A Casa Erva Mate, em Bento Goncalves, no Rio Grande do Sul, no Brasil, é um local de história de uma das tradições mais vincadas na serra gaúcha.
A casa foi construída em 1889 (!), no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello e a edificação é tida como “um exemplo de um processo de aculturação”, diz na informação da mesma.
A Erva Mate, uma planta muito comum na região, era conhecida e utilizada como bebida pelos índios também chamados de bugres, que a chamava de Ca-á.
O imigrante italiano, além de absorver o hábito de a consumir, agregou-lhe a tecnologia que permitiu a produção em grande escala. Ou seja, foram construídos elementos que permitiram que o triturar e secar das folhas fosse mais rápido e em maiores quantidades.
No local, dentro do moinho, é feita a demonstração do processo de produção da erva-mate artesanal, com os históricos “soques” (barras de madeira que esmagam as folhas) movidos com o moinho de água.
É explicado ao visitante o ritual da preparação do tradicional chimarrão e pode prová-lo, se quiser.
Na loja tem uma grande variedade de produtos e artigos ligados à erva-mate. Desde os copos (cuia, porque é feito com o fruto da cuieira), as “palhinhas” de metal (bomba), por onde toda a gente bebe o mate, e ainda tem as termos (para manter a água quente) em “malas” de pele com frases e imagens/motivos ligados à cultura gaúcha. O que mais gostei foi dos “10 Mandamentos do Chimarrão”… o que me ri! Leiam! 😀
Desafio 2017 – #217 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens! viagens!