De Bicicleta no Vale do Loire
Publicado em Junho 26, 2014

Visitar o Vale do Loire, França

Europa/ França [ Vale do Loire ]

O Vale do Loire sempre foi um sítio escolhido por reis e rainhas viverem. Daí que se encontrem dezenas de castelos reais nesta região.

Sendo Património Mundial da UNESCO, desde 2000, o Vale do Loire destaca o seu património cultural (com exemplos da Renascença e do Iluminismo), património natural (rio Loire) e jardins reais. Não é à toa que chamam a esta região o Jardim de França.

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

OS CASTELOS

Tal como a Torre Eiffel ou o Monte Saint Michel, por exemplo, os 300 castelos do Loire são um exemplo da riqueza patrimonial e recebem milhares de visitantes por ano.
A tradução de castelo por château pode não ser a mais acertada, porque estes não são os castelos normais. São mais palácios que foram habitados pela família real francesa.

Alguns exemplos:

Castelo Real de Amboise
– Castelo de Breze
– Castelo de Chambord
– Castelo de Saumur
– Castelo de Langeais
– Fortaleza Real de Chinon
– Castelo D’Azay-Le-Rideau
Castelo de Chenonceau
– Castelo de Valencay
Cidade Real de Loches
– Castelo Real de Blois
– Castelo de Angers
– Castelo de Clos Lucé
– Abadia de Fontevraud
– Castelo de Sully-Sur-Loire
Castelo e Jardins de Villandry
– Castelo dos Duques da Bretanha (Nantes)
– Castelo de Brissac
– Castelo de Chaumont
– Castelo de Cheverny

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

Durante o ano de 2014, os castelos de Nantes, Langeais, Amboise, Clos Lucé, Loches e Blois homenageiam a rainha Ana de Bretanha (1514 – 2014) com diversas atividades, exposições e concertos.

A personalidade: Ana de Bretanha

Nasceu a 25 de janeiro de 1477, em Nantes, e morreu a 9 de janeiro de 1514, em Blois. Foi a filha mais velha e herdeira do Duque da Bretanha, François II. Casou em 1491 com Charles VIII e foi rainha de França entre esse ano e 1498.

Depois da morte daquele rei, Ana torna-se a única rainha em França por duas vezes, ao casar com Luís XII, em 1499. Ana foi a rainha que uniu a França e a Bretanha e era considerada uma mulher com personalidade forte.

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

O LOIRE EM BICICLETA

Nesta região de França foi criada uma ciclovia com 800 Km – dos quais 280 Km estão classificados como Património Mundial da UNESCO.

Pode fazer os percursos junto dos rios a pedalar, enquanto desfruta do ambiente da natureza e visita castelos. Muita gente faz estes caminhos e, por isso, é normal encontrar muitos ciclistas nesta região. Esta super-ciclovia recebe mais de 850 mil ciclistas todos os anos.

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

Fiz o percurso entre Tours e Villandry de bicicleta – perto de 25 Km – e é um percurso muito bonito de se fazer, além de ser plano e fácil, mesmo para quem esteja sem preparação física.

Achei que no dia seguinte não e ia conseguir mexer, depois de tanto pedalar. Mas não! É mesmo um percurso que se faz muito bem 😀 Fazer vídeos com uma mão, ir com a outra no volante e pedalar foi o mais difícil. 😀

Pode ir parando pelo caminho, conhecendo as vilas que vão aparecendo e até parar para um piquenique num dos verdes prados, junto ao rio Loire.

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

Os 800 Km de ciclovia estendem-se de Cuffy (Cher) a Saint-Brévin les Pins (Loire-Atlantique) e com o “Accueil Vélo” há centenas de profissionais que o ajudam a tratar do aluguer de bicicletas, alojamento pelo caminho, transferes de bagagens, onde lavar a sua roupa em viagem, arranjos nas bicicletas, etc

Vai encontrando informação pelo caminho e não precisa de estar sempre a pedalar! Pode também fazer parte do percurso em comboio – os comboios regionais Interloire (Orléans e Le Croisic) têm transporte de bicicleta gratuito em vagão próprio (de 15 de junho a 15 de setembro).

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

Há também uma aplicação móvel – La Loire à Veló – que tem GPS e vai lançando desafios ao longo do percurso aos ciclistas.

Novas ciclovias: a Véloscénie (entre Notre-Dame Paris até à baía do Mont-Saint-Michel) e a Saint-Jacques à Vélo (via Chartres e Tours) com o objetivo de chegar a Santiago de Compostela.

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

A ciclovia começou a ser construída em 2007 e ficou concluída em 2012. Para quem quer fazer os 800 km de bicicleta tem um sistema de transporte de bagagem e tem serviço de arranjar/reparação das bicicletas.

Mais informações do Loire à Velo 

OS VINHOS DO VAL DE LOIRE

Os vinhos de Loire não são tão conhecidos como os de Bordeús, por exemplo, mas estão em crescimento. Desde os vinhos do Atlântico até Sancerre, com centenas de domínios, no Loire crescem as vinhas para tintos, brancos e rosés.

Pode ainda descobrir a rede das Caves Touristiques du Val du Loire, com visitas a caves, degustações, provas, etc

Todos os anos, desde 2002, no centro de Tours realiza-se a VitiLoire, uma feira com vinhos da região para degustação e compra. Compra o copo (5€) e depois pode provar em qualquer uma mais de 100 barraquinhas. Há também animação gastronómica, showcookings e comida regional para provar. Mais informações aqui.

De bicicleta no Vale do Loire

De bicicleta no Vale do Loire © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo