Quem já segue o Viaje Comigo ha algum tempo sabe que, em Portugal, a região do Douro Vinhateiro é uma das minhas preferidas. E gosto de ir lá, pelo menos, uma ou duas vezes por ano. No mínimo! Para Tours em Portugal já sugiro há muito o trabalho da Oporto & Douro Moments e agora fui com eles fazer o tour do Douro Tradicional.
O programa começa e acaba no ponto de encontro que os participantes desejarem e onde estiverem alojados. A viagem foi feita numa carrinha grande e muito confortável e a primeira paragem – depois da nossa saída da cidade do Porto – é feita na muito típica aldeia de Provesende. Vamos à padaria local ver o forno antigo e provar o pão acabadinho de fazer. Ainda quente, barrámos uma fatia com manteiga para nos deliciarmos.
Além da padaria, no centro da aldeia, tem dois cafés e, aqui ao lado, está a Papas Zaide, restaurante bastante conhecido de Provesende, com a sua comida regional. Mas, hoje, só paramos para fazer uma prova especial: de moscatel, com laranja e mel. Uma conjugação boa, com vista para o Pelourinho e para a igreja da pitoresca aldeia. “O objetivo do tour Douro Tradicional é dar a conhecer o verdadeiro viver das pessoas da região duriense, por isso, começámos nesta aldeia típica de Provesende, e por algo tão português como é o pão”, diz-nos Sara Dias da Oporto & Douro Moments. Pelo caminho, a guia vai dando todas as informações que os visitantes pedem. E não são poucas as perguntas, mas Sara tem sempre a resposta na ponta da língua, ou não fosse este o seu dia-a-dia desde 2013.
Se a paisagem duriense já nos começa a encantar, a paragem obrigatória para as fotografias é num dos miradouros virados para o rio. Abeirámo-nos do de S. Cristovão do Douro e a partir daqui vemos os montes verdes, repletos de vinhas, e a curva do Douro e o encontro com o Pinhão. E é para lá mesmo que nos dirigimos para fazermos um passeio de barco rabelo.
E que delícia que é entrar no barco Rabelo – agora usados para passeios mas, em tempos, serviam para o transporte do vinho do Porto até às caves de Vila Nova de Gaia – e simplesmente aproveitar e apreciar toda esta beleza natural, com socalcos construídos pelo Homem e vinhas em crescimento, para gerarem as uvas que vão dar aquele que é considerado um dos melhores vinhos do Mundo.
Antes do almoço fazemos uma nova paragem na Estação do Pinhão para mais uma prova de vinhos. Dois portos para ficar a conhecer melhor e tempo para apreciarmos as histórias que nos contam os 24 painéis de azulejos da estação de comboios, que mostram os tempos de cultivo da região duriense.
Fazemos depois a estrada junto ao rio (é a Estrada Nacional 222, considerada uma das mais bonitas do mundo, para conduzir) com paragens para apreciar, mais do que uma vez, o correr do rio tão calmo que permite um reflexo perfeito.
O almoço deste tour do Douro Tradicional é feito na Quinta da Pacheca, em Lamego, onde também fazemos uma visita aos lagares e adega e participamos numa prova de vinhos, produzidos por esta quinta. O final perfeito do tour, antes do fim do passeio e do regresso a casa. Foi um dia fantástico!
Para mais informações sobre os passeios clique em Tours em Portugal ou envie e-mail para geral@viajecomigo.com