Machu Picchu, Peru Foto LoggaWiggler:Pixabay
Publicado em Agosto 11, 2023

Dicas e mapas: viajar para o Peru

Américas/ Peru

Visitar o Peru é uma experiência incrível e inesquecível por várias razões. O país é rico em história, cultura, misticismo, paisagens naturais deslumbrantes e tem uma culinária renomada. A República do Peru localiza-se no sul da América, com uma área de 1 285 220 km² e faz fronteira com o Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile.

A capital Lima, oferece uma mistura única de tradição e modernidade. Trata-se da segunda maior capital do mundo localizada num deserto, depois do Cairo, no Egito e, ao mesmo tempo, é a única capital da América Latina que tem vista para o mar. O centro histórico de Lima é Património Mundial da UNESCO e, vai também poder encontrar atrações únicas como o Circuito Mágico da Água, um circuito de fontes luminosas que é um dos maiores espetáculos de água do mundo. Além disto, Lima destaca-se como a grande capital gastronómica da América Latina.

Peru - Foto 12019:Pixabay

Peru – Foto 12019:Pixabay

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Mapa do Peru

Mapa do Peru

Peru - Foto lauraelatimer0:Pixabay

Peru – Foto lauraelatimer0:Pixabay

HISTÓRIA DO PERU

O Império Inca foi o mais famoso império pré-colombiano das Américas. Por volta de 1438, o líder inca Pachacuti iniciou a expansão do território, que logo se tornou um dos maiores impérios da História.

Os incas governaram uma vasta área que se estendia do sul da Colômbia até o norte do Chile. A sua capital, Cusco, era uma cidade impressionante, cheia de construções magníficas, como o famoso templo de Sacsayhuamán. A civilização Inca era altamente avançada em termos de engenharia, agricultura e organização social.

Em 1531, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu o Peru e devido às rivalidades entre os povos locais, os espanhóis conseguiram derrubar o Império Inca em pouco tempo. O Peru tornou-se uma importante colónia espanhola, conhecida como o Vice-Reino do Peru.

Lama, Peru - Foto12019:Pixabay

Lama, Peru – Foto12019:Pixabay

Lima foi estabelecida como a capital do vice-reino, e a cidade rapidamente tornou-se um importante centro político e económico. Durante este período, a cultura Inca foi gradualmente assimilada pela cultura espanhola, resultando numa sociedade e arquitetura únicas que combinavam elementos indígenas e europeus.

A independência peruana foi proclamada no dia 28 de julho de 1821, mas só depois das batalhas de Junín e Ayacucho, no mesmo ano, é que o Peru realmente se tornou livre do domínio espanhol. Após a independência, o país passou por um período conturbado a nível político, económico e social.

Hoje em dia, o Peru é uma nação diversificada, com uma cultura vibrante e uma economia em crescimento. É conhecido pelas suas maravilhas naturais, como a Cordilheira dos Andes e Machu Picchu, além da sua rica herança histórica e arqueológica.

Peru - Foto KinEnriquez:Pixabay

Peru – Foto KinEnriquez:Pixabay

Mapa de Lima, Peru

Mapa de Lima, Peru

LOCAIS A VISITAR NO PERU

Estes são alguns dos locais que mais atraem visitantes:

Machu Picchu é um dos destinos mais icónicos do mundo. A cidade Inca de Machu Picchu é uma maravilha arquitetónica situada nas montanhas dos Andes.

Lima, a capital do Peru, é uma cidade moderna e cheia de vida. Explore os seus bairros históricos, o centro histórico, e desfrute da deliciosa gastronomia peruana, que tem sido reconhecida internacionalmente.

Cusco é uma das cidades mais conhecidas no Perú e destaca-se como a “Capital Arqueológica das Américas”. Possui uma cultura e arquitetura incríveis. É também o ponto de partida para a trilha Inca até Machu Picchu.

Nazca é conhecida pelas famosas Linhas de Nazca, figuras gigantescas desenhadas no solo do deserto. Nazca é um local intrigante para os amantes de mistérios arqueológicos.

Paracas: o Parque Nacional de Paracas é famoso pela sua beleza natural e vida marinha abundante. Localiza-se na costa sul do país. Faça um passeio de barco para ver as Ilhas Ballestas, também conhecidas como as “Galápagos do Peru”.

Puno e o Lago Titicaca: Puno é uma cidade situada às margens do Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. Visite as ilhas flutuantes dos Uros e a ilha Taquile, para aprender sobre a cultura dos povos que as habitam.

Rainbow Mountain localiza-se em Cusco e é quase tão popular como Machu Picchu. Trata-se de uma montanha com várias cores, parecendo as do arco-íris.

Peru - Foto erzykwpodrozy:Pixabay

Peru – Foto erzykwpodrozy:Pixabay

Huayhuash, Peru - Foto Thorge:Pixabay

Huayhuash, Peru – Foto Thorge:Pixabay

CLIMA DO PERU

O Peru possui três zonas climáticas distintas:
– Costa: Clima árido e subtropical, com verões quentes e chuvas entre dezembro e março.

– Montanha: Variações climáticas de acordo com a altitude. Nas áreas mais elevadas, é frio durante todo o ano, com chuvas de novembro a abril.

– Selva Amazónica: Clima tropical e húmido, com chuvas frequentes o ano todo. É mais chuvoso entre dezembro e março, e mais seco entre junho e setembro.

Cusco, Peru - Foto renzonapa:Pixabay

Cusco, Peru – Foto renzonapa:Pixabay

Mapa do Peru

Mapa do Peru

Machu Picchu, Peru - Foto LoggaWiggler:Pixabay

Machu Picchu, Peru – Foto LoggaWiggler:Pixabay

GASTRONOMIA DO PERU

Provar as iguarias peruanas é um ótimo motivo por si só para visitar o país.
Em 2006, o Peru foi eleito o melhor destino culinário do planeta nos World Travel Awards. E a cidade de Lima é considerada uma das maiores capitais gastronómicas mundiais.

Com uma variedade de ingredientes únicos, técnicas tradicionais e influências culturais distintas (indígena, espanhola, africana, asiática e italiana), a culinária peruana é considerada uma das mais diversas e deliciosas.

Alguns dos pratos mais tradicionais são:
Ceviche: Consiste em peixe cru marinado em sumo de limão ou lima, misturado com pimenta, cebola, milho e batata-doce.

Lomo Saltado: Uma deliciosa mistura de carne de boi, cebola, tomate e batatas. O Lomo saltado é cozido numa panela quente com molho de soja e servido com arroz.

Anticuchos: Espetinhos de carne de coração de boi, grelhados e geralmente acompanhados de batatas cozidas e molho de ají (pimenta).

Tacu tacu: Consiste em uma massa feita de arroz e feijão cozido, frita como se fosse uma omelete.

Pachamanca: Espécie de cozido de carne com vários legumes, cozinhado no interior do solo.

Pisco Sour: A bebida mais famosa do Peru, o Pisco Sour é um cocktail feito de Pisco (aguardente de uva), sumo de limão, clara de ovo, xarope simples e gotas de amargo de angostura.

Chichi-kaka, Peru Foto begreen:Pixabay

Chichi-kaka, Peru Foto begreen:Pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O PERU:

Capital: Lima
Área: 1 285 220 km²
População: 33 105 273 habitantes (estimativa em 2019)
Fronteiras: Faz fronteira com o Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Oceano Pacífico

Moeda: Nuevo Sol (S./ PEN)
Clima: O clima no Perú é bastante diverso:
Selva: quente e húmido, com chuvas tropicais.
Serra: frio e seco.
Zona costeira: húmido e temperado.

Língua Oficial: Castelhano
Religião: Católica
Sistema político: República unitária presidencialista

Horário: – 6 horas que em Portugal. – 2 horas que em São Paulo.
Tomadas: São de tipo A e C. A tensão usada em Perú é 220 volts e a frequência elétrica é 60Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto para entrar no Perú.

Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça uma consulta do viajante. Recomenda-se a vacinação contra a hepatite, a febre tifoide, o tétano e a poliomielite.

Código telefónico +51
Embaixada de Portugal em Lima: lima@mne.pt

Mapa do Peru

Mapa do Peru

BANDEIRA DO PERU

A bandeira do Peru é composta por três listas, uma branca ao centro e duas vermelhas nas laterais. O vermelho representa o estandarte dos Incas e a bandeira do reino de Castela e o branco representa a paz, pureza de sentimentos e justiça. A bandeira foi adotada a 20 de fevereiro de 1825.

Bandeira do Peru

Bandeira do Peru

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo