Centro de Querença - Loulé - Algarve © Viaje Comigo Querença - Loulé - Algarve © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 28, 2020

Aldeia de Querença, Loulé, Algarve

Portugal [ Algarve/ Loulé ]

É possivelmente uma das mais pitorescas aldeias do Algarve: Querença tem cerca de 800 habitantes e pertence ao concelho de Loulé. Estive só de passagem pelo centro, mas fiquei encantada com a sua beleza. Está localizada numa zona fértil, rodeada por água de nascentes, no interior algarvio, entre o barrocal e a serra. Aliás, a sua designação vem do monte com o mesmo nome, por onde o casario branco sobressai.

Igreja Matriz de Querença - Loulé - Algarve © Viaje Comigo

Igreja Matriz de Querença – Loulé – Algarve © Viaje Comigo

Quem gosta de gastronomia, faz da paragem em Querença um passeio também pelos sabores algarvios, sendo os ensopados de javali e coelho, alguns dos pratos mais conhecidos, aos quais se juntam a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerém (papas de milho, que são muito tradicionais no Algarve). Mas, também poderá provar o chouriço, o mel e o medronho, produtos regionais que me aconselharam. Aliás, é aqui que existe a Festa das Chouriças, uma festividade muito tradicional, que acontece no terceiro domingo de janeiro.

Centro de Querença - Loulé - Algarve © Viaje Comigo

Centro de Querença – Loulé – Algarve © Viaje Comigo

No centro da aldeia, onde se ergue a alva Igreja Matriz (Igreja Nossa Senhora da Assunção) – do século XVI -, está também o posto de informação e um museu, o Pólo Museológico da Água, mostrando a importância da água nesta região. Também aqui, num largo que foi modernizado, está um cruzeiro antigo, rodeado por típicas casas algarvias.

– Está à procura de alojamentos no Algarve? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Igreja Matriz de Querença - Loulé - Algarve © Viaje Comigo

Igreja Matriz de Querença – Loulé – Algarve © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo