Todos os domingos, o hotel HF Ipanema Park, na cidade do Porto, serve um brunch, para se sentar à mesa e desfrutar de inúmeras propostas, sem pensar em horas e sem pressas. Das 12h30 às 16h00 pode ir provando o que quiser: de propostas frias – com saladas, carnes, queijos e sushi – a pratos quentes e uma mesa dedicada só à fruta e doçaria, onde não podia faltar… uma fonte de chocolate. Preparado para desfrutar?
O brunch é servido nas mesas com vista para o jardim e esplanada, no piso de entrada, mas afastado da porta, num espaço recatado e muito luminoso, com luz natural. Para começar da melhor forma o brunch do HF Ipanema Park, as boas-vindas são dadas com um cocktail especial: são mimosas, feitas com espumante e sumo de laranja, e servidas em copo alto.
Nota: quando fui experimentar o brunch no HF Ipanema Park, parecíamos poucos, no início (quando abriu às 12h30). Mas, foi chegando muita mais gente, – por volta das 14h00 estava 70% ocupado -, por isso, sugiro que façam reserva antes, para terem a certeza de que vão ter mesa.
Depois, de mimosa na mão, pode ir espreitar o que o buffet do brunch lhe propõe, sendo que está dividido em quatro secções. Uma delas só com frios, com salgados (com quiche e bolinhos de bacalhau), carnes frias e peixes frios (sushi também é uma das novidades, deste verão, neste brunch), saladas e queijos variados, acompanhados com pães ou tostas. Há uma outra só com pratos quentes, sempre com uma sopa, um prato de peixe, outro de carne e acompanhamentos diversos, com legumes, batatas ou arroz. Também há sempre massa esparguete, com molho de tomate.
Ora, e se o brunch é a junção de um pequeno-almoço tardio e um almoço, existe uma parte dedicada ao pequeno-almoço, com pães variados e pastelaria, como croissants e folhado de creme ou chocolate, brioches ou pão de leite. Há ainda iogurtes e cereais e, para quem gosta do pequeno-almoço típico inglês/americano, há ovos mexidos, bacon grelhado e feijão.
E existe uma mesa dedicada somente às sobremesas, com doces (muitos doces!) e frutas. Tanta coisa que somos obrigados a fazer escolhas difíceis. O que vou comer? Mas, já lá vamos!
Comecei por provar os bolinhos de bacalhau (pastéis de bacalhau) que estavam deliciosos e sim… tinham muito bacalhau! Depois o difícil é escolher entre as saladas: há uma proposta vegetariana, mas há uma outra salada Caesar, com frango, uma pequena “telha” com presunto e mostarda e uma espetada de tomate cherry e mozarella … Como vos disse foi difícil escolher, mas tudo em doses pequenas. E ainda tem os vegetais já preparados, para fazer a sua própria salada.
O salmão marinado (feito no hotel, disseram-me) e o sushi estavam muito bons e só não repeti a dose, porque havia tanto para experimentar que tive de escolher o que ia caber no meu estômago. E depois de ver o que havia na mesa dos doces, tinha de deixar um espaço grande para as sobremesas.
Experimentei a carne (rosbife com ananás grelhado) e o peixe (em espetada e com um molho muito saboroso), um bocadinho de cada, com acompanhamentos também para provar… as batatas com bacon estão deliciosas, assim como a courgete gratinada.
Os queijos são outro dos momentos de um buffet que gosto de apreciar calmamente. Tem diverso tipos de queijos, que pode escolher, e acompanhar ou não com compotas e/ou tostas e pães.
Numa outra mesa estão as bebidas, além das mimosas que são oferecidas mesmo antes de se sentar. Há sumo de laranja e outro sumo, água, chá gelado, e espumante que será servido à mesa, sempre que desejar. Além disso, tem as bebidas quentes tradicionais como chás, leite e cafés. Pode servir-se as vezes que quiser.
E eis que chegámos às sobremesas… que tentação! Existe muita fruta na mesa, já toda partida e pronta a ser servida, mas os meus olhos prendem-se na fonte de chocolate. Pego numa espetada de fruta e passo lá, na queda de chocolate… e não resisto em trazer uma mousse de chocolate (provavelmente das melhores que já comi) e um brigadeiro. Quem me conhece sabe que o chocolate é a minha maior perdição… mas existe outro bolo na mesa que também seduziu: foi a tarte de laranja com ovos, que era simplesmente uma maravilhosa doçura. Podia ter terminado mas a gula não me deixa e voltei à mesa para provar um dos macarons, que era excelente.
E o que havia mais? Donuts em miniatura, bolo de bolacha, bolo de café, panacotta, gelatinas, panquecas (com compotas variadas), gomas e chocolates M&M’s. Não vos disse que era uma tentação?!
Depois do café, a seguir ao brunch, se quiser continuar a relaxar neste hotel, pode ir até ao 15º andar do HF Ipanema Park e desfrutar da vista panorâmica sobre a cidade e dos cocktails, servidos no bar.
INFORMAÇÕES
Hotel HF Ipanema Park
Morada: Rua De Serralves, 124, Lordelo do Ouro e Massarelos, 4150-702, Porto, Portugal
Telefone: +351 225 322 121
Horário: Brunch todos os domingos, das 12h30 às 16h00
Preço do brunch: 24€ (com as bebidas mencionadas incluídas); gratuito para crianças até 2 anos; dos 3 aos 8 anos têm um desconto de 30%
Estacionamento gratuito
Site