Em Bento Gonçalves, em Rio Grande do Sul, no Brasil, os Caminhos de Pedra são um percurso de tradições com vários locais para visitar. A Casa da Ovelha é um desses locais e mostra, ao vivo, como a produção do leite de ovelha se transforma em produtos, desde alimentos a cosmética.
Claro que, a parte que eu mais gostei, foi de estar junto das pequenas ovelhinhas e pegar numa delas. E se tivesse mais tempo teria participado nas atividades da quinta.
No edifício principal tem uma loja recheada com peluches e também com os produtos à venda, desde iogurtes e queijos, aos doces e produtos de beleza.
E como está a Casa da Ovelha ligada à história local e aos Caminhos de Pedra? “O laticínio carrega a cultura dos colonizadores italianos em sua essência”, é referido no site deste espaço, situado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
E adianta mais: “A indústria processa, aproximadamente 250 mil litros de leite por ano. Esta produção é transformada em iogurtes, doces, queijos e cosméticos.
A casa que abriga o laticínio proporciona uma viagem no tempo. Construído por imigrantes italianos, em 1917, o casarão de entrada do Parque da Ovelha mantém suas características originais. O prédio histórico é testemunha do desenvolvimento e da cultura local”.
Com as novas tecnologias, e investigação, a Casa da Ovelha procura ajudar a fomentar uma alimentação saudável e o cuidado com a pele. Assim, vende alimentos mais nutritivos, sem glúten e sem lactose, além de cosméticos hidratantes.
No Parque da Ovelha pode ficar a saber como é o processo de produção de uma forma global. E pode participar nas atividades diárias, como ajudar na amamentação de pequenas ovelhas, tosquia, passeio de trator, ordenha, pastoreio com o Cão da raça Border Collie, etc.
Todas as visitas incluem: informação histórico-cultural, visita ao processo de produção e degustação de alguns produtos da marca.
INFORMAÇÕES
Casa da Ovelha
Rodovia Linha Palmeiro, 400, Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul, 95714-000, Brasil
Telefone: +55 54 3455-6320
Horários: segunda-feira das 09h30 às 17h30 (loja); última entrada para o Parque às 16h15
Preços no site
Desafio 2017 – #222 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens! viagens!