Tendas Yurt, Mongólia - Foto 12019:Pixabay
Publicado em Agosto 11, 2023

Dicas e mapas para viajar para a Mongólia

Ásia/ Mongólia

A Mongólia é um destino que lhe vai proporcionar momentos inesquecíveis, repletos de aventura, história e paisagens inóspitas. Este país formado por nómadas, localiza-se na Ásia Oriental e Central e tem uma população de 3 238 479 habitantes, dispersos por uma área de 1 564 100 km².

Vai encontrar um povo muito fiel às suas origens e também muito acolhedor. A Mongólia oferece-lhe uma diversidade incrível, desde vastas estepes e montanhas imponentes até desertos e lagos pitorescos, observação da vida selvagem, passando pelo património cultural onde vai poder aprender muito sobre o país, começando pela capital, Ulã Bator, por exemplo.

Paisagem Mongólia - Foto Aseay=:Pixabay

Paisagem Mongólia – Foto Aseay=:Pixabay

Mapa da Mongólia

Mapa da Mongólia

HISTÓRIA DA MONGÓLIA

A área que hoje é conhecida como Mongólia tem sido habitada por nómadas desde tempos pré-históricos. As tribos nómadas mongóis começaram a surgir no século III a.C. e estabeleceram-se como poderes regionais. Vários impérios dominaram a região ao longo dos séculos, incluindo os Xiongnu, os Xianbei e os Turcos.

No início do século XIII, Genghis Khan unificou as tribos mongóis e formou o Império Mongol. Sob o seu comando e o dos seus sucessores, o império expandiu-se rapidamente e tornou-se o maior império contínuo da história, estendendo-se desde a Europa Oriental até à Ásia Central e à China. Após a morte de Genghis Khan deu-se o declínio do Império Mongol.

No século XVI, a Mongólia foi dominada pelo Império Qing (governado pelos Manchus da China), tornando-se uma região periférica e sofrendo opressão cultural e política durante o período Qing. Só no século XX, a Mongólia começou a movimentar-se rumo à independência.

Em 1911, a dinastia Qing caiu, o que permitiu à Mongólia proclamar a sua independência. No entanto, o país estava ainda sob influência chinesa e sofreu ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se um Estado socialista sob a influência da União Soviética.

Foi com a queda da União Soviética, em 1991, que o país adotou um sistema democrático multipartidário e iniciou reformas económicas para transitar de uma economia planificada para uma economia de mercado.

Hoje, a Mongólia é uma República Democrática, com Ulã Bator como sua capital. O país tem uma economia em desenvolvimento, impulsionada principalmente pela mineração e pelos setores de produção de energia.

Yak - Mongólia Foto Pixel-mixer:pixabay

Iaque – Mongólia Foto Pixel-mixer:pixabay

Mapa da Mongólia

Mapa da Mongólia

Mongólia - Foto HBieser:Pixabay

Mongólia – Foto HBieser:Pixabay

PONTOS A VISITAR NA MONGÓLIA

A Mongólia é um lugar que une na perfeição a história, a cultura e a natureza. Certamente vai encontrar muito para explorar. Sugerimos que comece pela capital, Ulã Bator:
– visite o Museu Nacional de Mongólia, o Mosteiro budista de Gandan, a Praça Sukhbaatar e o Mercado Negro (ou Naran Tuul Market), repleto de items tradicionais da Mongólia.

Para respirar ar puro, vá até ao Parque Nacional Gorkhi-Terelj, localizado perto de Ulã Bator. Este parque oferece paisagens espetaculares, com formações rochosas únicas, vales verdejantes, rios e oportunidades para caminhadas, alpinismo e passeios a cavalo.

Aproveite e perto do Parque Nacional Gorkhi-Terelj conheça o Lago Khövsgöl, um dos lagos mais profundos e antigos do mundo. É cercado por montanhas cobertas de florestas e oferece atividades como pesca, passeios de barco, caminhadas e observação da vida selvagem. Diz-se que o Lago Khovsgol tem água potável que não precisa de tratamento.

Se aprecia paisagens mais inóspitas, o Deserto de Gobi é um dos destinos mais famosos da Mongólia. Poderá explorar as dunas de areia, visitar o Vale dos Dinossauros, conhecer nómadas locais e ver animais selvagens, como camelos bactrianos e gazelas.

Outro local que vale muito a pena visitar é Karakorum e o Mosteiro de Erdene Zuu. Karakorum é uma antiga capital do Império Mongol e abriga o Mosteiro de Erdene Zuu, o mosteiro budista mais antigo da Mongólia. É um local histórico importante e um lugar fascinante para aprender sobre a cultura mongol.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Mapa da Mongólia

Mapa da Mongólia

Tendas Yurt, Mongólia - Foto Jackmac34:Pixabay

Tendas Yurt, Mongólia – Foto Jackmac34:Pixabay

CLIMA NA MONGÓLIA

A Mongólia tem um clima continental, com invernos muito frios e verões quentes. A precipitação é escassa na Mongólia. Os meses chuvosos são os de verão, entre junho e agosto.

A neve não é muito extensa por causa da precipitação pobre no inverno. As temperaturas mínimas no inverno variam entre -20°C e -30°C e permanecem abaixo de zero, entre outubro e abril e as temperaturas máximas de variam entre -5°C e -15°C. O mês mais frio é janeiro. Os melhores meses para visitar a Mongólia são os de verão, com temperaturas máximas a rondar os 28°C.

Neve na Mongólia - Foto XiaosKitchen:Pixabay

Neve na Mongólia – Foto XiaosKitchen:Pixabay

GASTRONOMIA NA MONGÓLIA

A culinária mongol reflete a sua história e cultura nómadas. Consomem maioritariamente carne, produtos lácteos e alimentos simples e substanciais.

Alguns dos pratos tradicionais da Mongólia são:
– Buuz: É uma espécie de bolinho cozido a vapor, recheado com carne de cordeiro ou carne bovina, cebola e temperos. É uma das iguarias mais populares da Mongólia e frequentemente consumido durante festividades e ocasiões especiais.

– Khorkhog: É um prato tradicional preparado com carne de cordeiro cozida numa panela de metal com pedras quentes. A carne é marinada com cebola, temperos e legumes, e é cozida até ficar macia e suculenta. O método de cozinhar com pedras quentes dá ao prato um sabor muito distinto.

– Aruul: Trata-se de um género de queijo seco feito com leite de ovelha ou de iaque. Come-se geralmente ao lanche.

– Khuushuur: É um pastel frito, geralmente recheado com carne picada de cordeiro ou bovina, cebola e especiarias. Pode ser acompanhado com molhos picantes.

– Suutei tsai: Chá salgado comum na Mongólia, preparado fervendo chá preto com água, leite e sal. O chá é servido quente e pode ser acompanhado por bolos ou biscoitos.

Mapa da Mongólia

Mapa da Mongólia

Cavalos da Mongólia - Foto Enkhtamir:Pixabay

Cavalos da Mongólia – Foto Enkhtamir:Pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS DA MONGÓLIA

Capital: Ulã Bator
Área: 1 564 100 km²
População: 3 238 479 habitantes (estimativa em 2019)
Fronteiras: Faz fronteira com a Rússia a norte e com a República Popular da China a sul, leste e oeste.

Moeda: Tugrik (MNT)
Clima: Grandes amplitudes térmicas: o verão é quente e o inverno extremamente rigoroso, podendo atingir os -30 ºC.

Língua Oficial: Mongol
Religião: Budismo
Sistema político: República semipresidencialista

Horário: + 7 horas que em Portugal. + 11 horas que em São Paulo.
Tomadas: A corrente elétrica na Mongólia é 220 V e a frequência de voltagem é de 50 Hz, com tomadas iguais às portuguesas.

Visto: Os cidadãos portugueses, bem como brasileiros, que viajem para a Mongólia por razões de turismo, por menos de 30 dias, estão isentos de apresentar visto.
Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça uma consulta do viajante.

Contactos úteis:
Indicativo internacional: +976
Números úteis:
Bombeiros: 101
Polícia: 102
Urgências: 103

Mapa da Mongólia

Mapa da Mongólia

BANDEIRA DA MONGÓLIA

A versão mais recente da bandeira da Mongólia data de 12 de janeiro de 1992. É composta por três bandas verticais, duas vermelhas e uma azul ao centro.

Na primeira banda (vermelha) está o emblema nacional, o soyombo, uma composição vertical com representações abstratas e geométricas do fogo, sol, lua, terra, água e o símbolo de yin-yang.

Bandeira da Mongólia

Bandeira da Mongólia

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo