Daniela em Marsakala
Publicado em Outubro 28, 2014

Viaje Comigo para Malta, por Daniela Loyola

A cidade vista por dentro/ Europa/ Malta [ Valeta ]

Foi em passeio a Malta em 2010. Gostou tanto que voltou, em 2011, e quis ficar lá a morar. Tem 31 anos e trabalha na área da comunicação e jornalismo. Daniela Bernardes Loyola dá as suas dicas para a rubrica do Viaje Comigo “A Cidade Vista por Dentro”.

Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades. Aqui ficam as sugestões desta brasileira, natural de S. Paulo.

Em Xemxija

Em Xemxija

“Para quem não conhece a Ilha de Malta, ela está situada entre o sul da Europa, próxima à Ilha Italiana da Sicília, e ao norte da África.
A Ilhota, como é chamada carinhosamente pelos brasileiros, residentes ou intercambistas no país, é, na verdade, um arquipélago no meio do Mar Mediterrâneo.

Malta é formada pelas Ilhas Gozo e Comino, que são habitadas e repletas de encantos.
As demais Ilhas que completam o arquipélago, porém inexploradas são: Cominotto, Delimara, Filfla, Ilha de São Paulo, Ilha Manuel, entre outras não tão exploradas, mas com história milenar.

A língua nacional é o Maltês, mas o idioma falado por todos é o Inglês. Malta tem também uma boa influência da língua Italiana, por conta da proximidade ao país e da grande presença de italianos na ilha. O mesmo acontece com o Árabe, pois algumas comunidades da ilha são dominadas por esse idioma. Mesmo com todo esse “mix”, a língua inglesa é sem dúvida predominante.

Em Siggiewi

Em Siggiewi

Alguns pontos turísticos da Ilha são básicos para se apreciar a beleza natural do país, assim como lugares imperdíveis que agregam cultura e conhecimento sobre a história milenar do povo Maltês.

Diante disso, vocês vão encontrar listagens e recomendações do que fazer muito facilmente, tais como: Visitar Comino (Blue Lagoon); Conhecer Gozo; Passar uma tarde no Popeye Village; Marsaxlokk, Mdina, Valletta, etc.

Mas, hoje, apresentaremos a Ilha vista por dentro, ou seja, se vocês já fizeram todos os passeios recomendados pelos Top 10, Top 20, Guias e Blogs, anotem aí as dicas do Explore Malta by Brasileiros em Malta.

10. Fazer um Tour na Fábrica da cerveja local: Cisk. O galpão da fábrica Simonds Farsons Cisk fica em Mdina, vale a pena tomar uma cervejinha diretamente de seus barris.

9. Assistir uma corrida de cavalos no Jockey Club de Marsa e aproveitar e visitar o Pavilão Pavi, que tem um grande supermercado e algumas lojas de roupas diferenciadas.

Comida Maltesa

Comida Maltesa

8. Bater perna e fazer compras em Birkirkara, que é a segunda mais antiga área de Malta, depois da Capital Valletta. As ruas dessa área são repletas de lojas, nas quais encontrámos desde roupas até produtos domésticos, com preços muito bons.

7. Conhecer o Malta Falconry Centre que fica na área de Siggiewi, que é um espaço que tem apresentações de aves, e repleto de área verde.

6. Visitar o Bird Park Malta, localizado ao Norte-Oeste da Ilha, em uma área conhecida como Salinas em St. Paul’s Bay. Nesse parque podemos visitar os bichos, tirar fotos com os passaros, e tem até espaço para fazer refeições ou festas de aniversário.

5. Conhecer a área de Paola que, além de estar cercada com os melhores museus de Malta, tais como o Hypogeum e Tarxiem, ainda tem um Mosque (Islâmico) e até a maior casa de Detenção (cadeia) de Malta.

Donuts em Mosta

Donuts em Mosta

4. Explorar a área de Attard, que além de vários Cafés e Bares locais, a Avenida Principal dessa vila, dá acesso à um parque enorme e lindo chamado: San Anton Garden. Eu super recomendo tomar um chá no Kitchen’s Garden, em especial, para quem vai com crianças.

3. Explorar o Norte-Oeste e Norte da Ilha de Malta. Estou falando exatamente da área de Xemxija que fica em St. Paul’s Bay. Lá tem cafés e restaurantes com pratos deliciosos, preços bem atrativos, além da vista para o mar.

2. Passear no Sul da Ilha: se ficar o dia inteiro na área de Marsacala tem muitas opções de diversão, desde bares, ao pé da Orla do Mar, até Parques de Lazer para toda a família.

1. Dar uma voltinha na área de Mosta é simplesmente uma das atrações favoritas tanto dos turistas quanto dos moradores locais da Ilha. Nessa área podemos encontrar desde bons resturantes com ótimos preços e excelente qualidade, até quiosques e carros de frutas, legumes, peixe, pastizzi e o mais famoso em Malta: Doughnut, sendo um dos principais doces tradicionais do país, são absolutamente deliciosos, não tem como recusar dar uma passadinha nas vans que vendem Donuts fresquinhos todos os dias.

Explorem Malta e a Cultura Maltesa. Venham pra Ilhota!”
Texto e Fotos por Daniela Bernardes Loyola

Mais informações em By Brasileiros em Malta

Daniela em Marsakala

Daniela em Marsakala

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo