Em Djerba, na Tunísia, o Museu de Guellala (ou Museu das Artes e Tradições Populares de Djerba) é o local a visitar se quer ficar a saber mais sobre a História e as tradições locais. O Viaje Comigo foi visitá-lo.
O Museu de Guellala tem mais de 400 metros quadrados de representações da culturalidade da Tunísia. Em várias salas, mostra os trajes de Djerba, assim como os rituais de casamento ou outras festas locais, mostrando os costumes e tradições, artes e ofícios.
Em vários cenários, com representações, é-nos dado a saber como se prepara um casamento tradicional. Quanto dias decorre, o que oferecem os convidados, como se prepara a noiva, etc
E de facto aprende-se muito, aqui!
Segundo as mais antigas tradições (claro que já nem toda a agente o faz!), um mês antes do casamento, a noiva fica fechada dentro de casa para ficar o mais branquinha possível. Um familiar acompanha a noiva, enquanto o corpo é coberto com mel e era lavado várias vezes. Tudo para ficar com a pele branca e macia.
Diz o ditado local: “uma mulher pálida sempre encontra marido”.
Antes de existir a moderna depilação (que ainda assim parece bastante primitiva, hoje em dia), as noivas também ficavam em casa para fazer a depilação… e os bonecos-personagens mostram também quão doloroso era! Antigamente era feito com uma mistura de limão e açúcar!
O início desta “viagem”, pelas tradições locais, começa com cenários que mostram a preparação das comidas, para a grande festa de casamento, e com a música tradicional de fundo. Os artistas também lá estão com bombos, espadas e cantores. As festividades dos casamentos locais podem durar até cinco dias.
Neste museu são apresentados muitos trajes e vestidos de casamentos, de diferentes regiões, de norte a sul da Tunísia.
Curiosidades: em Djerba, nos casamentos ainda tradicionais, só no último dia da festa a noiva descobre o seu rosto!
Um familiar chegado coloca notas junto da cabeça da noiva, que representam abundância e prosperidade.
Além das salas do edifício principal, encontra representações exteriores, onde pode encontrar um dromedário de verdade, a exemplificar o seu trabalho nos campos.
Há módulos sobre a música local, sobre o artesanato, a gastronomia, pinturas, arquitetura e até uma galeria de caligrafia.
À saída, vai encontrar uma loja onde as peças com mosaicos são as que mais sobressaem, mas também muitos quadros com pinturas de cenários da ilha de Djerba. Logo no edifício principal tem ainda uma loja de recordações e quiosque com venda de souvenirs, postais, ímanes, etc.
No exterior tem um café e restaurante e uma esplanada com vista panorâmica que se estende até ao mar. Vale a pena passar por lá!
INFORMAÇÕES
Morada: Route du musée – 4155 Guellala – Djerba
Telefone: +216 75 76 11 14
Entrada: 3 dinares
Horário do Museu: 08h00-18h00 (inverno); 08h00-21h00 (verão)
Horário do Café-Restaurante: 08h00-02h00 (inverno); 08h00-04h00 (verão)
O VIAJE COMIGO viajou a convite do Operador Turístico Travelers, com o apoio da Tunisair e do Turismo Nacional da Tunísia.
Saiba mais sobre a Tunísia, no Viaje Comigo. Leia aqui.