Em Skoura, Marrocos, o Kasbah Amridil (do século XVII) é um dos mais bem preservados exemplares da arquitetura defensiva marroquina, assim como Ksar Ait-Ben-Haddou. Ambos ficam perto do centro de Ouarzazate.
Aliás, a importância histórica do Kasbah Amridil é notória, uma vez que já esteve representada nas notas de 50Dh em Marrocos. Atualmente, já não está representado, mas tem renovações que o tornam cada vez mais um local de passagem obrigatória para os visitantes. É um espaço museológico que merece uma visita e que responde a muitas questões sobre a cultura marroquina… dentro de portas!
O Kasbah Amridil é um espaço importante porque num só sitio – e através de uma visita guiada – consegue perceber a sua importância arquitetónica e percebe-se como são feitas estas construções: como era dividida no interior, os espaços abertos e os fechados, os instrumentos e utensílios de outras épocas, os jardins, a antiga prensa de azeite, as cozinhas variadas para aquecer os espaços no inverno, as torres, as janelas falsas, para enganar os inimigos, etc.
Alem disso tudo o Kasbah Amridil foi cenário de filmes. Um deles foi Hanna, de 2011, realizado por Joe Wright, tem algumas imagens neste local. Também a película “Laurence da Arábia”, de 1962, tem imagens daqui. No início da visita tem dois quadros com fotografias: uma que mostra a reconstrução do Kasbah e outra que mostra alguns cenas dos filmes que por aqui passaram.
A família original continua a ser detentora do Kasbah – família Nasiri – e, por isso, a entrada serve para a manutenção e conservação do mesmo. São 2€ de entrada e mais a gorjeta do guia que, como vos disse, vale muito a pena.
Nota: Skoura sempre foi área de terras férteis. E considerado um oásis onde muitas populações se quiseram fixar, por isso a importância desta estrutura defensiva, o Kasbah Amridil. E sobretudo porque muitas caravanas comerciais passavam por aqui em direção a grandes cidades e este era um local de segurança para os comerciantes.