Mosteiro de Leça do Balio © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 6, 2022

Visitar São Mamede de Infesta

Norte/ Portugal [ Matosinhos ]

No concelho de Matosinhos, a cidade de São Mamede de Infesta é uma terra de história milenar. Sabia que aqui mesmo ao lado (em Leça do Balio) já casaram reis e rainhas de Portugal? E que S. Mamede tem uma ponte da época dos romanos? Do passado até ao presente, este é um texto de quem lá vive e traz as melhores sugestões para visitar.

Mosteiro de Leça do Balio © Julia Ribeiro

Mosteiro de Leça do Balio © Julia Ribeiro

Estátua de D. Fernando e D. Leonor Teles no recinto do Mosteiro de Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Estátua de D. Fernando e D. Leonor Teles no recinto do Mosteiro de Leça do Balio © Júlia Ribeiro

O QUE VISITAR EM SÃO MAMEDE DE INFESTA

Todas estas dicas foram dadas e escritas por alguém que vive em São Mamede de Infesta: texto e fotografias de Júlia Ribeiro.

Apesar de ser frequente ouvirmos dizer que o melhor que São Mamede de Infesta tem são os bons acessos para o Porto, para Matosinhos e para a Maia, há muito para conhecer! É verdade que, em 10 minutos, colocamo-nos em qualquer um daqueles destinos.

E isto já não é de agora: devido à sua localização estratégica, São Mamede de Infesta foi escolhida pelos romanos para implantar as suas infraestruturas de ligação entre o Porto e as mais importantes localidades do país, do norte a sul. Um vestígio desse traçado da via romana é a Ponte da Pedra, ao fundo da rua Godinho de Faria, a tal que vem do cruzamento central. É uma típica construção romana que liga as duas margens do rio Leça.

Ponte de Pedra - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Ponte de Pedra – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Ponte de Pedra - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Ponte de Pedra – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Uma só visita não chega para ficar a conhecer tudo o que esta cidade tem para oferecer, por isso selecionei 10 atrações, a descobrir num fim de semana prolongado, por exemplo.

Começaria pelo quarteirão verde, um quarteirão muito especial que abrange atrações de terras vizinhas: o Mosteiro de Leça do Balio, o Centro Empresarial Lionesa e a Super Bock Casa da Cerveja, todos muito perto da Ponte da Pedra.

Mosteiro de Leça do Balio © Julia Ribeiro

Mosteiro de Leça do Balio © Viaje Comigo

1. Mosteiro de Leça do Balio
Morada: Rua do Mosteiro, Leça do Balio, 4465-703 Matosinhos

O Mosteiro de Leça do Balio, recentemente restaurado pelo arquiteto Siza Vieira, vale por si só uma visita. Antes de mais pelo próprio mosteiro, classificado como Monumento Nacional desde 1910. De estilo gótico e românico, com tetos altos abobadados e grossos muros de pedra aqui e ali cobertos de musgo, está envolto numa atmosfera mística que nos faz viajar para o passado e recordar tudo o que de grandioso aqui aconteceu: por aqui passaram reis e rainhas, como Afonso Henriques e Sancho I, aqui foi celebrado o casamento entre o rei Fernando I e Leonor Teles em 1372 e aqui se prestou assistência aos peregrinos que iam a caminho de Santiago de Compostela.

Depois, merece a visita pela paisagem. O Mosteiro de Leça do Balio fica numa vasta área verde nas margens do rio Leça, que muitas vezes adensa o misticismo do lugar graças ao nevoeiro que sobe das suas águas. O contacto com a natureza, o silêncio e a atmosfera mística que emana do mosteiro proporcionam um momento de recolhimento e de introspeção a quem o visita. Também se consta que é, ainda hoje, um espaço muito procurado para rituais de bruxaria e, mais recentemente, foi um dos cenários escolhidos para o filme “1618”, um drama histórico sobre a Inquisição na cidade do Porto.

Mosteiro de Leça do Balio © Julia Ribeiro

Mosteiro de Leça do Balio © Julia Ribeiro

É também aqui que em setembro, o Mosteiro de Leça do Balio regressa à época medieval com a realização do evento “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. Durante uma semana, há dança, música, saltimbancos, falcoaria, torneios a cavalo, treino de armas, entre outras diversões para grandes e pequenos. Recordam-se os tempos em que os Hospitalários prestavam assistência aos peregrinos de Santiago de Compostela, e é recriado o casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles. Uma verdadeira viagem no tempo, que convoca toda a comunidade local a participar com entusiasmo e atrai muitos turistas.
O Mosteiro de Leça do Balio é, definitivamente, um must see, pela arquitetura, pela envolvência e pela atmosfera medieval que nos transporta para o passado!

Mural da Lionesa - Rota de Street Art © Viaje Comigo

Mural da Lionesa – Rota de Street Art © Viaje Comigo

CAOS (à esquerda) - Mural Rua da Lionesa © Viaje Comigo.jpg

CAOS (à esquerda) – Mural Rua da Lionesa © Viaje Comigo

2. O centro empresarial Lionesa Business Hub (LBH)
Morada: Rua Lionesa, 446 ADM, 4465-671 Leça do Balio

Muito perto do Mosteiro de Leça do Balio, temos o Lionesa Business Hub, um centro empresarial que aproveitou as instalações de uma antiga fábrica de tecidos. Este Centro empresarial conta com uma comunidade de 7.000 trabalhadores, de mais de 40 nacionalidades e mais de 120 empresas, algumas delas bem conhecidas como a Farfetch, a Oracle, a Volkswagen ou a Fedex, entre outras.
O Lionesa Business Hub, que tem por lema “trabalha muito, diverte-te ainda mais!”, proporciona aos seus membros tudo o que é preciso para se sentirem bem em co-living: ginásio, ioga, pilates, campo de golfe, vários restaurantes, cafés e espaços de refeição, que podem ser frequentados por toda a gente.

Destacaria 2 restaurantes que, a meu ver, justificam uma visita a este LBH:

– Pizzaria La Famiglia, restaurante italiano, com comida ótima e atendimento muito simpático;

– Berry, para uma refeição vegan ou vegetariana deliciosa e sem culpas, funciona só de dia, até às 18:00.

Mais um motivo para passear pelo LBH: uma Open Air Gallery, com exposições temporárias e permanentes.

Detalhe do Mural da Lionesa - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Detalhe do Mural da Lionesa – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Espaço do co-living no Lionesa Business Hub - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Espaço do co-living no Lionesa Business Hub – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Uma exposição permanente a céu aberto a não perder na Lionesa é o seu mural de Graffiti/Street art, considerado o maior projeto de arte urbana do norte do país. O muro, que pertence à Unicer, tem aproximadamente 1400 m2 e conta com um conjunto de trabalhos de nomes tão conhecidos como MrDheo, Draw, Coletivo Distopia, Nomen (Angola) e Utopia (Brasil), entre outros. Todas estas intervenções têm por tema a história da cidade de Matosinhos, a evolução da Lionesa e o processo de produção da cerveja Super Bock. Recomendo!

E o LBH está a trabalhar na criação de um jardim com cinco hectares, assinado pelo arquiteto Siza Vieira e por Sidónio Pardal, arquiteto paisagista. Este jardim vai ligar o LBH ao Mosteiro de Leça do Balio, seguindo o rio Leça, através da nova ciclovia, criando uma área verde com uma dimensão bastante considerável.

Espaço de convívio no Lionesa Business Hub - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Espaço de convívio no Lionesa Business Hub – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Lionesa Business Hub - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Lionesa Business Hub – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Lionesa Business Hub - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Lionesa Business Hub – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Recinto do Lionesa Business Hub - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Recinto do Lionesa Business Hub – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Recinto do Lionesa Business Hub - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Recinto do Lionesa Business Hub – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Sempre neste perímetro, ainda temos a:

3. Super Bock Casa da Cerveja
Morada: Rua do Mosteiro, 4466-955 Leça do Balio

Uma sugestão imperdível para quem gosta de cerveja e quer saber como esta se fabrica. Neste caso, para ficar a saber como se fabrica a Super Bock e tudo sobre a história desta marca de cervejas, pertencente ao grupo Unicer. A visita é guiada e, cereja no topo do bolo, inclui duas provas de cervejas especiais com harmonização. Pode ler a experiência aqui.

Sala de Fabrico na Super Bock Casa da Cerveja © Viaje Comigo

Sala de Fabrico na Super Bock Casa da Cerveja © Viaje Comigo

Seleçao 1927 Super Bock Casa da Cerveja © Viaje Comigo

Seleçao 1927 Super Bock Casa da Cerveja © Viaje Comigo

Relativamente perto deste quarteirão verde e cultural:

4. Casa-Museu Abel Salazar
Morada: Rua Dr. Abel Salazar, nº 488 4465-012 São Mamede de Infesta

Foi em São Mamede Infesta que Abel Salazar (1889-1946), médico, investigador, pintor e resistente à ditadura de Oliveira Salazar, escolheu passar os últimos 25 anos de vida. Esta casa, do final do século XIX e que tem anexada uma pequena capela setecentista, é atualmente propriedade da Universidade do Porto e promove visitas orientadas à exposição permanente onde se podem ver objetos pessoais de Abel Salazar, obras de arte, trabalhos científicos, livros e manuscritos, testemunhos da importância e singularidade deste enorme cientista e artista. Site com horários e entradas.

Casa-Museu Abel Salazar - São Mamede Infesta © Júlia Ribeiro

Casa-Museu Abel Salazar – São Mamede Infesta © Júlia Ribeiro

Casa-Museu Abel Salazar - São Mamede Infesta © Júlia Ribeiro

Casa-Museu Abel Salazar – São Mamede Infesta © Júlia Ribeiro

E continuamos com mais motivos para visitar São Mamede de Infesta:

5. Parque Ecológico da Ribeira de Picoutos
Morada: Rua Alberto Saavedra 201, Leça do Balio

Este parque, com uma área de 7 hectares, conta com percursos pedestres, passadiços e pontes de madeira sobre um pequeno riacho que o atravessa. Há também uma horta biológica e um parque canino onde os cães podem conviver à vontade com outros cães. Frequentar este parque, seja para fazer um piquenique, uma caminhada, uma corrida ou tratar da horta, já é um hábito bem enraizado no nosso quotidiano.

Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

6. Parque urbano
Morada: Rua da Igreja Velha, 4465, São Mamede de Infesta

Este parque está localizado bem no centro de São Mamede de Infesta e funciona como um ponto de encontro entre as várias gerações, já que aqui existem várias valências: a Piscina Municipal, o lar de Idosos e o Centro de Dia para Idosos, um Campo de Jogos, um parque infantil com vários espaços para brincar e conviver e também é aqui que se encontram as instalações dos escuteiros.

Corredor Verde do Leça - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Corredor Verde do Leça – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

7. Corredor Verde do (rio) Leça

Estes primeiros 5,5 km deste corredor, entre a Ponte da Pedra, em Leça do Balio, e a Ponte de Moreira, na Maia e que acompanha o percurso do rio Leça, foram inaugurados em julho de 2022 e contam com quatro novas pontes pedonais e sete passadiços pensados para o lazer e para a prática desportiva.

Este projeto é da autoria da arquiteta paisagista Laura Roldão que, com este trabalho, recebeu o prémio International Land Award em Itália. Ali foi reconhecido o contributo positivo deste Corredor Verde do Leça para a qualidade de vida das pessoas. Um exemplo de integração entre arte, arquitetura e paisagem que já faz parte dos momentos de lazer dos mamedenses.

Corredor Verde do Leça - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Corredor Verde do Leça – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Corredor Verde do Leça - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Corredor Verde do Leça – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

8. Parque das Varas
Morada: Rua do Mosteiro s/n, 4465-703 Leça do Balio

Outro espaço verde muito agradável, frequentado sobretudo por famílias com crianças pequenas, uma vez que tem um parque infantil. Está situado nas traseiras do Mosteiro de Leça do Balio, também com o rio Leça mesmo ao pé. Está aberto durante todo o ano mas é no verão que é muito procurado para piqueniques e eventos culturais e recreativos.

Igreja Matriz - São Mamede Infesta © Júlia Ribeiro

Igreja Matriz – São Mamede Infesta © Júlia Ribeiro

9. Património material e imaterial

São Mamede de Infesta sempre teve uma forte ligação entre o sagrado e o profano. As várias festas e romarias que aqui ocorrem, relacionadas com os locais de culto da cidade, têm a adesão de toda a gente, sobretudo os mais velhos. Não só porque são uma forma de agradecerem aos santos a proteção nos momentos de aflição mas também porque são uma boa oportunidade para se divertirem e conviverem. Espalhadas pela cidade, vão acontecendo algumas festas e romarias que trazem às ruas muita gente. Destacaria:

  • Igreja Matriz de São Mamede de Infesta
    Morada: Largo da Cruz, 4465 São Mamede de Infesta

Esta igreja, de estilo neoclássico, construída em 1735 e reconstruída entre 1864 e 1866. tem a fachada principal revestida a azulejos brancos com detalhes a azul. No interior podem ver-se pinturas de Francisco Pinto da Costa (1826-1869) e obras de talha dourada barroca que vieram do extinto Convento de Monchique, no Porto.

No segundo domingo da Quaresma após a Páscoa, realiza-se a procissão do Senhor dos Passos que parte da Igreja Matriz, percorrendo as ruas de São Mamede de Infesta até à capela da Ermida.
Mas, os preparativos começam no sábado anterior, à noite, com a Via-Sacra. Daqui sai a imagem da Nossa Senhora das Dores, em direção também à capela da Ermida, onde fica até domingo à tarde até ao momento do Sermão do Encontro entre Mãe e Filho, Este momento é verdadeiramente emocionante, chega a ser arrepiante o silêncio e a emoção naquela multidão que assiste à cerimónia.

Capela da Ermida - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Capela da Ermida – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

  • Capela da Ermida
    Morada: Rua da Ermida, 4465-246 São Mamede de Infesta

Datada de 1804, esta capela é dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Era a igreja matriz enquanto a atual estava a ser construída.

Capela do Senhor da Boa Fortuna - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Capela do Senhor da Boa Fortuna – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

  • Capela do Senhor da Boa Fortuna e da Boa Morte
    Morada: Rua de Moalde 9, 4465-071 São Mamede de Infesta

É uma capela mesmo muito pequenina e muito simples mas tem um grande valor para os moradores das redondezas. A Festa do Senhor da Boa Fortuna era muito forte, tinha de tudo, música de baile, campo de diversões, peditórios para o Senhor da Boa Fortuna, festa todos os dias e era ocasião de estrear roupa nova. A capelinha estava sempre aberta e arranjada a preceito. No domingo de missa ficava a abarrotar e depois da missa toda a gente ia almoçar em família. Infelizmente, acho que já não se realiza…

Capela de Santo António do Telheiro - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Capela de Santo António do Telheiro – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

  • Capela de Santo António do Telheiro
    Morada: Rua da Fonte 1403, 4465-249 São Mamede de Infesta

Foi construída em 1786 com donativos de uma caixa de esmolas. Segundo reza a lenda… parece que Santo António passou por aqui, abrigando-se debaixo de um telheiro, durante uma peregrinação a Santiago de Compostela.
Na 1ª semana de setembro realizam-se as festas de Santo António do Telheiro, que duram uma semana e são das mais importantes de São Mamede de Infesta.

Capela de Santo António do Telheiro - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Capela de Santo António do Telheiro – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

  • Campo da Feira da Santana

Fica na margem esquerda do Rio Leça, muito perto do Mosteiro de Leça do Balio e do Parque das Varas. Tem também uma capela, um cruzeiro e um coreto. É lá que se realizam várias feiras ao longo do ano: uma semanal, todas as sextas-feiras, onde encontramos de tudo à venda e outras mais específicas, muito frequentadas por lavradores, com venda de gado e material agrícola, entre outras coisas. São uma verdadeira tradição em São Mamede de Infesta.

ONDE DORMIR EM SÃO MAMEDE DE INFESTA

Tem algumas propostas de alojamento em São Mamede de Infesta, seguindo este link.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Como é viver em S. Mamede de Infesta?

“Eu diria que é bom viver em São Mamede de Infesta. Basicamente, tudo gira à volta do cruzamento entre a Avenida do Conde e a rua Godinho de Faria, bem no centro. É uma cidade de comércio local, com imensa vida. Todos os dias, sem exceção, é normal verem-se pessoas a atravessar a rua fora das passadeiras, indo, atarefadas, de loja em loja, sem ligar muito ao trânsito. Desde pequena que me lembro que é assim.

Por norma, toda a gente vai ao centro de manhã, para tomar café e fazer as compras do dia e à tarde, para lanchar e ficar a par das novidades. As mulheres, por norma, escolhem O Molete ou As Padeirinhas, ambas na avenida do Conde; os homens são mais de ficarem a conversar em pé na esquina do cruzamento, com o jornal debaixo do braço, acabado de comprar no quiosque Ribeiro. Há muita gente nova que veio viver para aqui e que, de um modo geral, vive em São Mamede de Infesta em modo cidade-dormitório. Mas o mamedense de raiz não é assim. Está muito presente e conhece toda a gente.”

Recinto do Mosteiro de Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Recinto do Mosteiro de Leça do Balio © Júlia Ribeiro

ONDE COMER EM SÃO MAMEDE DE INFESTA

Para comer e apesar de haver imensa oferta, destacaria os seguintes restaurantes:

– Central Churrasco de São Mamede
Uma referência incontornável, não é preciso dizer mais nada, é só ir com vontade de comer.
Morada: Avenida Marechal. Gomes da Costa 85, 4465-158 São Mamede de Infesta
Site

– Ordo, do grupo BH Concept
Fica mesmo dentro do Parque das Varas. Serve cozinha mediterrânica, sushi e comida italiana. É o restaurante mais elegante que temos em São Mamede de Infesta.
Morada: Rua do Mosteiro, Parque das Varas S/N, 4465-703 Leça do Balio
Site

– Adega Braseira
É uma adega tradicional muito procurada. À hora do almoço serve pratos típicos da cozinha portuguesa e aos lanches serve vários petiscos em doses pequenas para partilhar. Um dos petiscos que saem mais são os pães com presunto e ovo estrelado!
Morada: Rua da Estação de São Mamede 100, 4465-128 São Mamede de Infesta
Site

– Restaurante Alameda
Este restaurante prima pelo atendimento simpático e pela comida portuguesa de conforto que apresenta. As costelinhas são o seu ex-libris, Há mesmo muita gente de fora que vem de propósito por causa das costelinhas…
Morada: Alameda Futebol Clube de Infesta 53, 4465-141 São Mamede de Infesta
Site

Em Matosinhos, pode encontrar muitos restaurantes com peixes e mariscos como especialidades: leia tudo aqui.

Horta biológica no Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Horta biológica no Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Corredor Verde do Leça - Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Corredor Verde do Leça – Leça do Balio © Júlia Ribeiro

Ponte de Pedra - São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Ponte de Pedra – São Mamede de Infesta © Júlia Ribeiro

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo