No estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, o município de Bento Gonçalves propõe fazer e visitar os Caminhos de Pedra. O que são? Uma forma de contar (e perpetuar) a história dos imigrantes italianos na serra gaúcha, a partir de 1875 – ficando a conhecer como e onde viviam e o que construíram e plantaram nestas terras.
Desde 1987, altura em que foi feito o levantamento dos parceiros e participantes neste roteiro, foram-se juntando projetos que mostram a cultura dos imigrantes, que vieram morar para Bento Gonçalves.
Conta a história que os primeiros habitantes fizeram as suas casas debaixo de troncos de árvores gigantes ou com rochas. Uma forma de se aquecerem na fria serra e também de se protegerem dos animais selvagens. A história também assinala o facto de muitos imigrantes virem a caminhar até aqui, depois de saírem dos barcos, no litoral do território brasileiro. Incrível o que caminharam, não é?
São atualmente 15 os locais que fazem parte dos Caminhos de Pedra. Desses eu visitei estes cinco – além desses estabelecimentos, compõem os Caminhos de Pedra mais 43 outros pontos de observação externa do património arquitetónico e de paisagem.
1 – Casa da Ovelha
A Casa da Ovelha é dos locais que guarda as tradições da serra gaúcha e mostra, ao vivo, como a produção do leite de ovelha se transforma em produtos, desde alimentos a cosmética. Saiba mais sobre a Casa da Ovelha, aqui.
Em 2008, o antigo casarão recebeu a Casa da Tecelagem, propriedade da família de Justina Foresti, que mantém a produção de tecidos (mantas, tapetes, etc.), todos feitos manualmente em teares. Saiba mais sobre a Casa da Tecelagem, aqui.
A Erva Mate, uma planta muito comum na região, era conhecida e utilizada como bebida pelos índios, também chamados de bugres, que a chamava de Ca-á. O imigrante italiano, além de absorver o hábito de a consumir, agregou-lhe a tecnologia que permitiu a produção em grande escala. Saiba mais sobre a Casa da Erva Mate, aqui.
4 – Caminhos da Aventura Parque
O Caminhos da Aventura Parque é um sítio para se divertir, com muita adrenalina. E também um local para fazer uma pausa nos passeios, nos Caminhos de Pedra, e degustar os enchidos que aqui são servidos.
Saiba mais sobre o Caminhos da Aventura Parque.
5 – Pousada Cantelli
Uma casa de pedra que faz parte dos Caminhos, na serra gaúcha. Apesar de ter um aspeto de casa rural, por dentro, a Pousada Cantelli foi totalmente remodelada e tem tudo o que é moderno, desde a decoração aos eletrodomésticos.
Saiba mais sobre a Pousada Cantelli, aqui.
6 – Visita a uma vinícola
Como eu já tinha visitado duas no Vale dos Vinhedos – Cristofoli e a Miolo, acabei por não visitar nenhuma aqui. É algo muito importante a fazer nesta visita: provar os vinhos da região.
INFORMAÇÕES
Mais informações sobre os Caminhos de Pedra, aqui.
O Roteiro dos Caminhos de Pedra funciona todo o ano, das 9h00 às 17h30 (verifique sempre quais os dias de encerramento de cada local que vai visitar; estes horários poderão variar, por isso, verifique sempre no site oficial dos Caminhos)
ONDE DORMIR?
Fiquei alojada no Hotel Laghetto Viverone Bento, um hotel mesmo no centro de Bento Gonçalves.
– Procura outros hotéis em Bento Gonçalves? Pesquise aqui
Desafio 2017 – #298 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!