No dia 31 de outubro de 2020, o Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa vai levar a Idanha-a-Velha – uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal – o evento “Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!”, com inúmeras atividades. Devido à Covid-19, os eventos têm um número limitado de lugares, mas toda a gente pode assistir aos mesmos (ou a alguns deles) em streaming, na página de Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. Veja o programa completo mais abaixo, neste texto.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Pode inscrever-se para o programa da festa na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, através do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, por telefone (277 200 570) ou e-mail turismo@cm-idanhanova.pt .
Para aproveitar em pleno esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com a Try Portugal, propõe um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço incluído, entrada exclusiva na festa do Ciclo “12 em Rede”, caminhada noturna “Rota da Egitânea” por Idanha-a-Velha, visita guiada à Aldeia Histórica de Monsanto, entre outras experiências. O pacote pode ser consultado neste link e tem data de limite de reserva até 26 de outubro 2020.
Aproveitem e fiquem mais uns dias para visitar as Aldeias Históricas de Portugal (vejam aqui algumas ideias de programas) e, em especial, a histórica Idanha-a-Velha.
PROGRAMA DO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2020: IDANHA-A-VELHA
09h00 – Vamos acender o Forno – Pão e doçaria de forno (limitado a 5 pessoas em simultâneo)
Atividade experiencial, visando o conhecimento das técnicas e produções gastronómicas tradicionais no contexto da utilização do forno de lenha. Atividade conduzida pelas mãos experientes de quem sabe.
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor.
Local de Encontro: Forno Comunitário
10h00 – 21:00 – Pátio dos Sabores (N/A)
Produções agroalimentares, gastronomia e artesanato regional e no contexto das Aldeias Históricas de Portugal.
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor.
10h30 – Lançamento de receituário colecionável (N/A)
Receitas desenvolvidas e confecionadas nos workshops da edição 12 em Rede Aldeias em Festa de 2019, em formato papel e digital.
Local de Encontro: Pátio dos Sabores
11h00 – Oficina Temática – Estórias de pão (limitado a 5 pessoas)
Oficina de expressão plástica com a designer Paula Varandas, construída em torno das histórias sobre o pão e o seu contexto produtivo. Destinada ao público infantojuvenil. Realizada mediante inscrição.
Local de Encontro: Antigos Paços do Concelho (duração média: 1h)
14h00 – Visita comentada – Azeite Egitânea (limitado a 10 pessoas)
Percurso pedestre temático, conduzido pelo produtor Tiago Lourenço, em torno da produção de azeite em modo biológico nos olivais da região e de Idanha-a-Velha em particular. Realizado mediante inscrição.
Local de Encontro: Lagar de Varas e Olival tradicional
15h00 – Comida de Merenda (LIVE STREAMING) (limitado a 10 pessoas)
Preparação um cesto de piquenique e marmitas saudáveis com a Chef Maria Caldeira de Sousa. Realizado mediante inscrição.
Local de Encontro: Casa da Amoreira (duração média: 1h)
15h00 – Oficina Temática – Estórias de pão (limitado a 5 pessoas)
Oficina de expressão plástica com a designer Paula Varandas, construída em torno das histórias sobre o pão e o seu contexto produtivo. Destinada ao público infantojuvenil. Realizada mediante inscrição.
Local de Encontro: Antigos Paços do Concelho (duração média: 1h)
16h00 – Visita-Documentário – Onde estão os Visigodos? (limitado a 10 pessoas)
Visita-documentário com interpelação do público. Percurso comentado que conduz à descoberta das marcas de um dos períodos – e um dos povos – menos conhecidos do grande público.
Realizada mediante inscrição.
Local de Encontro: Posto de Turismo
17h00 – Visita-Documentário – Contos das Terras do Rei Vamba (Apenas STREAMING)
Visita-documentário com interpelação do público. Percurso no tempo e no espaço, pela sucessão de histórias –muitas delas lendárias – que marcam Idanha-a-Velha.
21h00 – Concerto – “Mano a Mano”. Violas antigas e novas (LIVE STREAMING) (limitado a 40 pessoas)
Integração de cordofones tradicionais no contexto da música contemporânea.
Presença de público limitada e sujeita a inscrição.
Local: Igreja de Santa Maria (Sé)
“Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!”
A aldeia que foi cidade destaca-se no imaginário de uma vasta região do nosso país: é uma das estações arqueológicas mais notáveis de Portugal.
Da romana Civitas Igaeditanorum (séc. I a.C.) aos derradeiros reflexos de grandeza do manuelino, sob a Ordem de Cristo, há um longo percurso que passa pela sede episcopal florescente sob suevos e visigodos, pela continuidade simbólica reconhecida por muçulmanos e , posteriormente, pelos cristãos, integrando a aventura da Ordem do Templo entre os sécs. XIII e XIV.
Os vestígios das diversas épocas, evidenciam uma grande permanência civilizacional, a par de uma resiliência incomum. Ancorada numa paisagem de montado e olival, Idanha-a-Velha revive hoje vidas passadas, feitas de lendas e de histórias onde o sustento dos homens andou sempre de mão dada com a terra.
Idanha-a-Velha recorda Wamba, lavrador de condição que um milagre tornou rei dos Visigodos. Hoje, como nesses tempos, as sementes são vitais. Discretas, quase anónimas, muitas delas atravessaram os séculos até aos nossos dias, guardando a chave da nossa sobrevivência.
Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal:
Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.
Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.
No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.
A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).
A festa só acaba em novembro!
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Idanha-a-Velha, a festa termina em Monsanto, a 7 de novembro de 2020.
“Aldeias Históricas de Portugal – 1 destino que são 12!”
Calendário Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” (6 de setembro a 7 de novembro 2020):
– 6 de setembro 2020: Castelo Rodrigo
– 12 de setembro 2020: Linhares da Beira
– 19 de setembro 2020: Belmonte
– 25 de setembro 2020: Trancoso
– 26 de setembro 2020: Marialva
– 2 de outubro 2020: Castelo Mendo
– 3 de outubro 2020: Almeida
– 4 de outubro 2020: Piódão
– 17 de outubro 2020: Sortelha
– 24 de outubro 2020: Castelo Novo
– 31 de outubro 2020: Idanha-a-Velha
– 7 de novembro 2020: Monsanto