Gumelo Djamor
Publicado em Junho 17, 2015

Cogumelos Gumelo Djamor

Shopping

Sim, são cogumelos diferentes e cor-de-rosa estes da empresa portuguesa Gumelo, que criou a produção a partir de borras de café e vende-as em caixas que qualquer um pode ter em casa.

O Gumelo Djamor – o cogumelo rosa pronto-a-crescer – é um dos muitos gumelos que a empresa de Almeirim está a lançar no mercado. Uma forma fácil e ecológica (e até divertida) de cultivar em casa.

Gumelo Djamor

Gumelo Djamor

Para Tiago Marques, um dos fundadores da Gumelo, “estes cogumelos, para além de serem as novas “flores” (úteis para oferecer em todas as ocasiões), apresentam um visual único e muito decorativo (cor-de-rosa) e ainda têm uma finalidade prática pois podem ser degustados frescos”.

Os cogumelos da espécie Pleurotus djamor têm um aroma suave, discreto e uma coloração natural única, que lhes confere um grande impacto visual e decorativo.

Para começar o processo de produção do Gumelo Djamor basta abrir a caixa, cortar o plástico e vaporizar o conteúdo com água para que os cogumelos iniciem o seu desenvolvimento.

Gumelo Djamor

Gumelo Djamor

É ver para crer.

Alguns dias depois surgem os primeiros cogumelos. Depois de colhidos, podem ser cozinhados frescos ou guardados no frio durante alguns dias, antes de os usar.

O substrato da Gumelo é constituído exclusivamente por borra de café. Ou seja, a criação destes cogumelos transforma o que era desperdício num alimento de alto valor nutritivo.

Ao mesmo tempo, durante o processo de crescimento do cogumelo, a borra de café torna-se num resíduo biodegradável de impacto reduzido.

O Gumelo Djamor é comercializado em www.gumelo.com, em lojas gourmet, lojas de presentes e em concept stores.

Gumelo Djamor

Gumelo Djamor

COMO COMEÇOU A GUMELO?

Começou em 2009, quando João Cavaleiro, biólogo de formação, teve acesso a informação científica, com origem num estudo desenvolvido no México, que despertou a sua paixão pela produção sustentável de cogumelos.

Dois anos depois, João e dois amigos de infância, Tiago Marques e Rui Apolinário, fundam a Gumelo em Almeirim e lançam o “Eco Gumelo”, atualmente com o nome “Gumelo Original”. Um cogumelo gourmet pronto-a-crescer, produzido a partir de borras de café, que chegou ao mercado em setembro de 2012.

Depois disso surgiram outros como o “Eco Gumelo Citrus”, atualmente denominado “Gumelo Citrus”, o “Pre Gumelo”, o cogumelo pronto-a-cultivar, que permite acompanhar a evolução desde a sementeira até à colheita, a linha infantil com “O Meu Primeiro Gumelo” e o rosa Gamelo Djamor.

A Gumelo já tem vindo a acumular alguns prémios nacionais (“Produto do Ano 2014” e “Food & Nutrions Awards”, vencedor categoria Produto Inovação) e internacionais (“SIAL Innovation” (Paris), terceira classificada desta edição do certame, que contou com mais de 1700 produtos, e ainda o primeiro lugar na categoria Frutas e Produtos Hortícolas, e no “IFE – The International Food & Drink Event” (Londres), distinguida como um dos “Top 100 best new products”.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo