Luanda - Angola © bmadeira:Pixabay
Publicado em Setembro 28, 2023

Dicas e mapas: viajar para Angola

África/ Angola

Angola é um país africano intimamente ligado à história de Portugal. Localiza-se na costa ocidental de África, com uma área de 1 246 700 km² e uma população de 32,87 milhões de habitantes. Angola faz fronteira a sul com a Namíbia, a norte com República Democrática do Congo, a leste com a Zâmbia e a oeste com o Oceano Atlântico.

Angola começa a tornar-se mais turística, no entanto, ainda tem várias áreas selvagens e que parece que nunca foram tocadas pelo ser humano. Vai encontrar uma paisagem magnífica e diversificada, que convida os mais aventureiros a explorarem, ou, simplesmente, a relaxar nas praias de água azul turquesa. Ao mesmo tempo, vai conhecer uma cultura muito rica, repleta de história, música e uma gastronomia deliciosa.

Baía de Luanda © Franciscovenancio:Pixabay

Baía de Luanda © Franciscovenancio:Pixabay

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Mapa de Angola

Mapa de Angola

Mapa de África

Mapa de África

HISTÓRIA DE ANGOLA

A história de Angola é marcada por várias colonizações e lutas pela independência. Antes da chegada dos europeus, Angola era habitada por diversos grupos étnicos, que estabeleceram reinos e sociedades complexas.
No século XV, os portugueses chegaram à região, iniciando o comércio de escravos e estabelecendo o controlo colonial. Angola tornou-se uma colónia importante no comércio transatlântico de escravos.

A partir de 1764, Angola passou a investir na produção interna e, em 1850, Luanda tornou-se uma grande cidade, que exportava conjuntamente com Benguela, óleos de palma e amendoim, cera, goma copal, madeiras, marfim, algodão, café e cacau, entre outros produtos.

Em 1836, o tráfico de escravos foi abolido e, em 1844, Angola abriu os seus portos aos navios estrangeiros. A partir de 1910, inicia-se a exploração intensiva de diamantes. Nessa altura, Angola passa a ser mais uma das províncias de Portugal (considerada Província Ultramarina).

No século XX, movimentos de independência ganharam força, com destaque para o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) e a FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola). Após décadas de luta e intervenção estrangeira, Angola conquistou a independência de Portugal, em 1975.

Após a independência, Angola mergulhou numa guerra civil que durou até 2002, com o MPLA no poder enfrentando a UNITA e a FNLA. Esta guerra civil deixou o país devastado e dividido. Em 2002, o acordo de paz foi assinado entre o MPLA e a UNITA, encerrando oficialmente a guerra civil. Angola começou então um processo de reconstrução e desenvolvimento económico.

São Martinho dos Tigres - Angola ©juls26:Pixabay

São Martinho dos Tigres – Angola ©juls26:Pixabay

Huila - Angola © bellawhitephot:Pixabay

Huila – Angola © bellawhitephot:Pixabay

LOCAIS A VISITAR EM ANGOLA

Angola tem muito para oferecer, e alguns tesouros escondidos.

• Luanda
A capital de Angola oferece uma mistura fascinante de arquitetura colonial, praias deslumbrantes, vida noturna animada e mercados movimentados. Não deixe de visitar a Fortaleza de São Miguel e o Museu Nacional de História Natural.

• Ilha de Luanda
Esta ilha costeira é um refúgio popular para os moradores locais e visitantes. As praias de areia branca, restaurantes à beira-mar e bares tornam este um ótimo lugar para relaxar e desfrutar da vista.

• Miradouro do Vale da Lua
Localiza-se a uma hora de Luanda e distingue-se pela sua paisagem que faz lembrar a superfície lunar, cheia de relevos e penhascos com picos de barro vermelho.

• Parque Nacional da Quiçamã
Este é o maior parque nacional de Angola, e uma das suas 14 áreas protegidas, e oferece a oportunidade de observação de animais selvagens, incluindo crocodilos, hipopótamos e uma grande variedade de aves. Pode também fazer passeios de barco. Quissamã situa-se a sul do rio Kwanza, cerca de 2 horas a sul de Luanda.

• Lubango e a Serra da Leba
Lubango é uma cidade nas montanhas, que oferece vistas espetaculares da Serra da Leba. A estrada sinuosa que leva até lá é famosa pelas suas curvas e paisagens deslumbrantes. Perto do Lubango pode também visitar a aldeia de Chibia, que se destaca pela sua grande população da etnia tribal Mumuílas.

• Deserto do Namibe (Deserto do Saara Austral)
Localizado no sul de Angola, o Deserto do Namibe é um dos desertos mais antigos e secos do mundo. As dunas de areia vermelha e a beleza árida do deserto são impressionantes.

• Praias do Namibe
Estas são praias onde o mar é de um azul-turquesa inebriante. Algumas das praias mais conhecidas são a Praia dos Flamingos, a Praia das Miragens, a Baía das Pipas e a Baía dos Tigres, onde pode ter a sorte de avistar golfinhos e baleias.

• Benguela
Esta cidade costeira tem belas praias, uma vida noturna animada e é conhecida pela sua arquitetura colonial. Aproveite para explorar o mercado local e saborear a culinária angolana.

• Huambo
Conhecida como “a cidade das acácias”, Huambo é uma cidade no planalto central de Angola, cercada por paisagens naturais deslumbrantes. É uma ótima base para explorar as montanhas e as quedas de água da região.

• Calandula Falls
As cataratas de Calandula encontram-se na província de Malange e têm uma impressionante queda de 101m.

• Cabinda
Para chegar a esta cidade tem que ir de avião. Lá, vai encontrar a floresta Mayombe, uma das maiores e mais impressionante de Angola, devido à sua biodiversidade.

Mapa de Angola

Mapa de Angola

Angola © wjgomes:Pixabay

Angola © wjgomes:Pixabay

Mapa de Angola

Mapa de Angola

CLIMA DE ANGOLA

Clima tropical, com verões quentes e húmidos, invernos amenos e secos. A estação mais quente e que corresponde também ao período das chuvas, vai de outubro a abril. A Estação Seca (Cacimbo) corresponde o período de maio a setembro.

As temperaturas médias do país andam entre os 27°C (máxima) e 17°C (mínima).

Pescadores - Angola © 12019:Pixabay

Pescadores – Angola © 12019:Pixabay

GASTRONOMIA DE ANGOLA

A gastronomia angolana é um dos grandes tesouros que o país tem a oferecer. Vai conhecer uma mistura entre sabores africanos, portugueses e brasileiros, com vários ingredientes frescos e muito tempero.

• Funge: É o prato mais típico de Angola. É farinha de milho ou de mandioca cozida com água até obter uma massa suave e pegajosa. Geralmente acompanha carne, peixe ou legumes.

• Muamba de galinha: Este é outro dos pratos mais emblemáticos de Angola. Consiste num estufado de frango cozido com azeite de dendê, pimento vermelho, tomate, alho, cebola e especiarias. É servido tradicionalmente com arroz ou funge.

• Calulu: Semelhante à muamba de galinha, o calulu é um guisado feito com carne, peixe ou mariscos, azeite de dendê e vegetais como quiabo e beringela. Pode ser servido com funge ou arroz.

• Peixe grelhado: Angola tem uma costa extensa, pelo que o peixe e os mariscos são alimentos comuns na sua dieta. O peixe grelhado é uma preparação popular. É temperado com sal e grelhado ou assado na brasa.

• Moqueca: É um cozido de peixe, ou camarão, também muito típico do Brasil.

• Quibeba: Guisado de choco, peixe, feijão ou carne seca, acompanhado de mandioca ou batata-doce.

• Quissangua: Trata-se de uma bebida preparada com água, farinha de mandioca e açúcar.

Pôr do sol - Angola © ainatizie:Pixabay

Pôr do sol – Angola © ainatizie:Pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE ANGOLA

Código de telefone: +244

Números de emergência em Angola:
111 – Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) – número de emergência nacional;
113 – Polícia;
115 – Bombeiros;
116 – Serviço de ambulâncias

Embaixada de Portugal em Luanda
Horário de funcionamento: Dias úteis das 8h às 13h e das 14h30 às 17h30
Endereço: Avenida de Portugal, 50, Luanda – Angola
Tel.: (+244) 222 333 443
(+244) 222 333 027
Móvel: (+244) 947 998 652

Capital: Luanda
Área: 1 246 700 km²

População: 32,87 milhões de habitantes (estimativa em 2020)
Fronteiras: Faz fronteira a sul com a Namíbia, a norte com República Democrática do Congo, a leste com a Zâmbia e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Moeda: Kwanza (AOA)
Clima: Clima tropical, com verões quentes e húmidos, invernos amenos e secos.

Língua Oficial: Português
Religião: Cristã

Sistema político: República presidencialista de partido dominante unitária
Horário: + 1 hora que em Portugal. + 4 horas que em São Paulo.

Tomadas: As fichas e tomadas elétricas são de tipo C. A tensão padrão nas tomadas é 220V e a frequência elétrica é 50Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros necessitam de visto para entrar em Angola.

Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça uma consulta do viajante. A vacina contra a Febre Amarela é obrigatória. Deve ser feita a profilaxia da Malária e as seguintes vacinas são aconselhadas: Hepatite A, Hepatite B, Febre Tifóide.

Mapa de África

Mapa de África

BANDEIRA DE ANGOLA

A bandeira de Angola é constituída por uma lista horizontal vermelha e outra preta. No centro está uma roda dentada (simboliza a indústria), uma catana e uma estrela (simboliza o campo e os trabalhadores).
O vermelho representa o sangue derramado na luta pela independência, e o preto, o continente africano, com a sua cultura e espiritualidade. A bandeira foi adotada em 1975.

Bandeira de Angola

Bandeira de Angola

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo