São ruínas a norte da Tunísia e são tudo o que resta de um grande império da Antiguidade. No norte de África, Cartago foi uma antiga cidade, perto de Tunes, que foi alvo de disputas durante muitos séculos.
Fomos visitar os banhos romanos Antoninos, do século II d.C. (entre 145 e 162 d.C.), com muitas salas quentes e frias e ginásio… já naquela altura eles sabiam cuidar dos corpos. Eram uma espécie de Spas da Antiguidade.
São os terceiros maiores banhos no Mundo, depois dos de Caracalla e Diocletian. Sofreram alguma destruição, devido a várias guerras e um terramoto, e as ruínas ficaram soterradas até às escavações de recuperação, por volta de 1945.
Os banhos têm um plano simétrico e é possível caminhar por debaixo dos arcos e junto dos canais de água que faziam as salas quentes e frias, destes banhos Antoninos.
Os banhos Antoninos – são assim chamado por homenagem a Antonino Pio – foram construídos à beira-mar após um incêndio que devastou a cidade no II século. São edifícios que mostram o poder e a grandeza desta cidade e são os maiores banhos termais em África e os únicos dos quais ainda restam ruínas.
No final do século IV, um terramoto destruiu parte dos banhos e, no início do século V, houve um abandono do local. As ruínas estão espalhadas num terreno de cerca de 200 metros ao longo da costa.
No entanto, o Parque Arqueológico de Cartago, classificado pela UNESCO, envolve muitas outras ruínas. É o caso das Villas Romanas, dos edifícios com colunas, dos quarteirões Byrsa, do anfiteatro de Cartago, do santuário de Tofet, da basílica cristã Damus Caritas e dos antigos portos Púnicos (dos século V e IV a.C.), entre outros pontos de interesse.
Cartago foi fundada por colonizadores fenícios Tiro (antes de 814 a.C.). De facto, na Antiguidade, a sua importância era tão grande que acabou por motivar várias guerras (três guerras Púnicas) pela disputa e controlo do Mar Mediterrâneo nesta área. A cidade acabou por ficar destruída em 146 a.C.
Em 1979, a UNESCO declarou o Sítio Arqueológico de Cartago Património da Humanidade.
INFORMAÇÕES
Telefone Termas Antoninas: +216 71 730 261
Horário: 8h30-17h00 (16 de setembro a 31 de abril); 8h00-19h00 (de 1 de maio a 15 de setembro)
Preço: a partir de 5 dinares. Os bilhetes podem abranger a visita a vários sítios arqueológicos.
O VIAJE COMIGO viajou a convite do Operador Turístico Travelers, com o apoio da Tunisair e do Turismo Nacional da Tunísia.
Saiba mais sobre a Tunísia, no Viaje Comigo. Leia aqui.