Serra d’El Rei é uma vila portuguesa localizada na península de Peniche, no distrito de Leiria. É uma das mais antigas povoações da região, com uma história que remonta à época romana. Também a história de D. Pedro e Inês – coroada rainha depois de morta – tem aqui vários pontos a visitar.
A vila é conhecida pelas suas belas paisagens, formadas por falésias calcárias, praias e portos. É também um importante destino turístico, devido ao seu património cultural e natural.
História de Serra d’El Rei
A história de Serra d’El Rei remonta à época romana, quando a vila era um importante porto comercial. No século XII, a vila foi conquistada pelos muçulmanos, que a mantiveram sob o seu domínio até ao século XIII.
No século XIV, Serra d’El Rei foi reconquistada pelos cristãos e passou a ser uma vila importante do reino de Portugal. No século XVI, a vila foi fortificada para proteger-se dos ataques dos piratas.
No século XIX, Serra d’El Rei foi um importante centro pesqueiro. No século XX, a vila passou a ser um importante destino turístico.
O QUE VISITAR EM SERRA D’EL REI (e arredores)
– Passeie pelo centro histórico da vila, admirando as suas casas típicas e os seus monumentos, como a Igreja Matriz de Serra d’El Rei.
– Museu de Serra d’El Rei D. Pedro I: que conta a história da vila e da sua relação com os amores de D. Pedro I e Inês de Castro.
– Caminhada pelas falésias de Serra d’El Rei, de onde poderá apreciar as belas vistas da costa.
– Visite a praia da Serra d’El Rei, uma das mais bonitas praias da região.
– Forte de São Pedro de Peniche, que foi construído no século XVI para proteger a vila dos ataques dos piratas.
– Visite a Ilha da Berlenga, um santuário natural que fica a cerca de 10 quilómetros de Serra d’El Rei.
OS AMORES DE PEDRO E INÊS
E, sim, a história de Pedro e Inês passa por Serra d’El Rei. O casal viveu na vila entre 1346 e 1352, quando Pedro era ainda um infante e Inês era uma dama da corte.
No Paço da Serra, Pedro e Inês viveram os primeiros anos do seu amor proibido. Foi aqui que nasceram os seus três primeiros filhos, Afonso, Beatriz e João.
A história de Pedro e Inês é uma das mais famosas e trágicas da história de Portugal. O casal foi obrigado a viver escondido, devido à oposição do pai de Pedro, o rei D. Afonso IV.
Em 1355, Inês foi assassinada por ordem do rei, que a acusou de bruxaria. Pedro jurou vingar a morte de Inês e, quando ascendeu ao trono em 1357, ordenou a exumação do corpo da sua amada e o seu coroamento como rainha… depois de morta.
Em Serra d’El Rei, existem vários locais que estão relacionados com a história de Pedro e Inês, nomeadamente:
– O Paço da Serra: Palácio onde Pedro e Inês viveram os primeiros anos do seu amor proibido.
– O Palácio do Moledo: Palácio onde Inês viveu após a morte do seu pai, D. João Afonso de Albuquerque.
– A Igreja Matriz de Serra d’El Rei: Igreja onde foram baptizados os três filhos de Pedro e Inês.
– A Fonte de Inês: Fonte onde Inês costumava beber água.
– A Lenda das Ferraduras ao Contrário: Lenda que conta que, quando Inês foi assassinada, as ferraduras dos cavalos que a transportavam ficaram ao contrário.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.