No concelho de Matosinhos, o Mosteiro de Leça do Balio leva-nos numa visita histórica ao passado. Antes de mais pelo próprio mosteiro, classificado como Monumento Nacional desde 1910. De estilo gótico e românico, com tetos altos abobadados e grossos muros de pedra aqui e ali cobertos de musgo, está envolto numa atmosfera mística que nos faz viajar para o passado e recordar tudo o que de grandioso aqui aconteceu: por aqui passaram reis e rainhas, como Afonso Henriques e Sancho I, aqui foi celebrado o casamento entre o rei Fernando I e Leonor Teles em 1372 e aqui se prestou assistência aos peregrinos que iam a caminho de Santiago de Compostela.
Depois, merece a visita pela paisagem. O Mosteiro de Leça do Balio fica numa vasta área verde nas margens do rio Leça, que muitas vezes adensa o misticismo do lugar graças ao nevoeiro que sobe das suas águas. O contacto com a natureza, o silêncio e a atmosfera mística que emana do mosteiro proporcionam um momento de recolhimento e de introspeção a quem o visita. Também se consta que é, ainda hoje, um espaço muito procurado para rituais de bruxaria e, mais recentemente, foi um dos cenários escolhidos para o filme “1618”, um drama histórico sobre a Inquisição na cidade do Porto.
É também aqui que em setembro, o Mosteiro de Leça do Balio regressa à época medieval com a realização do evento “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. Durante uma semana, há dança, música, saltimbancos, falcoaria, torneios a cavalo, treino de armas, entre outras diversões para grandes e pequenos. Recordam-se os tempos em que os Hospitalários prestavam assistência aos peregrinos de Santiago de Compostela, e é recriado o casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles. Uma verdadeira viagem no tempo, que convoca toda a comunidade local a participar com entusiasmo e atrai muitos turistas.
O Mosteiro de Leça do Balio é, definitivamente, um must see, pela arquitetura, pela envolvência e pela atmosfera medieval que nos transporta para o passado!
Texto: Júlia Ribeiro
Mais informação sobre o monumento, aqui.