Spa at Banyan Tree Phuket Hotel, Phuket © Amazing Thailand © Amazing Thailand
Publicado em Dezembro 23, 2019

Massagem tailandesa é Património Cultural Imaterial da Humanidade

Ásia/ Tailândia

A Tailândia é conhecida por muitos encantos turísticos, mas também pelas suas massagens. Na última viagem a este país, em 15 dias, devo ter feito umas sete massagens, porque são de facto muito boas e a preços convidativos. E, desde o dia 12 de dezembro de 2019, a massagem tradicional tailandesa Nuad Thai passou a ser Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Agência das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência (UNESCO).

Conhecida pelo movimento lento aplicado não apenas com as mãos do terapeuta, mas também com os pés, joelhos, antebraços e até cotovelos, a massagem tailandesa Nuad Thai é normalmente feita no chão (em cima de um colchão semi-rígido) ou numa marquesa baixa, sem recurso à utilização de óleos, cremes ou qualquer tipo de gordura.

Buda reclinado de Wat Yai Chai Mongkhon, Ayutthaya, Tailândia © Viaje Comigo

Buda reclinado de Wat Yai Chai Mongkhon, Ayutthaya, Tailândia © Viaje Comigo

Grande Palácio Real Banguecoque Tailândia © Viaje Comigo

Grande Palácio Real Banguecoque Tailândia © Viaje Comigo

Quando estou em Portugal, vou matar saudades de uma boa massagem tailandesa a Matosinhos, ao Medithai – Centro Terapêutico de Massagens Tailandesa – que, além da massagem Thai, tem a massagem verbal, a massagem à cabeça e tronco, a facial, a massagem com óleos, a massagem aos pés, a massagem Lotus, a esfoliante e tem também banho turco e sauna, assim como as camas de água, ou seja, com pressão de água quente. A massagem Malai é a junção de movimentos que estimulam a circulação sanguínea e a linfa, prevenindo a retenção de líquidos.

De acordo com informação da UNESCO, as massagens tailandesas têm raízes no campo, tendo sido originalmente praticadas por curandeiros para aliviar as dores musculares causadas pelo trabalho na agricultura. Hoje em dia, após vários estudos, ficou provado que têm muitos outros benefícios, sendo recomendadas para tratar problemas de circulação, ansiedade, enxaquecas e insónias.

Esta recente distinção eleva para seis o número de Patrimónios da UNESCO já atribuídos à Tailândia: 4 culturais e 2 naturais.

Patrimónios culturais da Tailândia (4)

· Cidade Histórica de Sukhothai e Cidades Históricas Associadas (1991): Sukhothai foi a primeira capital do reino do Sião entre os séculos XIII e XIV e é considerada o berço da nacionalidade tailandesa. Tem mais de 200 monumentos, que refletem uma civilização avançada, marcada por inúmeras influências e antigas tradições locais. O “estilo Sukhothai” é uma das marcas culturais mais distintivas da Tailândia.

Sukhothai Historical Park © Amazing Thailand

Sukhothai Historical Park © Amazing Thailand

· Cidade Histórica de Ayutthaya (1991): fundada em 1350 AC., Ayutthaya tornou-se na segunda capital do Sião, depois de Sukhothai, tendo sido destruída pelos birmaneses no século XVIII. As suas ruínas, caracterizadas pelas torres de relicário e mosteiros agigantados, refletem o esplendor do passado, e uma das civilizações mais avançadas do sudeste asiático.

Wat Yai Chai Mongkhon, Ayutthaya, Tailândia © Viaje Comigo

Wat Yai Chai Mongkhon, Ayutthaya, Tailândia © Viaje Comigo

· Sítio Arqueológico de Ban Chiang (1992): Situada em Udon Thani, no Nordeste da Tailândia, Ban Chiang é uma localidade onde foram encontrados alguns dos mais importantes vestígios pré-históricos do Sudeste Asiático. Escavações recentes comprovam que a região já era habitada em 3600 AC, havendo importantes evidências de que a população local se dedicava à agricultura e ao fabrico e uso de metais, designadamente em bronze.

Ban Chiang Archaeological Site, Udon Thani © Amazing Thailand

Ban Chiang Archaeological Site, Udon Thani © Amazing Thailand

· Massagem Nuad Thai (2019) – A massagem tailandesa ou Nuad Phaen Boran é uma terapia curativa tailandesa que utiliza a massagem como forma de equilíbrio corporal. Além das mãos o terapeuta usa pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos, para fazer pressão, compressão e alongamento, no corpo do paciente. Esta técnica tem um objetivo mais energético que físico, utilizando manobras corporais que envolvem torções, compressões e alongamentos profundos, de forma a libertar pontos onde a energia vital está com o trânsito bloqueado. Proporciona, também, um aumento da flexibilidade dos músculos e articulações.

Patrimónios naturais da Tailândia (2)

· Santuários de Fauna de Thungyai-Huai Kha Khaeng (1991): Situado na província de Kanchanaburi e estendendo-se por mais de 600.000 hectares ao longo da fronteira de Myanmar, contêm exemplos de quase todos os tipos de florestas do sudeste da Ásia continental, com a particularidade de abrigarem uma variedade muito diversificada de animais, incluindo 77% dos grandes mamíferos, 50% dos grandes pássaros e 33% dos vertebrados terrestres encontrados na região.

Thungyai-Huai Kha Khaeng © Amazing Thailand

Thungyai-Huai Kha Khaeng © Amazing Thailand

· Complexo de Florestas de Dong Phayayen-Khao Yai (2005): estende-se por 230 km entre o Parque Nacional Ta Phraya, na fronteira cambojana no leste, e o Parque Nacional Khao Yai, no oeste. A região contém importantes ecossistemas de florestas tropicais, que podem fornecer um habitat viável para a sobrevivência a longo prazo de espécies em vias de extinção. Este local dá abrigo a mais de 800 espécies de fauna, incluindo 112 espécies de mamíferos (nas quais se incluem duas espécies de gibões), 392 espécies de aves e 200 espécies de répteis e anfíbios.

Cascata Heo Narok - Khao Yai National Park, Nakhon Ratchasima © Amazing Thailand

Cascata Heo Narok – Khao Yai National Park, Nakhon Ratchasima © Amazing Thailand

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo