É em Belmonte que vai terminar a edição de 2019 do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa. De 27 a 30 de dezembro, o evento que levou mais animação às Aldeias Históricas de Portugal, despede-se com a Festa das Luzes e um programa de quatro dias com gastronomia, música, arte, visitas guiadas, oficinas, performances, etc. Um evento que tem como elemento condutor… a luz! – que traz histórias da tradição e cultura locais.
“Festa das Luzes” é também Hanukkah em hebraico, que assinala a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêucidas liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, conforme está descrito no Antigo Testamento. “Após a libertação do Templo, verificou-se que só havia azeite suficiente para manter a chama eterna acesa por mais um dia. Contudo, a chama ardeu durante oito dias, o tempo necessário para se fazer e consagrar mais azeite para o Templo”.
A “Festa das Luzes” é um evento que envolve toda a comunidade na preparação de quatro dias muito especiais: nos museus de Belmonte pode encontrar pulseiras realizadas pela Academia Sénior de Belmonte e Centro Escolar de Belmonte, alusivas ao evento; no Museu Judaico de Belmonte, Sinagoga Beit Eliahu, Belmonte Sinai Hotel, e Loja Casa da Judiaria pode ver a Exposição “Judaísmo e Arte: Histórias da Sala de Aula”, com trabalhos inspirados no Museu Judaico de Belmonte e interrelacionados com algumas obras do pintor judeu Marc Chagall, que resultam de um encontro entre a Empresa Municipal de Belmonte – Serviço Educativo e os alunos do 6.º B da Escola Secundária Pedro Álvares Cabral, no âmbito da disciplina de EV-ET.
PROGRAMA DA FESTA DAS LUZES | BELMONTE – 27 A 30 DE DEZEMBRO
Dia 27 de Dezembro (sexta-feira):
18h00 – Inauguração percurso de luz
Com obras de:
– Intervenção mural do colectivo espanhol Reskate
– dOp Amyna
– Verónica Calheiros, realizada em colaboração com a Académia Sénior de Belmonte e Centro Escolar de Belmonte
– Escuteiros de Belmonte
Entre outras…
Com momentos musicais da Escola de Música de Belmonte e Velvet Quintet
Local de encontro: Pelourinho de Belmonte
21h30 – Concerto Alma Nuestra
Local: Auditório da Santa Casa
Dia 28 de Dezembro (sábado)
10h00 – 18h00 – Mercadinho de produtos locais
Local: Largo do Pelourinho
10h30- Visita à adega e prova de vinhos. Workshop orientado pela Quinta dos Termos.
Local de encontro: Junto à Loja de Cidadão. Haverá transporte até à Quinta dos Termos, com comboio turístico.
*Lugares limitados a 30 pessoas. Inscrições: cultura@cm-belmonte.pt
15h00 – Workshop de gelados Artesanais: Os sabores mais doces de Belmonte.
Apresentação do Gelado da Luz. Criação de produto para a Festa das Luzes.
Local: Loja do Cidadão de Belmonte
Inscrições: cultura@cm-belmonte.pt
17h00 – Visita Guiada por Verónica Gonzalez, contadora de histórias, habitante de Belmonte, mas com origem em Buenos Aires, leva-nos por uma visita aos locais que a encantaram quando chegou à Vila.
Local de encontro: Junto Pelourinho de Belmonte
19h00 – Jantar Comunitário orientado pelo Chef Ornato Antunes, com a colaboração da Academia Sénior, que também participou na elaboração da ementa.
Local: Loja do Cidadão de Belmonte
*Lugares limitados a 30 pessoas. Inscrições: cultura@cm-belmonte.pt
21h00 – “Luzes que se acendem”, projecto de encenação comunitária por João Reis
Local de encontro: Pelourinho de Belmonte
22h00 – Concerto Velvet Quintet , com participação de alunos da Escola de Música de Belmonte
Local: Auditório da Santa Casa de Belmonte
Dia 29 de Dezembro (domingo)
10h00 – 18h00 – Mercadinho produtos locais
Local: Largo do Pelourinho
10h00 – Visita Guiada por Carlos Afonso, nascido e criado em Belmonte, fala-nos de Zeca Afonso e conta-nos histórias não tão conhecidas de Belmonte.
Local de encontro: Junto ao Pelourinho de Belmonte
11h00 – Worshop com o Chef Ornato Antunes: Sabores de Belmonte.
Local: Loja do Cidadão
Inscrições: cultura@cm-belmonte.pt
15h30 – Concerto da Banda Filarmónica de Caria
Local: Igreja Matriz de Caria
21h00 – Observação de Estrelas. Workshop dinamizado pela Associação ADM Estrela
Local: Castelo de Belmonte
*Lugares limitados a 20 pessoas. Inscrições: cultura@cm-belmonte.pt
Caso as condições atmosféricas não o permitam, esta acção não se realiza.
Dia 30 de Dezembro (segunda):
18h30 – Visita guiada por João Diogo, membro da Comunidade Judaica de Belmonte, leva-nos por uma visita aos segredos do judaísmo de Belmonte.
Local: Junto ao Pelourinho
21h00 – Visita teatralizada: A luz … terminamos com chá quente e expiamos as coisas más do ano passado com fogo.
Local de encontro: Junto ao Pelourinho
*Nos Museus de Belmonte pode encontrar pulseiras realizadas pela Academia Sénior de Belmonte e Centro Escolar de Belmonte, alusivas à Festa das Luzes.
* Em quatro espaços da Vila de Belmonte: Museu Judaico de Belmonte, Sinagoga Beit Eliahu, Belmonte Sinai Hotel, Loja Casa da Judiaria pode ver a Exposição Judaísmo e Arte: Histórias da Sala de Aula que resulta de um encontro entre a Empresa Municipal de Belmonte- Serviço Educativo e os alunos do 6ºB da Escola Secundária Pedro Álvares Cabral, no âmbito da disciplina de Ev-Et. Trabalho desenvolvido entre Outubro e Novembro de 2019, que promoveu o encontro entre Judaísmo e Arte. Foram trabalhados conteúdos do Museu Judaico de Belmonte e interrelacionados com algumas obras do pintor judeu Marc Chagall.
Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal
Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.
Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.
No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km. As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.