Na Andaluzia, no sul de Espanha, Écija é uma das cidades que faz parte dos Caminos de Pasión. A sua praça central, apelidada por todos como “Salón”, prova a antiguidade destas terras. Bem, hoje em dia não será bem assim… mas passo a explicar porquê. Nessa que é a Praça de Espanha foram encontradas inúmeras ruínas da época romana. Os vestígios foram guardados no museu e a praça foi remodelada, tornando-se até um pouco… despida. Assim, é a percorrer as ruelas de Écija que vai reencontrar a sua História.
Écija foi fundada no século VIII a.C., no entanto, o seu desenvolvimento verificou-se durante a dominação romana, quando acontece sobretudo no ano 14 a.C. com a Colonia Augusta Firma Astigi – uma grande cidade, de ruas pavimentadas, junto a uma ponte que cruzava o rio Genil com a Via Augusta.
Depois da queda do Império Romano, Écija continuou a ser um importante centro cultural e religioso durante as eras Visigóticas e Árabes. A riqueza destes terras foi realçada durante esses tempos, tendo-lhe dado o nome de Madinat al-qutn (A Cidade do Algodão). Écija foi também sempre considerado um local muito importante pela produção de azeite.
Em 1240, a cidade foi conquistada por Fernando III e repartida pelos povoados castelhanos, muitos deles nobres, militares e da Igreja.
Durante o século XVIII – o apelidado de século de Ouro de Écija – são feitas construções civis e igrejas, sendo o centro histórico uma importante mostra do barroco andaluz, dando ainda atualmente uma riqueza patrimonial excecional. São muitos os palácios que mostram essa riqueza, com as suas bonitas fachadas. Se puder, entre no Palácio de Justiça para ver o seu bonito pátio andaluz.
Nesta área existem muitos locais com criação de cavalos e Écija é, aliás, conhecida como a Cidade dos Cavalos. Fomos visitar a Yeguada Cárdenas (+34 954 831 062) com quase 200 cavalos com a “pura raça espanhola”. Aqui, visitamos o Fuego de Cárdenas, com 18 anos, que é um cavalo campeão olímpico e mundial. Em Écija vai também encontrar escolas de equitação, mas não é o caso desta cuja função é a criação e treinamento de cavalos.
O QUE VISITAR EM ÉCIJA
– Palácio de Benamejí – Museu Histórico Municipal
É um palácio do século XVIII e está classificado como Edificio de Interesse Cultural. É também tido como uma das obras mais importantes do barroco civil na Andaluzia. Atualmente, é a sede do Museu Histórico Municipal.
Este museu está dividido por várias secções, como Pré-História, Idade Média e Roma, entre outras. Nesta última, pode ver a reconstrução de mosaicos, esculturas e pinturas. Muitas das peças são da área de Écija.
O edifício conta com um jardim central, no interior, e um restaurante com esplanada. Tem as portas abertas para o jardim com árvores e uma fonte. O museu é muito interessante também para os mais novos com explicações muito acessíveis e a entrada é grátis!
No Museu, na área romana, está um estátua em destaque, sendo anunciada como uma das mais bem preservadas do mundo. Estão também expostos e os mosaicos romanos que foram encontrados em casas, durante as escavações.
Aliás, foram incríveis os descobrimentos que se fizeram na Praça de Espanha. Nos anos 90, quando escavaram a praça para as obras de um parque de estacionamento, encontraram – entre 1997 a 2004 – um património enorme, com séculos de antiguidade, que conservaram neste museu.
– Museu Casa Palacio de los Palma
Este edifício é dos séculos XVI e XVIII e é uma casa privada (de uma família de Sevilha) que serve, hoje em dia, de casa-museu, com mobiliário, obras de arte e arquitetura das épocas referidas. Tem vários salões diferentes, com obras de arte expostas, um pátio, um jardim e até um pequeno espaço de capela. Fica mesmo junto à Igreja Mayor de Santa Cruz.
Entrada: 3 euros
Horário: 10h00-14h00, de tarde só com visitas marcadas (+34 95 590 20 82)
MAIS LOCAIS A VISITAR:
– Palacio de Peñaflor
– Palacio de Valhermoso
– Palacio de Justicia
– Palacio de Santaella
– Casa Palacio de los Pareja
– Casa del Gremio de la Seda
– Igreja de Santa Cruz e Museu de Arte Sacra
É de onde sai a procissão durante a Semana Santa e, no interior, tem um túmulo datado do século V.
– Igreja de Santa Maria e Museu Paroquial
– Igreja de la Limpia Concepción de Nuestra Señora (Los Descalzos)
É dos séculos XVII-XVIII e o nome do antigo convento das Carmelitas.
Estilo barroco máximo expoente. Peça previamente na oficina de turismo para visitar o interior (agende se possível a sua visita).
– Igreja de São João Batista
– Igreja de Santiago
– Igreja de San Gil
– Igreja de São Francisco
– Igreja de la Concepción Hospitalito
– Igreja de Santa Bárbara
– Igreja de Santa Ana
– Igreja de Nossa Senhora da Vitória
– Igreja de S. Felipe Neri
– Igreja de Nossa Senhora del Carmen
– Convento das Florentinas
– Convento de Santo Domingo
– Convento das Irmãs da Cruz (Capuchinhos)
– Convento das Teresas (Igreja de S. José)
– Real Mosteiro de Santa Inês
– Ponto arqueológico “El Picadero”
– Mercado de Abastos
ONDE COMER EM ÉCIJA
Dentro do Palácio de Benamejí, que é casa do Museu Histórico Municipal, está o moderno e artístico Restaurate Las Ninfas. Tem esplanada e salas interiores, onde serve a gastronomia espanhola.
Tem pratos para picar, com tapas, e outros mais completos para degustar (com pratos vegetarianos também), pratos para partilhar, saborear e terminar com a sobremesa doce.
Em Écija é típica a “Sopa de Gato”, uma variante da sopa de alho a que se junta pimentos e tomate. Outros pratos típicos: rabo de boi, espargos e os flamenquines (os rolinhos panados de carne, com queijo e fiambre).
EVENTOS ANUAIS EM ÉCIJA
Janeiro
– Concerto de Ano Novo
– Cabalgata dos Reis Magos
– Procissão de San Pablo, Padroeiro de Écija
Março
– Via Crucis de Quaresma
Abril
– Festa da Primavera
– Semana Santa
Maio
– Cruz de Maio
– Procissão infantil das Cruzes de Maio
– Saída da Irmandade del Rocio
Junho
– Corpus Christi
– Procissão do Sagrado Coração de Jesus
– Canoagem no rio Gentil Batán-Écija
Julho
– Festival de Flamenco
– Ciclo de Música nos Palácio de Écija
– Festas em Honra da Virgem del Carmen
Agosto
– Noites culturais
– Cinema na Casa da Juventude
Setembro
– Festa Real de Écija
– Jornadas Nacionais dos Cavalos Hispano-Árabes
Dezembro
– Atos da Imaculada Conceição
– Concertos Zambomba Flamenca
– Procissão Pastorcito Divino
– Concerto de Natal