Já são vários os baloiços que, por todo o território de Portugal, acabam por ocupar locais que são miradouros privilegiados. Agora, surgiu mais um em Abragão, no concelho de Penafiel: o chamado Baloiço do Picoto é uma iniciativa do grupo “Rodativa BTT”, que “pretende proporcionar momentos de lazer num cenário deslumbrante sobre a natureza, Abragão e o Rio Tâmega”. Sabia que esta vila tem agora dois baloiços? Além deste novo, do Picoto, a 500 metros de altura, tem o baloiço da Ponte do Canal.
O baloiço do Picoto está sensivelmente a 10 minutos do centro de Penafiel e a 15 minutos do centro do Marco de Canaveses.
A vila de Abragão, no concelho de Penafiel, tem agora dois baloiços que pode agradar a quem gosta da natureza, de viajar, de fotografar ou de tirar selfies, e claro, de descobrir novos territórios e novas paisagens.
O Baloiço do Picoto fica situado, como o nome indica, no alto do Picoto, um local tranquilo e no ponto mais alto da Vila de Abragão, a cerca de 540 metros de altitude¹.
O baloiço, que fará certamente parte da lista dos baloiços de Portugal, é uma oportunidade única para “voar” e desfrutar a natureza com um cenário deslumbrante sobre a Vila de Abragão, zonas envolventes, e o rio Tâmega.
Abragão é uma vila do Concelho de Penafiel, que fica situada a 12 quilómetros da cidade. O Centro de Interpretação do Românico (Rota do Românico no Viaje Comigo), um dos mais modernos centros interpretativos do país, está situado em Abragão.
Caraterizada pela sua natureza singular, Abragão proporciona momentos únicos de lazer, e fantásticos trilhos rurais para os aficionados do btt, trail e caminhadas, como é o caso do novo Baloiço do Picoto.
A terra banhada pelo Rio Tâmega convida, a quem visita, um passeio pelas encostas até descobrir o Baloiço da Ponto do Canal. Para os amantes do bom garfo não faltarão oportunidades para conhecer a tradicional gastronomia que tanto caracteriza o bem receber dos abragonenses.
O baloiço do Picoto nasceu da iniciativa de um grupo de amigos de Abragão, aficionados pelo btt e pela natureza, chamado “Rodativa btt” e do qual o abragonense Tiago Azevedo é o grande impulsionador.
O grupo “Rodativa btt”, criado em 2016, é constituído por 8 elementos, e tem como principal objetivo promover a prática desportiva, a natureza e as paisagens do território. Este grupo de amigos pretende criar melhores condições para os amantes do btt, trail e caminhadas na natureza e, simultaneamente promover o que de melhor a Vila de Abragão tem para oferecer aos visitantes.
São cinco anos de inúmeras iniciativas com várias provas desportivas, passeios, e muitos momentos de lazer e convívio em plena natureza, em zonas emblemáticas de Portugal, com a ajuda de amigos, patrocinadores, junta de freguesia de Abragão e Câmara Municipal de Penafiel.
Esta nova atração está à sua espera para o embalar num momento inesquecível de pura descontracção, paz e harmonia com a natureza e o território.
INFORMAÇÕES
Como chegar:
De Cidade de Penafiel para Baloiço do Picoto (Abragão)
– Da cidade de Penafiel siga as indicações para Abragão
– Siga pela N320. Ao entrar em Vila Cova (freguesia Luzim e Vila Cova) vire à sua esquerda para estrada em betuminoso em direcção a Buriz – Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses).
– Depois de 3 minutos encoste à direita, e estacione, num largo em terra.
– Inicie caminhada (500m) à descoberta do Baloiço do Picoto
Fique com as Coordenadas do Baloiço do Picoto: 41.179186,-8.227137
NOTA:
¹ Dados Strava.com
Toda a informação contida neste texto e fotografias são da responsabilidade do Grupo Rodativa BTT.