Maldivas -Foto 12019:Pixabay
Publicado em Setembro 28, 2023

Alterações climáticas: países e cidades que podem desaparecer em breve

Preparar a viagem

As alterações climáticas, e muitas outras mudanças no mundo inteiro, têm vindo a provocar uma série de constrangimentos em alguns locais. Há países cujo território irá desaparecer por ser tomado pela subida das águas do mar, como é o caso da ilha de Tuvalu. Há cidades que não conseguiram comportar o crescimento e estão sobrepopulados, como é o caso da capital da Indonésia, Jacarta, que vai ter de mudar para uma outra cidade.

Claro que a capacidade de prever o futuro é extremamente limitada e incerta. Não é possível afirmar com precisão quais os países que vão desaparecer, no futuro, especialmente porque as mudanças geopolíticas e sociais, por vezes, poderão ser mais rápidas do que as ambientais.

No entanto, algumas áreas podem enfrentar desafios significativos, num futuro muito próximo, devido a questões como mudanças climáticas, elevação do nível do mar, conflitos armados, migração de populações, entre outros. Algumas ilhas baixas e pequenos Estados insulares, por exemplo, estão particularmente vulneráveis às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar.

Vulcão Costa Rica- Foto Leolo212:Pixabay

Vulcão Costa Rica- Foto Leolo212:Pixabay

TUVALU

Tuvalu é frequentemente citado como um exemplo de país que enfrenta sérios desafios devido às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar. Tuvalu é um pequeno país insular localizado no Oceano Pacífico, composto por nove ilhas de coral de baixa altitude. A localização geográfica torna-o especialmente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas, incluindo o aumento do nível do mar, tempestades mais intensas e à grande erosão costeira.

O aumento do nível do mar ameaça a sobrevivência de Tuvalu, uma vez que grande parte do país está apenas a alguns metros acima do nível do mar. A intrusão de água salgada nos aquíferos e terrenos agrícolas torna o cultivo de alimentos mais difícil, e as tempestades podem causar danos significativos às infraestruturas e às casas.

Devido a esses desafios, a comunidade internacional reconhece Tuvalu como um exemplo emblemático dos efeitos das mudanças climáticas em pequenos estados insulares. A situação de Tuvalu destaca a necessidade de ação global para mitigar as mudanças climáticas e apoiar países vulneráveis, a fim de evitar desastres humanitários e preservar a soberania dessas nações em risco.

NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Palmeira Maldivas - Foto881936:Pixabay

Maldivas – Foto881936:Pixabay

Além de Tuvalu, vários outros países e territórios também enfrentam desafios semelhantes relacionados com as mudanças climáticas e com o aumento do nível do mar. Algumas das áreas mais vulneráveis incluem:

Ilhas Maldivas

Outro grupo de ilhas no Oceano Índico, as Maldivas, é notoriamente conhecido por ser um dos países mais baixos do mundo em termos de altitude. O aumento do nível do mar representa uma ameaça significativa para a sua existência, pois a maioria das ilhas está a menos de um metro acima do nível do mar.

Kiribati

Outro país do Pacífico, Kiribati, também consiste em ilhas de coral de baixa altitude. O país já está a tomar medidas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e está a procurar soluções, como a compra de terras em Fiji para mudar os seus cidadãos, caso a situação se agrave.

Ilhas Marshall

Localizadas no Pacífico, as Ilhas Marshall também enfrentam ameaças significativas devido ao aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos.

Bangladesh

Apesar de ser um país densamente povoado, Bangladesh possui muitas áreas costeiras de baixa altitude, tornando-o suscetível à elevação do nível do mar e a inundações mais frequentes e graves causadas pelas mudanças climáticas.

Vulcão Costa Rica- Foto BelaMarie:Pixabay

Vulcão Costa Rica- Foto BelaMarie:Pixabay

Costa Rica

Enquanto um país, a Costa Rica também enfrenta desafios relacionados às mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar que afeta suas extensas áreas costeiras e ecossistemas frágeis.

Veneza © Viaje Comigo

Veneza; Itália © Viaje Comigo

Veneza, Itália

Embora não seja um país, a cidade de Veneza é uma área famosa que enfrenta problemas de afundamento gradual e inundações causadas pelo aumento do nível do mar.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitas outras regiões no mundo que também são impactadas pelas mudanças climáticas e enfrentam a possibilidade de desaparecer ou sofrer danos significativos no futuro, se medidas adequadas não forem tomadas para enfrentar essas questões globais.

O caso da Indonésia: a capital que vai mudar de sítio

A Indonésia é um país que tem enfrentado a questão da mudança de capital devido a vários desafios, como a sobrepopulação (273 milhões de habitantes), a infraestrutura sobrecarregada, riscos de desastres naturais e afundamento do solo na capital atual, Jacarta.

Jacarta é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo (10,5 milhões) e tem sofrido com problemas de congestionamento de tráfego, poluição, inundações e afundamento do solo devido ao bombeamento excessivo de água subterrânea. Esses problemas são agravados pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível do mar, que tornam a cidade ainda mais vulnerável a inundações.

Como resposta a estas questões, o governo indonésio anunciou planos para mudar a capital do país para uma nova localização em Bornéu. A mudança visa aliviar a pressão sobre Jacarta e criar uma capital mais moderna e sustentável, melhor planejada para enfrentar os desafios futuros. Pode ler mais aqui.

Jacarta - Indonésia © Sopan-sopian:Pixabay

Jacarta – Indonésia © Sopan-sopian:Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo