Mural da Lionesa - Rota de Street Art © Viaje Comigo Mr. Dheo - Mural da Lionesa - Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 11, 2016

Matosinhos vai ter uma rota de Street Art

Norte/ Notícias/ Portugal [ Matosinhos ]

Dentro de pouco tempo, a cidade de Matosinhos vai ter a sua própria rota de arte urbana (street art), contando com vários trabalhos de artistas nacionais e internacionais, espalhados por diferentes locais da cidade. Aliás, já é possível admirar algumas das obras, estando outras ainda a serem terminadas e vai existir um transporte turístico que fará todo esse trajeto, com a explicação do que se está a ver.

Mural da Lionesa - Rota de Street Art © Viaje Comigo

Mural da Lionesa – Rota de Street Art © Viaje Comigo

O projeto de Street Art “Up There”, com a curadoria da Lionesa (centro empresarial em Leça do Balio), surgiu com o programa municipal “Matosinhos Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016”. De forma a atrair mais visitantes ao concelho, criou este elemento diferenciador que pretende chegar a um nicho, ou seja, aos admiradores de arte urbana.

Mural da Lionesa - Rota de Street Art © Viaje Comigo

Mário Belém – Mural da Lionesa – Rota de Street Art © Viaje Comigo

O roteiro de street art será feito em parceria com a YellowBus, empresa reconhecida em roteiros turísticos com o autocarro Hop On Hop Off, por exemplo. Em breve estarão disponíveis os preços e horários do autocarro que vai passar nos locais onde estão as obras de conhecidos graffiters e que terá a explicação do que se vai estar a ver.

YellowBus junto do Mural da Lionesa - Rota de Street Art © Viaje Comigo

YellowBus junto do Mural da Lionesa – Rota de Street Art © Viaje Comigo

O roteiro poderá começar na própria Lionesa. Em frente ao centro empresarial está o maior mural (com 1.400 m2) de arte urbana do norte de Portugal, com pinturas de 10 artistas, como Caos, Colectivo Distopia, Draw, Mr. Dheo, Third, Mar, Mário Belém, Nomen, RAM e Utopia. A maior parte mostra ligação a Matosinhos, ao mar, aos pescadores e às mulheres que sofrem com os homens no mar…

"A mulher e o peixe no mar são difíceis de agarrar" - Mural da Lionesa - Rota Street Art Matosinhos © Viaje Comigo

Draw: “A mulher e o peixe no mar são difíceis de agarrar” – Mural da Lionesa – Rota Street Art Matosinhos © Viaje Comigo

Além deste foram escolhidos, para a rota, mais seis muros e paredes da cidade que servem de tela a artistas, que tiveram inspiração em tradições ligadas ao mar, fazendo uma reinterpretação das mesmas.

Os portugueses Mr Dheo, ARM Collective, Hazul, Pariz One, o francês Katre e o espanhol Pantone foram os artistas que deram nova vida a Matosinhos e cujas obras estão agora à vista de todos.

YellowBus junto do Mural da Lionesa - Rota de Street Art © Viaje Comigo

YellowBus junto do Mural da Lionesa – Rota de Street Art © Viaje Comigo

Locais intervencionados e que fazem parte da Rota de Street Art Matosinhos:

1 - Edifício em frente à escola secundária Augusto Gomes (fachada voltada para a Junta de Freguesia)
2 - Edifício em frente à escola secundária Augusto Gomes (fachada oposta)
3 - Hotel Amadeos
4 - Bairro de Carcavelos – Junto à estação de Metro Câmara
5 - Bairro da Biquinha – Descida da Circunvalação, em frente à CUF
6 - Leça do Balio – Lionesa
7 – Mural da Rua da Lionesa (vários artistas)

Rota de Street Art em Matosinhos

No mapa: Rota de Street Art em Matosinhos

Veja o vídeo da visita que fomos fazer à rota de Street Art em Matosinhos:

QUEM SÃO OS ARTISTAS:
(Descrição dos artistas da autoria da comunicação do Projeto Street Art Matosinhos | UPThere.)

1 – PARIZ ONE (Lisboa)

Pariz One é um artista francês, curador e produtor. Começou por fazer graffiti em 1999, singrando nesta mesma altura no mundo do street art. No currículo conta com trabalhos em vários países, como Alemanha, Israel, Croácia, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, China, França. Apaixonado por letras e pela magia que estas lhe transmitem, Pariz junta elementos do oldschool de Nova Iorque com elementos da new school europeia, criando assim aquilo que o artista chama de “New Old School Style”.
Tendo ganho concursos, Pariz integrou vários eventos, a nível internacional, organizou a etapa Ibérica do campeonato do mundo de graffiti conhecido por Write 4 Gold, dando mais tarde continuidade a este projeto a nível nacional.
Atualmente colabora com uma das maiores marcas de material para graffiti a nível mundial, a MOLOTOW sendo ainda artista oficial da marca Graffiti Beasts.

Obra no Edifício em frente à escola secundária Augusto Gomes (fachada voltada para a Junta de Freguesia):

Obra de Pariz One - Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

Obra de Pariz One – Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

2 – HAZUL (Porto)

A arte do autodidata do Porto, Hazul, apresenta serpentes que parecem pássaros do paraíso, figuras proto-xamânicas, seres de outra galáxia e de outra dimensão. Nesta criação urbana surgem de forma inesperada imagens quase simbólicas que nos fazem lembrar uma tradição gótica ou românica, herméticas, fortes e bem marcantes.
A irreverência de Hazul tem atraído atenções dentro e fora de Portugal, tendo o artista participado no Festival Walk and Talk (2012), Oliva Creative Factory (2013), Kura Festival, Wittenberg(2014), Le Mur – Oberkamof, Paris (2015), entre outros.

Obra no Edifício em frente à escola secundária Augusto Gomes (fachada oposta):

Obra de Hazul - Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

Obra de Hazul – Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

3 – Mr DHEO (Porto)

A fascinação de Mr Dheo pela arte começou desde cedo, assumindo-se ao longo da sua adolescência como um autodidata, desenvolvendo as suas próprias técnicas, o que lhe permitiu registar uma evolução sem influências diretas.
Foi aos 15 anos que fez ao seu primeiro contacto com o graffiti e meses mais tarde realizou o seu primeiro trabalho de rua. Desde aí nunca mais parou.
Após mais de uma década de trabalho contínuo, Mr.Dheo já fez intervenções em mais de trinta cidades, nomeadamente Manchester, Paris, Dubai, São Paulo, Oslo e Roma. Além disso, colabora com conhecidas marcas e empresas internacionais apesar de eleger a rua como o local perfeito para criar. Versátil, dedica-se sobretudo a produções foto realistas que, conjugadas com componentes gráficas, lhe conferem um estilo próprio em constante crescimento e desenvolvimento.

Obra na parede do Hotel Amadeos (ainda a ser feita):

Obra de Mr Dheo - Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

Obra de Mr Dheo – Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

4 – KATRE (Paris – França)

Foi em 1990, depois de viver anos fascinado pela banda desenhada e o desenho, que Katre descobre o graffiti. Esta paixão leva-o a pintar as paredes de edifícios e terrenos abandonados de Paris e em 2003 chama à atenção com a sua obra na piscina Molitor na capital francesa. Hoje é um dos mais reconhecidos artistas de arte urbana, dando vida aos murais da cidade-luz e agora também de Matosinhos.

Obra no Bairro de Carcavelos – Junto à estação de Metro Câmara:

Obra de Katre - Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

Obra de Katre – Rota de Street Art de Matosinhos © Viaje Comigo

Continue a ler na próxima página 1 2
Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo