Maldivas -Foto 12019:Pixabay
Publicado em Agosto 11, 2023

Dicas e mapas: viajar para as Maldivas

Ásia/ Maldivas

Facilmente… as ilhas Maldivas remetem sempre a um paraíso ideal para uma viagem romântica, de um casal apaixonado. Porém, cada vez mais essa ideia começa a expandir-se, no sentido em que as Maldivas são um destino fantástico para desportos aquáticos. Ou, simplesmente, para relaxar nos seus maravilhosos resorts que, a mioria, ocupa uma ilha inteira.

Maldivas - Foto Linguafun:Pixabay

Maldivas – Foto Linguafun:Pixabay

Mapa das Maldivas

Mapa das Maldivas

Este é um país insular, de 298 km², situado no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e da Índia e a sul do continente asiático, constituído por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas.
A sua cultura tem influências portuguesas, inglesas e holandesas, ou seja dos seus colonizadores, mas também muçulmanas, sendo a religião oficial o Islamismo.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Palmeira Maldivas - Foto881936:Pixabay

Palmeira Maldivas – Foto881936:Pixabay

Mapa das Maldivas: Malé

Mapa das Maldivas: Malé

HISTÓRIA DAS MALDIVAS

A população das Maldivas é originária da península de Decã, principalmente do Estado de Kerala e também da ilha de Ceilão (atual Sri lanka).
Desde 1558 até 1573, a ilha esteve sob domínio português. Foi então que no início do século XVII, as ilhas formaram um sultanato sob o domínio Ceilão. Depois da tomada inglesa de Ceilão, em 1796, as Maldivas tornaram-se um protetorado britânico.

Mais tarde, a 26 de julho de 1965 o país obteve a independência e foi integrado como Estado Associado na Commonwealth. Em novembro de 1968, instaurou-se a República após um referendo celebrado no mês de março do mesmo ano.

Praia das Maldivas - Foto Pexels:Pixabay

Praia das Maldivas – Foto Pexels:Pixabay

PONTOS A VISITAR NAS MALDIVAS

As Maldivas tornaram-se num dos destinos turísticos mais procurados em todo o Mundo.
As ilhas cativam com as suas paisagens paradisíacas e, claro, por serem um destino de eleição para quem gosta de desportos aquáticos.

O país insular é constituído por 1.196 ilhas. Algumas delas são habitadas, mas a maioria são ilhas desertas. Sugerimos que conheça os dois mundos. Pode começar por Malé, a capital, onde terá a oportunidade de conhecer um pouco melhor a cultura e costumes locais dos maldivos e fazer compras nos mercados.

Pode visitar também na capital, o Túmulo de Medhu Ziyaaraiy, o Palácio Presidencial Mulee-aage, o Parque do Sultão e Museu Nacional, e a Grande Mesquita.

A forma mais fácil de conhecer as ilhas (habitadas ou não) é através de excursões (geralmente organizadas pelos hotéis). Quando visitar as ilhas desertas, é provável que tenha a sensação que chegou ao fim do Mundo, mas um fim do mundo deslumbrante… Completamente isolado, silencioso e rodeado de paisagens idílicas.

Sugerimos também que aproveite para fazer desportos aquáticos, já que as Maldivas oferecem uma interessante variedade, desde mergulho, snorkeling, windsurf, kitesurf, passando pelo surf, pela pesca, até aos românticos passeios de barco.

Cabana nas Maldivas - Foto Sharonang:Pixabay

Cabana nas Maldivas – Foto Sharonang:Pixabay

CLIMA DAS MALDIVAS

As Maldivas têm um clima tropical, com monções que ocorrem entre maio e agosto e entre dezembro e março. As temperaturas costumam oscilar entre 26 e 31ºC, e água do mar entre 27 e 29 graus durante todo o ano.

GASTRONOMIA DAS MALDIVAS

Nos vários resorts, distribuídos pelas ilhas, terá várias opções gastronómicas. Contudo, se preferir algo mais tradicional, saiba que a culinária das Maldivas (também conhecida como Dhivehi Cuisine) tem influências maioritariamente asiáticas.

Alguns dos ingredientes mais utilizados são o coco, o peixe, grãos e frutos. Também se come carne, exceto a de porco, por ser um país muçulmano e esta carne ser proibida. Alguns dos pratos tradicionais são:

– Riha: caril de peixe acompanhado de legumes.
– Gulha: bolinhos de massa folhada recheados de peixe defumado
– Masroshi: Mas Huni enrolado em pão Roshi levado ao forno
– Boshi mashuni: Mistura de coco fresco e bananas trituradas e crocantes com folhas de curry, açafrão, cominho, limão e pimenta.
– Garudhiya Baiy: Arroz branco, atum, peixe grelhado, pimenta, cebola, limão e pasta de pimentão.

Ilhas Maldivas - Foto Peggy_MArco:Pixabay

Ilhas Maldivas – Foto Peggy_MArco:Pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS DAS MALDIVAS

Capital: Malé
Área: 298 km²
População: 530 953 habitantes (estimativa em 2019)
Fronteiras: Fronteira marítima com o Sri Lanka e a Índia.

Moeda: Rupia maldívia
Clima: Clima equatorial, com temperaturas médias elevadas e chuvas frequentes.
Língua Oficial: A língua oficial é o Divehi, mas também se fala inglês.
Religião: Islamismo

Sistema político: República presidencialista
Horário: GMT +5. + 8 horas que em São Paulo.

Tomadas: As tomadas têm três entradas planas, por isso é necessário usar um adaptador para conectar os aparelhos elétricos. A tensão usada é 230V e a frequência elétrica é 50Hz.

Visto: O visto de 30 dias para cidadãos portugueses e brasileiros é concedido ao desembarcar, no entanto, é necessário que tenha um passaporte válido no mínimo por 6 meses.

Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado.
Contactos úteis:
Indicativo internacional: +960
Urgências médicas: 119
Polícia: 110

Mapa das Maldivas

Mapa das Maldivas

BANDEIRA DAS MALDIVAS

A bandeira das Maldivas é constituída pela cor vermelha (que representa o sangue dos que morreram para defender a nação), e pela cor verde, com uma meia lua branca no centro (representam o Islão).

Outros artigos sobre as Maldivas:

Maldivas para todos

Luzes no mar, em Vaadhoo, ilhas Raa Atoll, nas Maldivas

Bandeira das Maldivas

Bandeira das Maldivas

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo