No Estado de Pernambuco, no Brasil, Olinda é um dos pontos mais turísticos e um dos mais bonitos também. Encanta com o seu casario colorido e todas as suas igrejas, conventos e mosteiros que mostram muito o legado português neste lado do mundo. Vizinha de Recife, Olinda é Património Cultural da Humanidade da UNESCO, desde 1982, e o local onde existe um Carnaval bem tradicional. E é do topo de Olinda, e dos seus miradouros, que consegue ter vistas deslumbrantes para parte do litoral pernambucano.
Sendo Olinda um local turístico, são muitas as lojas viradas para a venda dos produtos tradicionais. Apesar de poder fazer compras, e até com preços mais baixos, na Feira da Boa Viagem (perto da praia com o mesmo nome, no Recife), e no Centro de Artesanato de Pernambuco (frente ao Marco Zero), Olinda tem peças que mais ninguém repete, porque tem os seus próprios artistas e artesãos.
Em Olinda, visite o Mercado de Artesanato do Alto da Sé e o Mercado da Ribeira – e tem ainda muitas lojas e ateliês de artesãos, se quiser peças mais diferenciadas. Ao lado da Sé, e junto da Ladeira da Misericórdia, tem inúmeras barraquinhas com muita diversidade: desde pinturas, quadros, peças de cerâmica e até o Bolo de Rolo vai encontrar nas lojas, ou mesmo os divertidos livros de Literatura de Cordel. Leia mais sobre o que pode comprar em Olinda.
“És linda Olinda,
Mar verde feito esmeralda,
território histórico dos Quatro Cantos.
Vento forte a soprar as ondas que se quebram na praia.
Mal posso ver da Sé.
Espumas no ar e o sabor da maresia nos lábios dão uma sensação de conforto.
Farol a iluminar as noites de verão.
És linda, és Olinda”.
(Gleidson Melo)
O Carnaval de Olinda é uma das festas mais conhecidas da região. As ladeiras enchem-se com tanta gente que se deixa de ver o chão e há bonecos gigantes por toda o lado – se for fora da época do Carnaval, pode ver os bonecos na Embaixada de Pernambuco-Bonecos Gigantes de Olinda.
Fundada em 1535, Olinda era um local muito rico, como colónia, tendo até o apelido de “Lisboa pequena”. Foi sede do Brasil colonial, entre 1624 e 1625, e aquando das invasões holandesas muitas das igrejas, mandadas construir pelos portugueses, foram incendiadas. Veio depois a chamada Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses, e Olinda voltou a ser sede do Brasil colonial.
Apesar dos ataques dos holandeses ao património arquitetural, Olinda ainda mantém dezenas de igrejas, mosteiros e conventos, com muito valor histórico. Mesmo que vá só um dia a Olinda, e não tenha muito tempo, passe pela Catedral Metropolitana (Igreja) de São Salvador do Mundo, de onde tem vista para o litoral e muitas outras igrejas.
O QUE VISITAR EM OLINDA
1 – Alto da Sé
É o ponto mais turístico de Olinda. Por estar num sítio alto, tem uma visita maravilhosa e aqui está a Catedral Metropolitana (Igreja) de São Salvador do Mundo (1584), o prédio da Caixa d’Água (1934), o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Observatório Meteorológico. Aqui está um elevador panorâmico, com vista de 360 graus para a cidade. No Largo da Misericórdia estão a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Conceição (do século XVI) e a Igreja da Misericórdia, datada de 1540.
2 – Igreja do Carmo
Dedicada a Santo António é a mais antiga igreja da Ordem Carmelita no Brasil. Construída na Praça do Carmo no ano de 1580 e posteriormente restaurada.
3 – Convento de São Francisco
Em 1585, surge este que foi o primeiro edifício franciscano no Brasil. Abriga a Igreja de Nossa Senhora das Neves e três capelas, destacando-se a de São Roque, a mais antiga da Ordem Terceira no país.
4 – Seminário e Olinda / Igreja de Nossa Senhora da Graça
São locais datados do século XVI. Foi incendiado durante a invasão holandesa e reconstruído a partir de 1661, tornando-se uma prova da arquitetura quinhentista no Brasil. Está, neste momento, em reconstrução.
5 – Rua do Amparo
Tem diversas lojas, oficinas de artistas plásticos e artesãos, restaurantes, pousadas e bares.
6 – Rua Prudente de Morais
É muito conhecida pelo seu bonito casario. Pare para tirar as suas fotografias por lá.
7 – Igreja do Amparo
Datada de 1613, foi incendiada pelos holandeses em 1631. Em 1644, foi reedificada e a última restauração foi efetuada em 1992 – sobressaem os azulejos portugueses seiscentistas.
8 – Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Foi fundada na segunda metade do século XVII, através da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda, por pertencer aos escravos negros.
9 – Mercado da Ribeira
Foi construído entre o final do século XVII e o início do século XVIII. Tem diversas lojas de artesanato e oficinas.
10 – Museu do Mamulengo
Museu dedicado aos bonecos da América Latina.
11 – Museu de Arte Contemporânea
Fica na Rua 13 de Maio, num edifício onde funcionou uma prisão eclesiástica do século XVIII.
12 – Mosteiro de São Bento
Construído no século XVI, e reconstruído no século XVIII, devido ao incêndio na altura da invasão dos holandeses no século XVII. Abrigou por 24 anos a 1ª Escola de Direito do Brasil. Leia mais sobre este local e veja mais imagens aqui.
13 – Igreja de São Sebastião
Fica na Rua XV de Novembro e foi construída em louvor do Santo pelas graças alcançadas durante a epidemia de cólera, que atingiu muitas cidades brasileiras. Tem uma imagem do padroeiro, que foi levada de Portugal no século XVIII.
– RESTAURANTES: ONDE COMER EM OLINDA
No centro de Olinda, em Pernambuco (Brasil), está o restaurante Beijupirá com uma cozinha criativa, que pega na gastronomia regional e a mistura com outros sabores e culturas. Peixes e marisco podem estar em destaque, mas há de tudo um pouco.
O restaurante tem uma vista para um espaço verde, onde está inclusive uma mesa que fica por cima de um pequeno lago. Com muito calor, sabe bem estar no interior, com o ar condicionado, e mantemos a vista pela parede envidraçada do restaurante. Porque o restaurante fica abaixo do nível da rua tem duas hipóteses de se sentar à mesa: ou desce as escadinhas (para quem usa tacão alto, não é a melhor opção), ou então aproveita o elevador envidraçado que, numa viagem de um minuto, nos coloca à porta do restaurante. Leia mais sobre este restaurante, aqui.
HOTÉIS: ONDE DORMIR EM OLINDA
– Procura alojamento em Olinda? Pesquise aqui