São 24 os painéis de azulejos que decoram as paredes exteriores da estação de comboios da vila do Pinhão. E o Viaje Comigo mostra todos aqui abaixo neste texto.
A estação foi construída no século XIX – os comboios chegaram em 1880, com a abertura do troço entre Ferrão e Pinhão – e os azulejos foram colocados em 1937, de forma a mostrar a paisagem e a vida nas vindimas e na região duriense.
Num total de 3047 azulejos (!), os mesmos são da autoria de J. Oliveira e foram feitos na fábrica Aleluia, em Aveiro. Entre quintas do Douro, a paisagens do cimo de montes, vindimadeiras, condução ao lagar, pipas nas embarcações e barcos rabelos, por exemplo, são algumas das imagem que aqui permanecem mesmo com o passar dos tempos. São como quadros que representam a vida da região duriense.
Saiba mais sobre a estação do Pinhão aqui, no Viaje Comigo. E veja mais abaixo os 24 painéis de azulejos que decoram esta pitoresca estação de comboios do Douro Vinhateiro.
Desafio 2017 – #57 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!
Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!