Manatuto - Timor Leste Foto: trevar-skillicorn-chilver:unsplash
Publicado em Agosto 11, 2023

Dicas e mapas: viajar para Timor-Leste

Ásia/ Timor-Leste

Se vai conhecer Timor-Leste, um dos países mais jovens do mundo, sugerimos que o faça com algum tempo e bem preparado. Este é um país ainda pouco turístico, que fica na parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático. Faz fronteira terrestre com a Indonésia, que ocupa a metade oriental da Ilha de Timor, mas também tem fronteira marítima com a Austrália. Possui uma área de 14.874 km2.

Timor-Leste - Foto RogerKing:Pixabay

Timor-Leste – Foto RogerKing:Pixabay

Timor-Leste é um país rico em paisagens naturais, com as suas praias de areia branca, águas cristalinas, e o verde das florestas, decoradas com grandes montanhas a perder de vista. A sua cultura divide-se entre as influências portuguesas e indonésias, os seus dois grandes colonizadores.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Mapa de Timor-Leste

Mapa de Timor-Leste

HISTÓRIA DE TIMOR LESTE

Antes da chegada dos colonizadores europeus, Timor-Leste era habitado por diversas comunidades indígenas, com uma mistura de culturas e línguas. A ilha era dividida em vários reinos e tribos que mantinham as suas próprias tradições e sistemas de Governo.

Timor foi ocupado e colonizado por Portugal no século XVI e assim permaneceu até 1975. Durante esse período, houve influência cultural e religiosa europeia na região.

Entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial, Timor-Leste foi invadido pelo Japão em 1942, após a ocupação japonesa das colónias vizinhas. Houve resistência tanto pela população quanto por algumas forças aliadas, o que resultou em conflitos e violência. Após o término da Segunda Guerra Mundial, os portugueses retomaram o controlo de Timor. No entanto, as tensões aumentaram e, em 1975, o país declarou unilateralmente sua independência.

Poucos dias depois, Timor foi invadido e ocupado pela Indonésia, resultando num longo período de conflito. Foi nessa época que se deu o conhecido Massacre de Santa Cruz (ou Massacre de Díli). Este foi um violento tiroteio sofrido pelos manifestante pró-independência durante uma manifestação pacífica em Díli, a capital de Timor-Leste. O ataque resultou na morte de um número significativo de manifestantes (o que muitos acreditam que fazia parte da estratégia de genocídio por parte da Indonésia) e muitos outros ficaram feridos ou foram detidos pelas autoridades. Um jornalista conseguiu filmar e mostrar ao mundo o que ali se passava. Devido à divulgação que recebeu nos meios de comunicação internacionais, o massacre ganhou ampla atenção internacional e foi um ponto de viragem na consciência global sobre a situação em Timor-Leste.

Em 1999 o governo indonésio deixou o controle do território e Timor tornou-se o primeiro novo Estado soberano do século XXI, em 20 de maio de 2002. Nessa altura, o país tornou-se membro das Nações Unidas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Timor-Leste Foto: randall-meng:unsplash

Timor-Leste Foto: randall-meng:unsplash

PONTOS A VISITAR EM TIMOR LESTE

O facto de Timor-Leste ainda não ser um destino super turístico, é por si só um grande atrativo. Poder mergulhar nas águas azuis, rodeadas de natureza, da Ilha de Ataúro, ou da Ilha de Jaco, sem ter vários turistas no mesmo local, ainda é uma realidade possível.

Outros locais incríveis onde se pode banhar, rodeado pelo verde e pelas montanhas é no Marobo (banho termal), ou nos lagos salinos de Tasitolu. Vale a pena também subir ao Cristo Rei de Díli, conhecer a História de Timor no Arquivo & Museu da Resistência Timorense, ver a Sala de Leitura Xanana Gusmão de Díli, comprar umas lembranças no Mercado de Tais em Díli ou ainda fazer um safari pelo Parque Nacional Nino Konis Santana.

Mapa de Timor-Leste

Mapa de Timor-Leste

CLIMA DE TIMOR LESTE

O clima em Timor-Leste é quente e húmido, com temperaturas médias que rondam os 19ºC e os 30ºC. Em termos de pluviosidade, difere um pouco de região para região. A região a norte é menos chuvosa, com cerca de 5 meses secos por ano.

A região centro, mais montanhosa, tem mais precipitação e regista um período seco de cerca de 4 meses. A região a sul, formada por planícies, e exposta aos ventos australianos, é a mais chuvosa, com um período seco de apenas 3 meses.

Mapa de Timor-Leste

Mapa de Timor-Leste

GASTRONOMIA DE TIMOR LESTE

Devido à sua localização e passado histórico, a culinária timorense é bastante diversificada, com influências asiáticas, portuguesas e indonésias. A sua base é o arroz, os legumes, as frutas, e, principalmente, a carne de porco e o peixe.

Sugerimos alguns dos pratos mais típicos:
– Ikan sabuko – Peixe com molho de tamarindo com manjericão e pimentão;
– Feijoada à portuguesa – Feita com carne de porco, feijão e chouriço;
– Batar daan- Um prato popular de milho, feijão e abóbora;
– Caril de frango
– Bibinka – Um bolo de coco

Bandeira de Timor-Leste - Jorono:Pixabay

Bandeira de Timor-Leste – Jorono:Pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS DE TIMOR LESTE

Capital: Díli
Área: 15 007 km²
População: 1 291 358 habitantes

Fronteiras: As fronteiras terrestres ligam Timor com a Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oe-Cusse Ambeno.
Moeda: Dólar americano
Clima: Clima maioritariamente equatorial. A temperatura média a oscila entre os 19ºC e os 30ºC.

Língua Oficial: Português e o Tétum
Religião: Católica
Sistema político: República unitária semipresidencialista
Horário: GMT +8. + 11 horas que em São Paulo.

Tomadas: Afichas e tomadas elétricas são de tipo C, E, F ou I.
Visto: Não é necessário visto para cidadãos portugueses que visitem o país por menos de 90 dias. Para os cidadãos brasileiros é necessário visto.
Vacinas: Aconselha-se a vacinação contra a febre tifoide, hepatites A e B e encefalite japonesa, bem como a toma de medicamentos antipalúdicos.

Contactos úteis:
Indicativo internacional: +670
Embaixada de Portugal em Díli
Endereço: Rua do Palácio do Governo
Telefone: (00670) 3312531
Endereço eletrónico: atendimento.dili@mne.pt
Polícia: 112 (Geral) ou (00670) 3331100

Mapa de Timor-Leste

Mapa de Timor-Leste

Algumas palavras em tétum:

Bondia – Bom dia
Di’ak ka lae? – Como estás?
Ha’u di’ak – Estou bem.
Obrigadu – Obrigado
Ita bele ko’alia tetun? – Podes falar tétum?
Loos – Sim.
Lae – Não.
Ha’u komprende – Compreendo

BANDEIRA DE TIMOR LESTE

A bandeira de Timor Leste tem por base a cor vermelha, que representa a luta pela libertação nacional; dois triângulos, um amarelo (representa o colonialismo) e um preto (representa o obscurantismo que precisa ser superado). A estrela em cima do triângulo preto, simboliza a paz, a “luz que guia”. A bandeira foi oficialmente adotada em 2002.

Bandeira de Timor Leste

Bandeira de Timor Leste

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo