Em George Town, na ilha de Penang, na Malásia, o Forte Cornwallis, é um dos seus ex-libris. Começou a ser construído em finais do século XVIII, pela britânica Companhia East India, e terminado em 1810.
É o mais antigo forte da Malásia e que ainda se mantém como foi construído. Algo facilitado pelo facto de nunca ter estado no centro de combates, durante sua história operacional. Assim, o monumento sempre teve uma função mais administrativa do que defensiva. Não obstante, tem vários canhões em redor da muralha.
O seu nome advém do então Governador-Geral de Bengal, Charles Cornwallis, 1º Marquês Cornwallis, que também estiveram envolvidos na Guerra de Independência Americana.
Em 1882 adicionaram um farol com 21 metros de altura, que parece parte de um barco – é o segundo farol mais antigo da Malásia, depois do Cape Rachado, em Malacca – e que foi renovado em 1914 e 1925.
Desafio 2017 – #296 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!