A Indonésia é um país que se localiza entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo. É composta por 17 508 ilhas (sendo 6 mil habitadas). A sua localização entre dois continentes — Ásia e Oceânia — faz da Indonésia uma nação transcontinental (Estado nacional que pertence a mais de um continente). A sua capital é Jacarta, localizada na ilha de Java e é a maior cidade do país. Jacarta tem cerca de 10 milhões de habitantes; a Indonésia mais de 250 milhões de habitantes.
Este país atrai muita gente pelo seu clima, herança cultural e paisagens naturais – praias, cachoeiras, vulcões, vegetação – sendo um dos países de maior biodiversidade do mundo. Alguns dos destinos mais conhecidos são a Ilha de Bali, locais de mergulho em Bunaken, o Monte Bromo em Java Oriental, o Lago Toba e os vários parques nacionais em Sumatra.
– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa aqui
Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!
Capital: Jacarta
Área: 1 904 569 km²
População: 260 580 739 habitantes (estimativa de 2017)
Língua oficial: Indonésio ou bahasa indonesia. A língua estrangeira mais utilizada é o inglês.
Moeda: Rupia indonésia
Fronteiras: Tem fronteiras terrestres com a parte oriental da Malásia (na ilha de Bornéu), Timor-Leste (na ilha do Timor) e Papua-Nova Guiné (na Nova Guiné); e fronteiras marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o território indiano de Andamão e Nicobar.
Sistema político: A Indonésia é uma república presidencialista. O presidente e Vice-presidente são eleitos para mandatos de 5 anos.
Religião: A população é maioritariamente muçulmana (87,3% da população). Apenas seis religiões são reconhecidas da Indonésia: islamismo, protestantismo, catolicismo, hinduísmo, budismo e confucionismo.
Clima: A Indonésia tem um clima tropical, com diferentes temporadas de monções, de chuvas e de seca. A estação seca é entre julho e setembro e a estação das chuvas entre dezembro e março. As temperaturas rondam os 28°a 35°C ao longo de todo o ano.
Assim, para evitar o tempo mais abafado, resultante dos meses mais quentes e chuvosos, a melhor altura para visitar a Indonésia é durante os meses mais frescos e secos, ou seja, de junho a setembro.
Horário: +7 a +9 que em Portugal (depende da cidade). + 10 horas que em São paulo, no Brasil.
Visto: Os cidadãos da União Europeia não necessitam de visto de entrada, desde que a entrada ocorra por um dos cinco aeroportos principais ou um dos nove portos de mar. A permanência sem precisar de visto vai até 30 dias. Todos os viajantes devem ser portadores de passaporte com validade igual ou superior a 6 meses a contar da data de saída de território indonésio.
Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Indonésia até 30 dias, precisam apenas de um passaporte válido por, no mínimo 6 meses.
Vacina: Atualmente não é obrigatória nenhuma vacina, mas aconselha-se a fazer a “consulta do viajante”.
Bandeira: A bandeira Indonésia é também chamada de “Sang Sake Merah Putih”. É um horizontal bi-color, constituída por uma faixa superior vermelha e uma inferior branca. Diz-se que as cores vêm do império do Majapahit do século XIII, mas também se acredita que as cores vermelha e branca representam, segundo antiga mitologia austronésia, a mãe Terra (vermelho) e o pai Céu (branco).
Gastronomia: A culinária Indonésia é uma perfeita conjunção de cores, sabores e texturas, representando assim a diversidade cultural do país (com mais de 250 grupos étnicos). A gastronomia vai, portanto, variar de região para região, mas é baseada em influências chinesas, europeias, árabes e indianas.Ou seja, o uso de especiarias é uma constante (principalmente a pimenta) e confere personalidade aos pratos, sendo o arroz o alimento básico mais usado como acompanhamento. O nasi goreng é considerado o prato nacional da Indonésia (arroz cozido, cozinhado com vegetais, condimentos, e opcionalmente ovos, carne de galinha (ou outra) e mariscos, tudo frito num wok. Pode ser ornamentado com vegetais crus ou com “krupuk” (chips de camarão)).
Telefones Úteis:
Indicativo: +62
Linha de emergência para a Polícia local: 117
Contactos da Embaixada de Portugal na Indonésia: +62 21 31908030 (Embaixada)
Telemóvel: +62 8118333777 (para Emergência)
Correio eletrónico: jakarta@mne.pt; sconsular.jakarta@mne.pt
AEROPORTOS
I Gusti Ngurah Rai Airport (Bali) : +62-361-9351011 / Twitter: baliairports
Lombok International Airport: +62-370-6157000 / Twitter:LIA_AP1
Juanda International (Surabaya): +62-31-2986200 / twitter: @sub_ap1
Soekarno Hatta International Airport (Jakarta): +62-21-1500138 / Twitter@CGK_AP2>
Outros textos da Indonésia no Viaje Comigo
– Bali: Lempuyang Temple, às portas do céu, Indonésia
– Taman Soeka Sada, Ujung Water Palace, Bali, Indonésia
– Arrozais de Ubud, Bali, Indonésia
– Palácio da Água – Taman Tirtagangga – Bali, Indonésia
– Goa Gajah, Gruta Elefante, Ubud, Bali, Indonésia
– Pura Tirta Empul, Bali, Indonésia
– Pura Goa Lawah / Templo da Gruta do Morcego, Bali, Indonésia
– Alojamento: Club Med Bali, Indonésia