Wine in Azores
Publicado em Outubro 31, 2014

Mais de 12 mil visitaram o Wine in Azores, Ponta Delgada

Notícias [ Ponta Delgada ]

Durante três dias – de 24 a 26 de outubro – mais de 12 mil pessoas passaram pelo Wine in Azores, evento que juntou gastronomia e vinhos, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel.

Joaquim Coutinho Costa, da Gorgeous Azores, é bibliotecário de profissão e organizador deste evento que serve para divulgar os produtos e vinhos açorianos, assim como promover o turismo da sua Ilha de S. Miguel. O Wine in Azores assume-se já como um dos maiores eventos (senão o maior) dos Açores na área da gastronomia e vinhos.

Wine in Azores para todas as idades

Wine in Azores para todas as idades

“Tenho muita gente – familiares e amigos – aqui comigo a trabalhar e é com grande dedicação de todos que conseguimos transformar este evento, que já vai na sexta edição, numa iniciativa falada em todo o mundo”, adianta Joaquim Coutinho Costa que procura já novos apoios para a edição de 2015, prometendo novidades para a 7ª edição.

Wine in Azores - provas de queijo S. Miguel

Wine in Azores – provas de queijo S. Miguel

Mais de 80 produtores de vinhos portugueses, e um espanhol, estiveram presentes e deram a provar os seus néctares. No mesmo espaço, podíamos experimentar um espumante da Bairrada, um licor dos Açores, um branco do Dão, ou um tinto do Douro ou do Alentejo, só para dar alguns exemplos.

Isto no ano em que se comemora o 10º aniversário do reconhecimento das vinhas do Pico como Património da Humanidade. Achei ainda muito interessante a polícia ter a máquina de “soprar ao balão” para saber se os visitantes beberam demais e se devem deixar o carro parado. Devia existir isto em todos os eventos com bebidas alcoólicas à mistura!

Soprar ao balão no Wine in Azores

Soprar ao balão no Wine in Azores

Chefs nas caldeiras da Ribeira Grande

Chefs nas caldeiras da Ribeira Grande

Chefs Francisco Gomes e Justa Nobre

Chefs Francisco Gomes e Justa Nobre

Pelo espaço dos showcookings do Wine in Azores passaram diversos chefs com criações baseadas em produtos do arquipélago: os peixes mais usados nos Açores, frutos das ilhas, queijos, e carne açoriana, por exemplo, assim como a famosa pimenta da terra, tão usada na gastronomia local.

Em cada dia do Wine in Azores existiram cerca de cinco showcookings. Foram 16 os chefs convidados para diariamente fazerem pratos originais, com base em produtos locais.

Carapau alimado com molho yuzo e crocante do mar - Chef Leonel Pereira

Carapau alimado com molho yuzo e crocante do mar – Chef Leonel Pereira

Chefs Antonio Alexandre e Leonel Pereira

Chefs Antonio Alexandre e Leonel Pereira

Chefes convidados:

– Álvaro Lopes, do restaurante Genuino (Faial)
– António Alexandre, professor da Chefs Academy RTP e restaurante Citrus Marriott Hotel (Lisboa)
– César Arruda, do restaurante Let it be (Ribeira Grande)
– Cláudio Fontes, do restaurante Aviz (Lisboa)
– Dalila e Renato Cunha, do restaurante Ferrugem (Vila Nova de Famalicão)
– Diogo Rocha, Quinta de Lemos (Viseu)
– Francisco Gomes, da confeitaria A Colonial (Barcelos) (doces)
– João Couto da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada (cocktails)
– Justa Nobre, do restaurante O Nobre (Lisboa)
– Leonel Pereira, do Restaurante São Gabriel (Algarve)
– Nuno Santos da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada
– Paulo Mota, do restaurante Escuna (Hotel Marina Atlântico, Ponta Delgada)
– Tiago Santos, Cozinha 3D
– Vicente Quiroga, do restaurante O Marineiro (Ponta Delgada)
– Vítor Silva, do restaurante Trás D’Orelha (Torres Vedras)

Chefs Vitor Silva, Tiago Santos, Paulo Mota e Justa Nobre

Chefs Vitor Silva, Tiago Santos, Paulo Mota e Justa Nobre

Cavala cozinhada ao sal, chef Paulo Mota

Cavala cozinhada ao sal, chef Paulo Mota

Entre os pratos preparados nesta edição, com o peixe como rei, destaca-se o encharéu servido em tosta de papoila com cebolada à portuguesa e a cataplana de cherne, preparados pela Chef Justa Nobre.

O chef Leonel Pereira preparou primeiro um filete de cavala meio fumado, sobre inhame, beterraba com compota de “cocos” e molho de rabanetes e depois ensinou ainda a fazer chicharro “alimado” com molho de lima/limão sobre mini alho francês, pimentos fumados e crocante negro do mar; o chef Cláudio Pontes deliciou-nos com “Mar na Telha” e depois com anchova e espadarte, batata-doce e algas; o chef Tiago Santos cozinhou “Da Moita, a farrafuza dos Açores e a raia a baixa temperatura, e também “A cavala e a memória açoriana”; nas sobremesas o destaque vai para “O mil folhas de ananás numa paisagem açoriana” do chef Francisco Gomes e “Leiteiro, queijo de S. Miguel e iogurte Natural by Yoaçor” preparado pelo chef Pedro Freitas.

Polvo à galega versão de S Miguel com açafroa por Vitor Silva

Polvo à galega versão de S Miguel com açafroa por Vitor Silva

Fumeiro de Lamego

Fumeiro de Lamego – Açorlamecus

No Wine in Azores estavam representados vários enchidos: da ilha, espanhóis e de Lamego.
Susana e Nuno Leite são o casal que distribui, com a Açorlamecus, os queijos da Serra da Estrela e fumeiros de Lamego pelas ilhas açorianas. Susana é natural de Lamego e veio estudar para S. Miguel há 20 anos. Acabou por ficar pela ilha, a viver e constituir família.

É professora, mas os amigos e conhecidos não paravam de pedir para que, cada vez que fosse ao continente, trouxesse para a ilha os enchidos da sua terra. “Vínhamos sempre muito carregados com os produtos e pensámos que seria bom manter esta atividade”, diz Susana enquanto mostra as alheiras que trouxe e que deixam a salivar todos os que passam em frente à sua banca.

Wine in Azores

Wine in Azores

Entre os vinhos representados no Wine in Azores estavam, por exemplo, Adega de Cantanhede, Adega do Cartaxo, Adega de Borba, Adega de Favaios, Adega de Dois Portos, Adega Mayor, Aliança, Altas Quintas, Azamor, Álvaro de Castro, Alves de Sousa, Cortes de Cima, Ervideira, Fita Preta, Herdade das Servas, Herdade do Perdigão, Malhadinha Nova, Parras, Quinta da Casa Amarela, Quinta da Lapa, Quinta das Apegadas, Quinta das Arcas, Quinta do Portal, Caves do Solar de S. Domingos, Companhia das Lezírias, Quinta de Lemos, Reynolds, Rozès, entre muitos outros.

Pela primeira vez o certame contou, ainda, com um produtor de vinhos espanhol que trouxe a cantora Lola Reina, acompanhada por José Manuel Buiza, juntos animaram as noites do recinto.

Podem ver aqui os vídeos dos showcookings do Wine in Azores.

Cozido tradicional nas Caldeiras em Ribeira Grande

Cozido tradicional nas caldeiras em Ribeira Grande

Num dos dias do Wine in Azores, o chef Paulo Mota preparou um tradicional cozido das Furnas, feito nas caldeiras, em Ribeira Grande, para ser degustado com os seus colegas chefs e convidados para o evento.
Se desejar provar um cozido (muito bom, por sinal!!) igual a este, pode fazer a reserva no restaurante Escuna (Hotel Marina Atlântico, Ponta Delgada) onde trabalha o chef Paulo Mota. Só tem de o fazer com uma antecedência de quatro dias e para 15 pessoas, no mínimo. Reservas: 296 307 900. Preço: sob consulta.

Chef Paulo Mota nas Caldeiras em Ribeira Grande

Chef Paulo Mota nas Caldeiras em Ribeira Grande

Chefs no Wine in Azores

Chefs no Wine in Azores

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo