Facilmente… as ilhas Maldivas remetem sempre a um paraíso ideal para uma viagem romântica, de um casal apaixonado. Porém, cada vez mais essa ideia começa a expandir-se, no sentido em que as Maldivas são um destino fantástico para desportos aquáticos. Ou, simplesmente, para relaxar nos seus maravilhosos resorts que, a mioria, ocupa uma ilha inteira.
Este é um país insular, de 298 km², situado no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e da Índia e a sul do continente asiático, constituído por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas.
A sua cultura tem influências portuguesas, inglesas e holandesas, ou seja dos seus colonizadores, mas também muçulmanas, sendo a religião oficial o Islamismo.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
HISTÓRIA DAS MALDIVAS
A população das Maldivas é originária da península de Decã, principalmente do Estado de Kerala e também da ilha de Ceilão (atual Sri lanka).
Desde 1558 até 1573, a ilha esteve sob domínio português. Foi então que no início do século XVII, as ilhas formaram um sultanato sob o domínio Ceilão. Depois da tomada inglesa de Ceilão, em 1796, as Maldivas tornaram-se um protetorado britânico.
Mais tarde, a 26 de julho de 1965 o país obteve a independência e foi integrado como Estado Associado na Commonwealth. Em novembro de 1968, instaurou-se a República após um referendo celebrado no mês de março do mesmo ano.
PONTOS A VISITAR NAS MALDIVAS
As Maldivas tornaram-se num dos destinos turísticos mais procurados em todo o Mundo.
As ilhas cativam com as suas paisagens paradisíacas e, claro, por serem um destino de eleição para quem gosta de desportos aquáticos.
O país insular é constituído por 1.196 ilhas. Algumas delas são habitadas, mas a maioria são ilhas desertas. Sugerimos que conheça os dois mundos. Pode começar por Malé, a capital, onde terá a oportunidade de conhecer um pouco melhor a cultura e costumes locais dos maldivos e fazer compras nos mercados.
Pode visitar também na capital, o Túmulo de Medhu Ziyaaraiy, o Palácio Presidencial Mulee-aage, o Parque do Sultão e Museu Nacional, e a Grande Mesquita.
A forma mais fácil de conhecer as ilhas (habitadas ou não) é através de excursões (geralmente organizadas pelos hotéis). Quando visitar as ilhas desertas, é provável que tenha a sensação que chegou ao fim do Mundo, mas um fim do mundo deslumbrante… Completamente isolado, silencioso e rodeado de paisagens idílicas.
Sugerimos também que aproveite para fazer desportos aquáticos, já que as Maldivas oferecem uma interessante variedade, desde mergulho, snorkeling, windsurf, kitesurf, passando pelo surf, pela pesca, até aos românticos passeios de barco.
CLIMA DAS MALDIVAS
As Maldivas têm um clima tropical, com monções que ocorrem entre maio e agosto e entre dezembro e março. As temperaturas costumam oscilar entre 26 e 31ºC, e água do mar entre 27 e 29 graus durante todo o ano.
GASTRONOMIA DAS MALDIVAS
Nos vários resorts, distribuídos pelas ilhas, terá várias opções gastronómicas. Contudo, se preferir algo mais tradicional, saiba que a culinária das Maldivas (também conhecida como Dhivehi Cuisine) tem influências maioritariamente asiáticas.
Alguns dos ingredientes mais utilizados são o coco, o peixe, grãos e frutos. Também se come carne, exceto a de porco, por ser um país muçulmano e esta carne ser proibida. Alguns dos pratos tradicionais são:
– Riha: caril de peixe acompanhado de legumes.
– Gulha: bolinhos de massa folhada recheados de peixe defumado
– Masroshi: Mas Huni enrolado em pão Roshi levado ao forno
– Boshi mashuni: Mistura de coco fresco e bananas trituradas e crocantes com folhas de curry, açafrão, cominho, limão e pimenta.
– Garudhiya Baiy: Arroz branco, atum, peixe grelhado, pimenta, cebola, limão e pasta de pimentão.
INFORMAÇÕES ÚTEIS DAS MALDIVAS
Capital: Malé
Área: 298 km²
População: 530 953 habitantes (estimativa em 2019)
Fronteiras: Fronteira marítima com o Sri Lanka e a Índia.
Moeda: Rupia maldívia
Clima: Clima equatorial, com temperaturas médias elevadas e chuvas frequentes.
Língua Oficial: A língua oficial é o Divehi, mas também se fala inglês.
Religião: Islamismo
Sistema político: República presidencialista
Horário: GMT +5. + 8 horas que em São Paulo.
Tomadas: As tomadas têm três entradas planas, por isso é necessário usar um adaptador para conectar os aparelhos elétricos. A tensão usada é 230V e a frequência elétrica é 50Hz.
Visto: O visto de 30 dias para cidadãos portugueses e brasileiros é concedido ao desembarcar, no entanto, é necessário que tenha um passaporte válido no mínimo por 6 meses.
Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado.
Contactos úteis:
Indicativo internacional: +960
Urgências médicas: 119
Polícia: 110
BANDEIRA DAS MALDIVAS
A bandeira das Maldivas é constituída pela cor vermelha (que representa o sangue dos que morreram para defender a nação), e pela cor verde, com uma meia lua branca no centro (representam o Islão).
Outros artigos sobre as Maldivas:
– Luzes no mar, em Vaadhoo, ilhas Raa Atoll, nas Maldivas