Baloiço do Picoto - Abragão - Penafiel DR
Publicado em Fevereiro 10, 2021

Penafiel tem o novo Baloiço do Picoto, em Abragão

Norte/ Portugal [ Penafiel ]

Já são vários os baloiços que, por todo o território de Portugal, acabam por ocupar locais que são miradouros privilegiados. Agora, surgiu mais um em Abragão, no concelho de Penafiel: o chamado Baloiço do Picoto é uma iniciativa do grupo “Rodativa BTT”, que “pretende proporcionar momentos de lazer num cenário deslumbrante sobre a natureza, Abragão e o Rio Tâmega”. Sabia que esta vila tem agora dois baloiços? Além deste novo, do Picoto, a 500 metros de altura, tem o baloiço da Ponte do Canal.

O baloiço do Picoto está sensivelmente a 10 minutos do centro de Penafiel e a 15 minutos do centro do Marco de Canaveses.
A vila de Abragão, no concelho de Penafiel, tem agora dois baloiços que pode agradar a quem gosta da natureza, de viajar, de fotografar ou de tirar selfies, e claro, de descobrir novos territórios e novas paisagens.

O Baloiço do Picoto fica situado, como o nome indica, no alto do Picoto, um local tranquilo e no ponto mais alto da Vila de Abragão, a cerca de 540 metros de altitude¹.

O baloiço, que fará certamente parte da lista dos baloiços de Portugal, é uma oportunidade única para “voar” e desfrutar a natureza com um cenário deslumbrante sobre a Vila de Abragão, zonas envolventes, e o rio Tâmega.

Abragão é uma vila do Concelho de Penafiel, que fica situada a 12 quilómetros da cidade. O Centro de Interpretação do Românico (Rota do Românico no Viaje Comigo), um dos mais modernos centros interpretativos do país, está situado em Abragão.

Baloiço do Picoto - Abragão - Penafiel DR

Baloiço do Picoto – Abragão – Penafiel DR

Caraterizada pela sua natureza singular, Abragão proporciona momentos únicos de lazer, e fantásticos trilhos rurais para os aficionados do btt, trail e caminhadas, como é o caso do novo Baloiço do Picoto.

A terra banhada pelo Rio Tâmega convida, a quem visita, um passeio pelas encostas até descobrir o Baloiço da Ponto do Canal. Para os amantes do bom garfo não faltarão oportunidades para conhecer a tradicional gastronomia que tanto caracteriza o bem receber dos abragonenses.

O baloiço do Picoto nasceu da iniciativa de um grupo de amigos de Abragão, aficionados pelo btt e pela natureza, chamado “Rodativa btt” e do qual o abragonense Tiago Azevedo é o grande impulsionador.

O grupo “Rodativa btt”, criado em 2016, é constituído por 8 elementos, e tem como principal objetivo promover a prática desportiva, a natureza e as paisagens do território. Este grupo de amigos pretende criar melhores condições para os amantes do btt, trail e caminhadas na natureza e, simultaneamente promover o que de melhor a Vila de Abragão tem para oferecer aos visitantes.

São cinco anos de inúmeras iniciativas com várias provas desportivas, passeios, e muitos momentos de lazer e convívio em plena natureza, em zonas emblemáticas de Portugal, com a ajuda de amigos, patrocinadores, junta de freguesia de Abragão e Câmara Municipal de Penafiel.

Esta nova atração está à sua espera para o embalar num momento inesquecível de pura descontracção, paz e harmonia com a natureza e o território.

INFORMAÇÕES

Como chegar:
De Cidade de Penafiel para Baloiço do Picoto (Abragão)
– Da cidade de Penafiel siga as indicações para Abragão
– Siga pela N320. Ao entrar em Vila Cova (freguesia Luzim e Vila Cova) vire à sua esquerda para estrada em betuminoso em direcção a Buriz – Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses).
– Depois de 3 minutos encoste à direita, e estacione, num largo em terra.
– Inicie caminhada (500m) à descoberta do Baloiço do Picoto

Fique com as Coordenadas do Baloiço do Picoto: 41.179186,-8.227137

NOTA:
¹ Dados Strava.com
Toda a informação contida neste texto e fotografias são da responsabilidade do Grupo Rodativa BTT.

Baloiço do Picoto - Abragão - Penafiel DR

Baloiço do Picoto – Abragão – Penafiel DR

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo