Jacarta - Indonésia © Sopan-sopian:Pixabay
Publicado em Setembro 28, 2023

Indonésia: vai mudar a capital para outra ilha

Ásia/ Indonésia

Na Ásia, a Indonésia vai mudar a capital para outra ilha, em Bornéu, devido a vários desafios. Este país tem enfrentado o desafio da mudança de capital devido a várias questões, como a sobrepopulação (273 milhões de habitantes), as infraestrutura sobrecarregadas, riscos de desastres naturais e afundamento do solo na capital atual, Jacarta. Em cada ano, a cidade afunda 7,5cm e tem 40% do território abaixo do nível do mar.

Jacarta é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo (10,5 milhões) e tem sofrido com problemas de congestionamento de tráfego, poluição, inundações e afundamento do solo devido ao bombeamento excessivo de água subterrânea. Estes problemas são agravados pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível do mar, que tornam a cidade ainda mais vulnerável a inundações.

Jacarta - Indonésia © 12019:Pixabay

Jacarta – Indonésia © 12019:Pixabay

Como resposta a essas questões, o governo indonésio anunciou planos para mudar a capital do país para uma nova localização, em Nusantara, na ilha de Bornéu. A mudança visa aliviar a pressão sobre Jacarta e criar uma capital mais moderna e sustentável, com melhores planos para enfrentar os desafios futuros.

No entanto, é importante notar que a mudança de capital é uma tarefa complexa e desafiadora. Requer investimentos significativos em infraestruturas, planeamento urbano, transferência de instituições governamentais e serviços, além de garantir a sustentabilidade ambiental e social da nova capital. A implementação desses planos pode levar muitos anos, e os desafios logísticos e financeiros precisam ser abordados de forma cuidadosa para garantir o sucesso da mudança.

– Leia mais: alterações climáticas – países e cidades que podem desaparecer em breve

A Indonésia vai mudar de capital por dois motivos principais:

– Problemas ambientais: Jacarta, a capital atual, está localizada numa região baixa e vulnerável a enchentes e inundações. A cidade também sofre com a poluição do ar e da água.

– Descentralização: o governo indonésio quer promover a descentralização do país, transferindo o centro político para uma região mais equidistante das principais ilhas do arquipélago.

– A nova capital, Nusantara, será construída na ilha de Bornéu, na província de Kalimantan Oriental. A cidade está localizada numa região central do país, o que facilitará o acesso às principais regiões da Indonésia. Nusantara também está localizada numa região com menor risco de desastres naturais.

A mudança da capital para Nusantara está prevista para ser concluída até 2045. A primeira fase do projeto, que inclui a construção de infraestrutura básica, já está em andamento.

A segunda fase do projeto, que inclui a construção de edifícios governamentais e infraestruturas sociais, deve começar em 2024. A terceira e última fase, que inclui a transferência completa do Governo para Nusantara, deve ser concluída em 2045.

No entanto, é possível que a mudança da capital seja concluída antes de 2045, dependendo do ritmo do desenvolvimento do projeto.

Aqui está um cronograma aproximado da mudança da capital da Indonésia:

2022-2023: Construção de infraestruturas básicas
2024-2035: Construção de edifícios governamentais e infraestruturas sociais
2036-2045: Transferência completa do Governo
É importante notar que o projeto da nova capital da Indonésia ainda está em andamento e está sujeito a alterações.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Jacarta - Indonésia © Fuzz:Pixabay

Jacarta – Indonésia © Fuzz:Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo