Numa das minhas viagens pelas Aldeias Históricas de Portugal, passei ao lado de Mêda, no distrito da Guarda, e fiquei intrigada no que seria a torre no cimo de um monte de pedras gigantes. Há quanto tempo estaria ali aquela Torre do Relógio e qual a sua história? Subi ao monte para ver a vista.
Chegando ao topo, a vista é impressionante. Rodeada de casario, ergue-se num monte de pedras de granito, com vista para toda a cidade, a Torre do Relógio, a 760 metros de altura. Para chegar ao topo tem de subir algumas dezenas de degraus, que iniciam junto de uma fonte ainda em funcionamento – pode deixar o automóvel aqui estacionado.
Terá existido aqui um castro pré-histórico, mas o edifício que, hoje, vemos deriva de uma torre de vigia, construída na Idade Média, e que até foi apelidada de castelo, mas que nunca passou da torre que, no século XIX, passou a ter o relógio. Vários relógios, até.
Sabe-se que, no século XVII, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora da Assunção – e hoje está uma imagem da santa no topo. Tem também uma cruz, mais elevada, junto da torre.
A localidade de Mêda recebeu foral de D. Manuel I (1495-1521) a 1 de junho de 1519. No início do século XXI, a vila foi elevada a cidade (a 9 de dezembro de 2004).