É na Lourinhã que está o Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro. Como já se sabe, a história de Portugal é riquíssima. E muito dela se fez com disputas territoriais. Todos os anos são recriadas batalhas que foram importantes para a história nacional e, em muitos locais, estão guardadas peças que marcaram esses tempos.
Que me desculpem as minhas professoras de História, mas não fixei o nome de todas as batalhas importantes durante as invasões francesas. Recordo-me de ter feito um trabalho sobre a Quinta do Fojo (com campos de golfe, hoje em dia), em Vila Nova de Gaia, onde estiveram aquarteladas as tropas inglesas.

Recriação da Batalha do Vimeiro – DR
Mas, foi no Vimeiro, na Lourinhã, que aconteceu uma das maiores batalhas em solo nacional, entre as tropas luso-inglesas e as francesas, em 1808. Foi de tal forma importante que foi criado, junto do campo onde se deu o confronto, o Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro.
No edifício pode visitar a herança cultural das Guerras Peninsulares e Campanhas Napoleónicas, com exposição de diversas coleções, desde peças arqueológicas, artefactos, documentos da época, entre outras.
O centro tem também um enorme vidro por onde se avista o campo original de batalha – e onde usualmente se fazem recriações dos confrontos entre as tropas.

Recriação da Batalha do Vimeiro – DR

Recriação da Batalha do Vimeiro – DR
Para tornar a visita mais interessante, e passear um pouco pelas redondezas, pode seguir o roteiro do percurso pedestre “PR3 – Pelos caminhos da Batalha do Vimeiro”.
O Centro Interpretativo é o ponto de partida para este circuito, que percorre locais ligados à batalha. É uma caminhada, por mais de 17 quilómetros (sim é grande, mas pode fazer só algumas partes) e passa por povoações que foram palco de combates entre o exército luso-inglês, contra o invasor francês, com Junot como representante de Napoleão.
Ainda no Vimeiro, vai encontrar edifícios que serviram de aquartelamento aos oficiais luso-britânicos. Outro ponto de interesse local é a estátua Ao Soldado da Guerra Peninsular, que está na entrada da povoação.

Exposição do Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro – DR
O Centro Interpretativo foi inaugurado em 2008, durante as comemorações do Bicentenário da Batalha do Vimeiro. Por norma, assinala-se a data, com a recriação da batalha e com as tropas estacionadas no campo junto do Centro.
O espaço inclui uma biblioteca (com publicações especializadas, para investigadores e estudantes, publicações de época e obras de referência para o estudo da temática da Guerra Peninsular, arqueologia militar, período napoleónico, entre outros temas), um auditório e uma loja. Nesta loja, encontra produtos relacionados com a Batalha do Vimeiro, livros, ilustrações, miniaturas, entre outros artigos.

Recriação da Batalha do Vimeiro – DR
ENQUADRAMENTO HISTÓRICO
As Guerras Peninsulares marcaram a história de Portugal entre 1801 e 1814. Com o avanço de Napoleão pela Europa – obstinado a ocupar todos os territórios – Portugal tentava manter-se aliado de Inglaterra, mas sem ferir o orgulho francês. Obviamente que essa neutralidade não durou muito tempo… e quando Espanha se tornou aliada de França aconteceu a primeira invasão em território português, em 1801.
Nos anos seguintes, a política portuguesa continuou pró-inglesa e, por isso, em 1807 as tropas francesas sob o comando de Junot invadiram Portugal. Seria a primeira de três invasões francesas – em 1809 com Soult e, em 1811, com Massena.

Recriação da Batalha do Vimeiro – DR
A Batalha do Vimeiro foi travada a 21 de agosto de 1808 e é considerada um importante ponto de viragem nas Guerras Peninsulares, já que pôs um ponto final à Primeira Invasão Francesa, que tinha sido iniciada em 1807, com as – até então – invencíveis tropas napoleónicas.
Do lado dos portugueses, estavam as tropas inglesas sob o comando de Arthur Wellesley (que ficará conhecido como Duque de Wellington). Com inferioridade de militares e perante táticas infalíveis de ataque, Junot foi obrigado a render-se.

Exposição do Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro – DR
INFORMAÇÕES
Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro, Rua do Monumento, 17, Vimeiro, Lourinhã, Portugal
Telefone: (+351) 261 988 471
Horário: terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30, das 14h00 às 17h30. Encerra às segundas-feiras e feriados.
Entrada: grátis
Se marcar previamente pode agendar visitas orientadas à exposição permanente.
Este texto foi também publicado no Lifecooler.

Recriação da Batalha do Vimeiro – DR