Antes de falar do Algar de Benagil, a primeira frase deste texto deve ser para conter uma informação muito prática: a diferença entre gruta e algar. São muitas as grutas, criadas pela erosão marítima, na costa do Algarve, em Portugal. Mas, no caso de Benagil é mesmo um algar, uma vez que tem aquele buraco gigante no topo, formando uma cavidade vertical! E é isso mesmo que faz desta gruta /algar a que é – muito provavelmente – a mais fotografada do Algarve.
O Algar de Benagil fica no concelho de Lagoa,ao lado da praia de Benagil, com acesso feito pelo mar. Existem passeios turísticos para lá chegar; mas também pode ir a nadar a partir da praia (tem de ter boa preparação física, para o fazer). Os barcos partem de vários locais na costa, entre o Farol de Alfanzina e a Praia Nova; e há aluguer de pranchas de SUP (Stand Up Padlle) para quem preferir ir a remar para lá.
Já fui lá duas vezes de barco – não podemos desembarcar – mas é só entrar um bocadinho e voltar atrás. E de SUP é mesmo a forma mais divertida – fui com a I Love SUP e adorei. Fomos fazer uma volta às grutas e algares, partido da praia de Benagil. Foi um passeio fantástico. Eu tinha feito SUP só uma vez, e em rio, e achei mais difícil no mar, por causa da ondulação, e da passagem constante de barcos. Mas, mesmo que tenham receio vão, porque podem ir sentados. E vale mesmo muito a pena! 😀
E o Márcio e a Filomena são ótimos guias para esse passeio que termina no algar de Benagil. Podemos ir ao areal e ficar lá a tirar fotografias. Fui em julho e a melhor hora – quando os raios de sol começam a entrar, pelo “buraco” (algar) em cima, é a melhor altura (por volta das 11h30/12h00)! Mas, mesmo que não consigam a essa hora, vale sempre a pena ir lá. Imagino que, em breve, se torne impossível lá ir, ou pelo menos tanta gente, por questões de segurança. Não esquecer que é o mar e o vento que faz a erosão da pedra e podem cair pedras…