Formentor, Maiorca Formentor, Maiorca © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 18, 2017

O assalto e o acidente, em Maiorca

Espanha/ Europa [ Ilhas Baleares/ Maiorca/ Uma fotografia por dia... ]

Todos os viajantes têm histórias de assaltos ou tentativas de assaltos para contar. A minha nem foi muito má, já que tive assaltantes bonzinhos. Aconteceu em Palma de Maiorca, há uns 12 anos, quando decidi alugar um carro e ir conhecer o norte da ilha.

Quando cheguei ao Cap de Formentor, com aquela vista que podem ver na fotografia, fiquei deslumbrada. Não pensem que Palma de Maiorca é só praia e copos – também é, mas não é só!…

Nunca mais me vou esquecer que aluguei o carro mais barato possível. Um twingo amarelo desacapotável, de travão perro e acelerador e volante descontrolados. Mas não interessava. O que interessava é que ia ser o meu meio de transporte para conhecer praias virgens – com as dicas do senhor que nos alugou o carro – e montes com vistas panorâmicas.

Num dos três dias de aluguer da viatura, fui até ao norte da ilha. O guia de Maiorca está já no Viaje Comigo e podem ter lá mais ideias para as vossas viagens.

Formentor, Maiorca

Formentor, Maiorca © Viaje Comigo

“No extremo norte da ilha, deslumbre-se com o Cap de Formentor. Esta estreita língua de terra, a península de Formentor, é rodeada de altas arribas. Com estas condições, é natural que seja este o local que muitas aves escolhem para nidificar e é também um local de pausa para quem gosta de observar as aves no seu habitat natural.

O ponto mais alto de Formentor, Fumart, fica a 384 metros acima das águas do mar. Pela estrada da ilha, vai encontrar o Mirador des Colomer, com vista para o mar. Aproveite a panorâmica, a partir da torre de guarda da Talaja de Albercutx, do século XVI”.

Foi precisamente quando decidi visitar uma das montanhas mais altas que deixei a mochila dentro do carro e só levei a máquina fotográfica comigo. Erro crasso, dizem vocês. Mas, e se vos disser que não estava lá ninguém? (Pensava eu!)

Olhei em redor e não estava mais nenhum carro estacionado. Aliás, não se via vivalma à minha volta. Subi ao monte e quando desci… o carro estava destrancado. “Estranho”, pensei eu, “era capaz de jurar que tinha fechado com a chave!”.

Olhei e a mochila estava lá no chão do carro, onde a tinha deixado. Olhei à minha volta e nada… nem ninguém. Entrei, abri a mochila e o dinheiro… puff, sumiu-se. O dinheiro (uns 30 euros) e o tabaco (sim, na altura ainda fumava) tinham levado, mas definitivamente eram ladrões bonzinhos porque deixaram tudo o resto, incluindo os documentos!

Lição aprendida! Mesmo que achem que ninguém vos está a ver, não deixem nada de importante dentro dos carros. E a lição não é só para viagens, é mesmo para o dia a dia!

A caminho de Formentor - Maiorca

A caminho de Formentor – Maiorca © Viaje Comigo

Ainda meia abananada com o que tinha acontecido – sim, porque alguém estava ali a observar-me, a esperar que deixasse o carro e subisse à montanha, para me roubar – decidi continuar viagem e ir visitar outra montanha de Maiorca.

A meio do caminho, começou a chover torrencialmente. Muito mesmo! Um verdadeiro dilúvio. De tal maneira que eram rios de água que desciam a montanha, na estrada aos “esses”, e com proteções em algumas (!) curvas com troncos de árvores.

Numa das curvas – ainda hoje não percebo como! – perdi totalmente o controlo do carro no meio de um lençol de água. Nem o travão me obedecia, nem tão pouco o volante. Fui sempre em frente, sem poder fazer nada.

Foram segundos, mas pareceram horas, à medida em que me via a ir ao encontro do tronco. Pum! Destruí a frente do carro toda. Deixem-me dizer-vos que foi o meu único acidente!

Outra lição aprendida: os desastres não acontecem só aos outros e mais vale fazer o seguro contra todos os riscos. Eu tinha feito e foi o que me valeu. Não me magoei no embate e afinal foi só chapa amolgada.

Umas horas mais tarde, a pensar no que tinha sido o meu dia, já me ria… Mas estava quase a rezar para que não acontecesse mais nada! 😀

Mesmo com tudo isto, deu para aproveitar as montanhas e as praias de Maiorca e trazer muitas e boas recordações!

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #18 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Praia e barco, Maiorca

Praia e barco, Maiorca © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo