O Buda Deitado (Wat Chayamangkalaram) que existe na ilha de Penang, na Malásia, está dentro de um templo budista tailandês, que foi construído em 1845. Uns dizem que é o terceiro maior Buda Deitado do mundo, com 33 metros de comprimento, mas outros dirão que é o 14º maior. A entrada é livre e tem de deixar os sapatos junto da porta.
O templo tem outras estátuas no exterior, mas não as consegui ver a todas, porque estava a chover a potes quando esteve a visitar. O Buda Deitado está rodeado de dezenas de estátuas de Budas, todos em diferentes poses.
Atente nos pormenores da almofada de Buda Shakyamuni, que descansa no seu leito, na frente e principalmente por detrás. Muito bonita a pintura.
Se caminhar para as traseiras da grande estátua deitada vai descobrir inúmeros potes de cerâmica. São todos muitos bonitos, mas marcam a partida de alguém. Ou seja, guardam as cinzas de pessoas falecidas e que aqui estão junto de Buda, que também significa que, ao estar deitado, está morto e está em descanso.
A sua pose – o Buda está deitado sobre o o seu lado direito e com a mão a segurar a cabeça – significa “Mahaparinirvana” (Iluminação ou Alcançar do Nirvana). Um meio-sorriso sereno é refletido na sua cara.
Li aqui que esta estátua não é suposto evocar tristeza. Pelo contrário, a serenidade que transmite encoraja “para se iluminar e alcançar a libertação dos sofrimentos que caracterizam o ciclo do renascimento”.
A construção do templo partiu de um monge budista, que tinha vindo da Tailândia. Reza a história que ele gostava de laksa e é por isso que muita gente vem aqui deixar como oferenda laksa, uma sopa tailandesa. Tem, também, muitos sacos de oferendas para os monges budistas.
Mesmo em frente a este está um outro templo, mas birmanês, o Dharmikarama – com um Buda em pé e mil pequenas estátuas de Buda nas paredes.
INFORMAÇÕES
Buda Deitado (Wat Chayamangkalaram) ou Reclining Buda
Morada: Lorong Burma, 17, Penang, Malásia
Desafio 2017 – #275 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!