situa-se Monte Albán. É uma das mais antigas cidades pré-hispânicas do México e foi declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Visite o sítio arqueológico de Monte Albán.

• Guanajuato: esta cidade é famosa pela arquitetura colorida, becos pitorescos e festivais culturais, como o Festival Internacional Cervantino. O famoso Museu das Múmias também está localizado aqui.

• Cenote Dos Ojos: localiza-se próximo a Cancún, Tulum e Playa del Carmen e é um sítio lindíssimo, constituído por um sistema de cavernas submersas que chega aos 60 quilómetros de extensão.

• Ruínas de Palenque: são uma das ruínas mais fascinantes do México. Localizam-se em plena floresta tropical. Palenque foi, juntamente com Tikal e Calakmul, uma das cidades mais poderosas do período clássico Maia.

Cenote no México © mattiaverga Pixabay

Cenote no México © mattiaverga Pixabay

Mapa da Cidade do México

Mapa da Cidade do México

CLIMA NO MÉXICO

O México tem um clima muito diversificado e que muda muito consoante a época do ano e as regiões do país.
Varia entre um clima tropical-equatorial a sul, para um clima desértico a norte. Nas áreas de clima tropical a temperatura ronda dos 25°C e chove bastante. A melhor época para visitar o México é que novembro a abril, em que chove menos.

Cancun -México © Michelle_Raponi Pixabay

Cancun -México © Michelle_Raponi Pixabay

GASTRONOMIA DO MÉXICO

A gastronomia mexicana, condimentada e colorida, é muito popular e está presente ao redor do mundo. Destaca-se como uma celebração à diversidade de ingredientes e influências culturais que moldaram a sua identidade culinária ao longo dos séculos.
Sabia que a culinária mexicana é inscrita na UNESCO como Património Imaterial da Humanidade?

Estes são alguns dos pratos mais típicos:

• Guacamole: é um molho à base de abacate, tomate, cebola, pimenta, sumo de limão, entre outros temperos. É um acompanhamento perfeito para tortillas ou nachos.
• Chilli con Carne: prato feito com feijão, molho de tomate e malaguetas.
• Burrito: é uma tortilla enrolada, cozinhada com tomate, feijão, chilli, carnes e queijo.
• Tacos: São um ícone da culinária mexicana. Eles consistem em tortillas de milho ou trigo recheadas com uma variedade de ingredientes, como carne, frango, peixe, ou até mesmo opções vegetarianas, acompanhadas de cebola, coentro, molhos e guarnições.

• Enchiladas: tortillas recheadas com carne, queijo ou feijão, queijo e cobertas com molho de pimenta.
• Nachos: são triângulos de milho crocantes, que acompanham diversos molhos, tais como guacamole e chilli com carne.

• Pozole: é uma sopa espessa à base de milho hominy, carne (geralmente carne de porco) e condimentos, frequentemente servida com rábano, cebola, repolho, coentros e pimenta.
• Salsa: as salsas mexicanas são molhos e um componente essencial da culinária. Elas variam em níveis de picante e sabor, com base em ingredientes como tomate, pimentas, cebola e coentros.

Acapulco - México © Lk_Drak Pixbay

Acapulco – México © Lk_Drak Pixbay

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O MÉXICO

Código de telefone: + 52

Contactos da Embaixada de Portugal no México:
Morada: Av. Alpes 1370 (entre Montañas Rocallosas y Montes Apalaches), Colonia Lomas de Chapultepec, Alcaldia Miguel Hidalgo, CP 11000, Ciudad de México
Tel. (+52) 55 55 207 897 – Fax: (+52) 55 55 204 688 / 55 404 925
E-mail: embpomex@gmail.com

Capital: Cidade do México
Área: 1 958 201 km²
População: 126 014 024 habitantes (estimativa em 2020)

Fronteiras: faz fronteira com o Belize, os Estados Unidos da América e a Guatemala
Moeda: Peso mexicano (MXN)

Clima: o México é um país com uma diversidade de climas enorme. Na Cidade e no Vale do México o clima é seco e frio durante o inverno e na primavera/verão é quente e húmido.

Língua Oficial: Espanhol
Religião: Católica
Sistema político: República federal presidencialista

Horário: – 6 horas que em Portugal. – 3 horas que em São Paulo.
Tomadas: As fichas e tomadas elétricas são de tipo A e B. A tensão padrão nas tomadas é 110 volts e a frequência é de 60 Hz

Visto: Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para entrar no México, até uma estadia de 180 dias. Os cidadãos brasileiros necessitam visto para entrar no México.

Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado.

Mapa do México

Mapa do México

BANDEIRA DO MÉXICO

A bandeira do México é composta por três listas verticais: verde, branca e vermelha, com o brasão nacional do México no centro. A bandeira atual foi adotada em 1968. O verde representa a independência (da Espanha), o branco a unidade e o vermelho, o sangue dos heróis nacionais.

O símbolo do brasão é uma águia com uma cobra no bico. Conta-se que foi o sinal enviado aos astecas quando pediam aos deuses por um sinal que lhes indicasse o sítio exato onde deveriam construir a sua capital.

Bandeira do México © JoeBamz

Bandeira do México © JoeBamz/Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo