Esplanada Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo Esplanada Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 14, 2018

Taberna Fio de Azeite, Belmonte, Portugal

Centro/ Gastronomia/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal/ Belmonte/ Restaurantes ]

Os petiscos portugueses são a base do restaurante Fio de Azeite, ao estilo de taberna, com o serviço numa esplanada que funciona todo o ano. Fica no centro histórico de Belmonte, mesmo em frente ao pelourinho da vila, que faz parte das Aldeias Históricas de Portugal.

Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Cozinha do Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Em breve, vai abrir uma sala no interior mas, entretanto, ao longo dos últimos anos, conseguiram manter a clientela fiel com a esplanada onde, no verão, há ventoinhas e, no inverno, têm os aquecedores – mantêm-se os toldos que tampam o sol quente e a chuva. A comida é que nunca pode faltar neste espaço de petiscos tradicionais, com produtos regionais, e alguns reinventados. À frente desta casa está o casal Manuel Matos e a esposa, a chef Maria João Pinto, com décadas de experiência na área da restauração. E que o espaço do lugar nunca seja impeditivo para aceitarem os pedidos… já que alugam outros espaços e fazem o catering para grande eventos.

Esplanada Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Esplanada Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Ementa do Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Ementa do Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

O menu vem escrito na lousa e há de tudo um pouco, dividido em petiscos, especialidades, menus para dois, snacks,e sobremesas. Comecei com os cogumelos panados, com tártaro, e foi uma bela maneira de iniciar a refeição. O molho tártaro estava excelente e misturado com os cogumelos, fica uma bela combinação. Ao mesmo tempo, vieram os croquetes de alheira com mostarda, que são outro dos petiscos que aconselho.

Resolvi parar nas entradas para ter barriga para o que tinha a seguir, que é uma das especialidades da casa: o bife de vitela com queijo da Serra. Na verdade, vinha mergulhado em queijo da Serra o que, para uma pessoa como eu – que adora queijo – é um verdadeiro desafio e só parei quando não havia mais queijo no prato. Estava delicioso!

Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Cogumelos panados com tártaro – Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Croquetes de alheira e mostarda – Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

E que outros petiscos há no Fio de Azeite para provar? Tábua de queijos com pão de azeite, alheira de caça com espinafres, ovos mexidos com farinheira, ambas panadas com molho de alho, tiras de porco com manteiga de ervas, misto de chouriça e morcela, salada fria de bacalhau e o pão de azeite com queijo da Serra e azeite.

Nos snacks, tem duas propostas como o prego em pão de azeite com batatas fritas; e o hambúrguer com queijo da serra e batatas fritas.

As especialidades, além do bife de novilho com queijo da Serra (que provei) há bife de atum com banana flambeada, bacalhau na chapa com migas de couve, polvo com azeite e alho, espetada de frango com molho de caril, hambúrguer no prato com espinafres, presunto e queijo de caba e lombinhos de porco com molho de mostarda.

Bife com queijo da Serra - Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Bife com queijo da Serra – Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Se está interessado em partilhar, tem a opção dos Menus para Dois:
– Menu Taberna (22€) com tiras de porco com manteiga de ervas, queijos da região, misto de chouriça e morcela; alheira de caça e batata frita
– Menu Fio de Azeite (27€) com grelhada de vitela, porco, frango e camarão; batata frita; salada e três molhos

Entre as sobremesas, escolhi uma das especialidades da casa e com produto da região, ou seja, a Requeijada de Belmonte. Mas, tem também tem a mousse de chocolate com azeite, a tarte de noz pecã, o brownie com gelado, a panna cota com coulis de frutos vermelhos e o cheesecake com manga e lima.

INFORMAÇÕES

Taberna Fio de Azeite
Morada: Praça da República 8, 6250-034, Belmonte, Portugal
Telefone: +351 275 912 170
Horário: domingo, 11h00 – 17h00; terça a sábado: 11h00 – 00h00
Página

Requeijada de Belmonte - Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Requeijada de Belmonte – Fio de Azeite, Belmonte, Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo