Em Portugal, Sines, no distrito de Setúbal, no litoral alentejano – a menos de 160 km de Lisboa – é um concelho muito procurado pelas bonitas praias – com areais de perder de vista – mas, com tempo, vá explorar o pitoresco centro histórico e a sua variada gastronomia!
Também ligado ao mar, está a personagem mais conhecida de Sines e que marcou a história do nosso país: Vasco da Gama. Este, descobriu a rota marítima para a Índia, nos finais do século XV.
Ao regressar, o rei Dom Manuel conferiu-lhe a honra de cavaleiro da Ordem de Cristo. O maior sonho do navegador era ser Senhorio da Vila de Sines, mas foi-lhe negado esse desejo. Diz-se que foi essa ambição que fastiou Dom Manuel ao ponto de o expulsar da sua terra. Sines tem algumas lembranças do navegador, por vários locais, mostrando o orgulho pelo filho da terra.
O mar foi também o sustento do concelho, desde sempre, a par da indústria de cortiça. A partir dos anos 70, o complexo portuário e industrial funcionavam na totalidade, criando muitos postos de emprego. Em 2004, com a criação do terminal de contentores, o porto de Sines ganhou maior relevância nacional e internacional.
O Viaje Comigo conheceu Sines na viagem de autocaravana pela Costa Alentejana. Saiba mais sobre a nossa aventura!
É inegável que as praias de Sines atraem muitos visitantes. São 30 km de areais, de praias maravilhosas, por isso, mencionamos aqui algumas:
– Praia Vasco da Gama: praia urbana e cheia de história. Daqui partiu D. Miguel para o exílio na Alemanha.
– Praia do Salto: em Porto Côvo encontra esta praia naturista, recatada e tranquila.
– Praia de São Torpes: além da sua beleza, tem uma lenda ligada a si. Diz-se que o corpo do mártir terá vindo aqui parar, numa jangada.
– Praias de Porto Côvo: a freguesia está repleta de boas praias, umas de mais fácil acesso que outras. Destacamos Praia do Salto (naturista), Pequena, Buizinhos e Samoqueira. Saiba mais sobre a Praia de Samoqeira.
– Praia da Ilha do Pessegueiro: um extenso areal para fugir às aglomerações da época alta.
– Praia de Morgavel: tem fácil acesso e vários restaurantes à sua volta e é boa para surfar
– Praia do Canto Mosqueiro
O que visitar em Sines?
Castelo de Sines
Esta fortaleza, edificada na primeira metade do século XV, está numa falésia – zona ocupada por diferentes povos desde o Paleolítico – pois tinha pretensões militares de defesa. Tem uma bonita vista para a baía, e vale bem a pena a visita.
O pai de Vasco da Gama, Estêvão da Gama, foi alcaide em Sines e, por essa razão, deduz-se que o navegador terá nascido neste local.
Estátua de Vasco da Gama
Esta estátua é um honra ao navegador Vasco da Gama, um filho da terra, cujo sonho era tornar-se conde de Sines. Esse sonho nunca se concretizou e essa obstinação levou a que fosse expulso de Sines por Dom Manuel, que anteriormente o tinha nomeado Almirante dos Mares das Índias.
A estátua foi inaugurada em 1970, aquando o seu quingentésimo aniversário.
Museu de Sines
O núcleo sede do Museu de Sines, sito nos edifícios dentro do Castelo, é uma ode ao concelho e a Vasco da Gama. Desde a sua inauguração, em 2008, pode visitar: Torre de Menagem, Casa de Vasco da Gama, Paço dos Governadores Militares, Antigas Cavalariças, Antigo Aquartelamento, Casa da Guarnição e as áreas com exposições.
Centro Histórico de Sines
O centro histórico tem o mar sempre a acompanhá-lo, visível em todo o percurso. Aqui, encontra comércio tradicional, o Centro de Artes de Sines e expande-se ainda pela falésia, Castelo e Forte do Revelim.
Igreja de Nossa Senhora das Salas
A igreja foi mandada construir pela princesa grega Betaça no início do século XIV, e tinha um aspeto bastante modesto. Mais tarde, Vasco da Gama – talvez para marcar o sucesso da sua viagem à Índia – decide remodelar e aumentar o edifício, ficando mais faustoso. Aqui pode visitar também O Tesouro de Nossa Senhora das Salas, que revela um espólio totalmente dedicado à imagem da Virgem, como por exemplo, jóias e alfaias, recolhidas durante séculos.
Eventos em Sines
– Festival Músicas do Mundo
Em julho, a zona do Castelo e arredores enche-se de música eclética e animação. Este festival é, desde 1999, o evento mais marcante do concelho. Mais informações
– As Tasquinhas
A Avenida Vasco da Gama, ao lado da baía de Sines, fica repleta de restaurantes e bancas de comida. Usualmente, é realizada em julho e inicio de agosto, mostrando o que de melhor se faz na gastronomia local.
– Feiras Temáticas
Há dois eventos marcantes: a Feira da Primavera e a Feira do Natal. A Feira da Primavera – em abril ou maio – tem animação de rua, artesanato e produtos gastronómicos autótones. A de Natal, no inicio de dezembro, além disso, exibe produtos relacionados com a época natalícia.
Gastronomia
O peixe e o marisco são, sem dúvida, a prata da casa. Os pratos mais conhecidos são: arroz de caramujos, feijoada de búzios, açorda de marisco, migas com peixe frito, saladas de choco, entre muitos outros.
Nas doçarias prove os “Vasquinhos”, bolos com base de amêndoa, e as “Areias de Sines”.