Salsomaggiore é uma cidade termal mas também podemos dizer que é uma cidade-spa. As termas são muito antigas mas continuam em funcionamento. Salsomaggiore fica na região da Emília-Romana e é uma província de Parma.
As águas desta área são ricas em salso-bromoiódicas e, desde o tempo dos romanos, que são usadas no tratamento do corpo. E, se tratam do corpo, consequentemente vão tratar da mente. Em 1839, por iniciativa do médico Lorenzo Berzieri, foi aberta esta estância termal conhecida internacionalmente.
Com um pequeno passeio pelo centro de Salsomaggiore vai aperceber-se das várias referências à passagem da Volta a Itália em Bicicleta (o chamado Giro) por aquela cidade pacata, com quase 18 mil habitantes.
O QUE VISITAR / FAZER
– Visitar o centro de Salsomaggiore
– Termas de Salsomaggiore (entre mesmo que não vá fazer tratamentos, porque o interior merece uma visita)
– Caminhadas e trekking pelos campos em redor
– Parque junto do rio Stirone
– Jardim Botânico Gavinell (tem mais de 450 espécies de aromáticas e plantas medicinais). Aberto todos os dias das 9h30-12h00 e 15h30-19h00. Entrada livre. Visitas guiadas: 4€
ONDE DORMIR
Fiquei no Grand Hotel Bolognese. Diz que tem quatro estrelas mas não cheguei a perceber porquê. Tirando a entrada e a sala de restaurante (e pequenos-almoços), a meu ver o glamour que terá tido, na “idade de ouro” das termas, desapareceu completamente.
A melhor caraterística do hotel é que fica mesmo no centro e dá para passear por Salsomaggiore, que é muito pitoresca.
Procure outros locais de alojamento em Salsomaggiore.
Também muitos hotéis locais têm Spas prontos para o deixar relaxado: hotéis com Spas.