No centro de Olinda, em Pernambuco (Brasil), está o restaurante Beijupirá com uma cozinha criativa, que pega na gastronomia regional e a mistura com outros sabores e culturas. Peixes e marisco podem estar em destaque, mas há de tudo um pouco.
O restaurante tem uma vista para um espaço verde, onde está inclusive uma mesa que fica por cima de um pequeno lago. Com muito calor, sabe bem estar no interior, com o ar condicionado, e mantemos a vista pela parede envidraçada do restaurante. Porque o restaurante fica abaixo do nível da rua tem duas hipóteses de se sentar à mesa: ou desce as escadinhas (para quem usa tacão alto, não é a melhor opção), ou então aproveita o elevador envidraçado que, numa viagem de um minuto, nos coloca à porta do restaurante.
Existem mais restaurantes Beijupirá na região e em todos eles vai encontrar um elemento comum e já muito conhecido para quem é cliente habitual: os Pratos da Boa Lembrança, pintados à mão, e que trazem uma receita. Estão na decoração por todo o espaço e ao saborear a sugestão, pode levar um prato para a coleção (noutra sugestão, o Brincante, ganha um boneco de Olinda). Todos os anos há um diferente.
“A casa de Olinda difere um pouco dos outros empreendimentos do Beijupirá (em Porto de Galinhas, Reserva do Paiva, Carneiros e Noronha), a decoração é mais clean e privilegia a paisagem dos telhados, casarios e coqueirais da cidade alta. Para ter acesso ao restaurante, um bondinho leva o cliente pela encosta do terreno íngreme da Pousada do Amparo, num dos pontos turísticos mais charmosos do Nordeste”, diz no site do restaurante.
Na ementa do Beijupirá de Olinda os peixes e mariscos são combinados com molhos e temperos de aromas complexos e saborosos. Como exemplo, um dos pratos, o Beijucanela: com filé de pescada amarela grelhado com canela e temperos indianos, banana flambeada e molho de tamarindo.
A ementa do Beijupirá é muito grande, com várias propostas em cada página (incluindo vegetarianas). As entradas são “O Abre Alas” e tem a Trouxinha de Charque, que experimentei. É um pastel recheado com charque e molho de caju à parte. Estava ótimo. Além disso, há croquete de charque, pataniscas, trouxinhas de aratu, faroeste, macaxeira crocante, caldinho de camarão, gratinado de camarão, entre outras entradas.
No prato principal provei o Camarulu, que traz camarões envolvidos em mel de engenho e arroz de maracujá. Um prato muito agradável com uma mistura de sabores exuberante. Existem muito mais pratos com camarão e entre eles está o Camarão Carmen Miranda que serve camarões cozidos no leite de côco com curry picante, cubos de abacaxi, banana e manga, acompanhados com pirão de frutas e arroz branco. Nas carnes, além do charque, e dos escalopes de filé mignon, está a tradicional carne de sol.
Na ementa, as sobremesas vêm em “Eu quero é doce!”. Desde a Aussuba (amar em tupy) que serve crepe de filhós, sorvete de tapioca, farinha de castanha, melaço e regado com cachaça; a Cartola de PE (banana, queijo manteiga, açúcar e canela); a Cartola de Deus (finas fatias de banana, com capa corante de açúcar e canela e sorvete de creme); Beijubocado (Bombocado de milho e côoco, com sorvete de café e calda de chocolate); até às frutas da época e muitos mais gelados. Como já tinha comido muito provei só um dos gelados e estava delicioso!
INFORMAÇÕES
Restaurante Beijupirá
Morada: Rua Saldanha Marinho, Amparo, Olinda, Pernambuco, Brasil
Telefone: +55 81 3439-6691
Site