Sardenha © DR Sardenha © DR
Publicado em Janeiro 21, 2019

Voo direto para Cagliari, liga o Porto à Sardenha

Europa/ Itália [ Sardenha ]

Se a Sardenha faz parte da sua lista de locais a visitar, agora tem mais uma ajudinha para concretizar esse sonho: um voo direto do Aeroporto do Porto para Cagliari, no sul da ilha, que está situada no Mediterrâneo e pertence Itália, apesar de ser uma região autónoma. É a segunda maior ilha do Mediterrâneo, a seguir à Sicília.

Cagliari - Sardenha © DR

Cagliari – Sardenha © DR

Área: 24.100 Km2
Capital: Cagliari (com + 154.000 habitantes)
População: + 1.648.000
Clima: mediterrânico, com temperaturas amenas. Mínimas de 6 graus em janeiro e fevereiro e máximos de 30 graus em julho e agosto.

Províncias: Cagliari, Sassari, Nuoro, Oristano, Ólbia-Templo, Ogliastra, Carbonia-Iglesias e Medio Campidano

Localização: a oeste da península Itálica, a sul da Córsega e a norte da Tunísia. Entre o mar Tirreno (costa oriental) e o mar da Sardenha (costa ocidental).

Sardenha © DR

Sardenha © DR

O voo direto entre o Aeroporto o Porto para Cagliari é operado pela Ryanair, duas vezes por semana. Localizado no sul da ilha, perto da cidade de Cagliari, o aeroporto recebe um tráfego aéreo anual que mobiliza cerca de um milhão de pessoas.

– Está à procura de hotéis para a sua viagem à Sardenha? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

VOOS NO INVERNO:

Segunda-feira:
– Porto – Cagliari – 16h25 – 19h55
– Cagliari – Porto – 14h30 – 16h00

Quinta-feira
– Porto – Cagliari – 12h10 – 15h40
– Cagliari – Porto – 16h05 – 17h35

VOOS NO VERÃO:

Segunda-feira:
– Porto – Cagliari – 06h45 – 10h15
– Cagliari – Porto – 10h40 – 12h10

Sexta-feira
– Porto – Cagliari – 06h35 – 10h05
– Cagliari – Porto – 10h30 – 12h00

Sardenha © DR

Sardenha © DR

Cagliari - Sardenha © DR

Cagliari – Sardenha © DR

A pouco mais de duas horas de distância de Portugal, a Sardenha quer vir a ser um dos destinos de eleição dos portugueses para 2019. As entidades responsáveis pelo Turismo da ilha querem dar a conhecer aos portugueses uma realidade desconhecida do público em geral: a riqueza histórica e cultural da Sardenha, a par da sua gastronomia.

Com o lema “Mais do que uma ilha”, o território pretende divulgar as suas iguarias gastronómicas e vitivinícolas, bem como a beleza das suas praias. Embora a Sardenha seja apenas uma ilha italiana, o seu território possui cinco regiões distintas.

Para percorrer a ilha de uma ponta à outra, com 24 mil quilómetros quadrados, são necessárias três horas. Uma ilha onde a densidade populacional é muito baixa, o que significa que lhe pode dar a escapadinha perfeita, com uma grande tranquilidade, sem trânsito nem stress.

La Maddalena, Sardenha © DR

La Maddalena, Sardenha © DR

Além das costas paradisíacas e praias de sonho, o interior do território da Sardenha é ideal para os amantes da natureza e do turismo ativo, já que mais de 10% das áreas verdes de Itália estão concentradas nesta ilha

No património arqueológico a descobrir: na localidade meridional de Barumini, por exemplo, existe uma aldeia pré-histórica fundada pela primeira civilização nativa da Sardenha, os nuraghi. A cidade foi declarada pela UNESCO, Património Mundial em 1997, considerada o vestígio mais bem preservado de uma cultura que, segundo os historiadores, apenas habitou nesta ilha.

Sarramadura - Sardenha © DR

Sardenha © DR

EVENTOS A NÃO PERDER NA SARDENHA

Os fogos de Santo António e o começo do Carnaval

No dia 17 de janeiro, em várias aldeias de Nuoro, o San’Antonio é celebrado com fogueiras em torno das quais os habitantes de diferentes regiões se reúnem para beber e comer. O mais famoso dos fogos de artifício é o Mamoiada – 17 de janeiro – dia em que os habitantes fazem a sua primeira excursão do ano, desfilando pelas ruas da cidade, inaugurando o Carnaval.

A festa continua com o Carnaval em vários pontos da ilha, um momento de celebração comunitário em que a tradição das máscaras anima as ruas e as praças, atraindo inúmeros turistas. O Carnaval de Barbagia, é uma experiência única de se viver. Um espetáculo com inúmeras máscaras tradicionais, que tem características e nomes diferentes em todas as cidades da Sardenha.

Outros carnavais importantes decorrem na área de Oristano como “Sa Sartiglia” que decorre no último domingo e na última terça do carnaval de Oristano. Mencionado pela primeira vez em documentos que datam 1547, este é caracterizado por um magnífico espetáculo organizado em honra do imperador Carlos V, que consiste em diversos torneios e jogos a cavalo.

Semelhante ao Carnaval de Oristano, o Carnaval de Carrela e Nanti é um dos eventos mais antigos de folclore sardo que celebra a relação inquebrável entre o homem e o cavalo. Este acontecimento, decorre nos últimos três dias do carnaval, onde equipas de dois, três ou quatro cavalos, galopam ao longo das ruas, que se enchem de espectadores de ambos os lados. De destacar, ainda, o Carnaval de Bosa.

Sant'Efisio - Cagliari, Sardenha © DR

Sant’Efisio – Cagliari, Sardenha © DR

A PRIMAVERA

A primavera começa com Sant’Efisio, uma procissão magnífica dedicada ao santo padroeiro da cidade de Cagliari. Tradição, fé e folclore num evento excecional e único, que atrai espectadores de toda a ilha. Realiza-se, no dia 1 de maio, pelas ruas do centro de Cagliari, onde se pode admirar os fantásticos trajes tradicionais de vários locais da Sardenha. A estátua do santo é levada em procissão desde a igreja de Sant’ Efisio pelo centro da cidade até Nora, o local de seu martírio.

O Passeio de Sassari, conhecido por cavalcata sarda, é um antigo evento cultural e folclórico que acontece em Sassari, geralmente no penúltimo domingo de maio. É um desfile a pé, a cavalo, ou com traccas (carros caraterísticos decorados com flores e objetos do quotidiano), onde os participantes usam o traje típico do lugar de origem, cobertos de bordados e jóias de filigrana.

A festa continua à tarde, na pista de corridas da cidade, onde cavalos e cavaleiros são exibidos realizando acrobacias a galope. Tudo termina à noite na Piazza d’Italia com músicas e danças tradicionais, que duram uma boa parte da noite.

Festas da Sardenha © DR

Festas da Sardenha © DR

PÁSCOA

Para a Páscoa, algumas cidades como Castelsardo e Iglesias oferecem antigos rituais da Semana Santa. A maioria das festividades realizadas são de origem medieval e fazem com que os visitantes viajem no tempo. Além disso, tanto as procissões como as crucificações, são provavelmente as mais intensas de toda a ilha, tornando a Páscoa única e inesquecível.

Sardenha © DR

Nebida – Sardenha © DR

VERÃO

A grande temporada de verão na Sardenha dura cinco meses. Aproximadamente a 50 quilómetros do Porto de Cagliari e do Aeroporto de Elmas, no sul da Sardenha, fica Villasimius, uma das localidades mais procuradas do Mediterrâneo. É conhecida pela concentração de praias, brancas e douradas e pela sua água transparente.

As praias de Campulongu, Simius e Porto Giunco são as mais cobiçadas por aqueles que pretendem estar com a família ou amigos para pescar, surfar, apanhar sol e nadar em direção ao pôr do sol. São cerca de 20 praias dispersas ao longo das 20 milhas de costa em Villasimius, onde os turistas encontram de tudo, desde agroturismo a hotéis de luxo.

Depois das praias, é possível visitar a Torre de Porto Guinco, uma estrutura do século XVII que era usada como observatório pelos conquistadores espanhóis para proteger o local de piratas da África do Norte.

Sardenha © DR

Sardenha © DR

GASTRONOMIA

Na apresentação da Sardenha, a que fui assistir, conheci o cozinheiro Pierluigi Fais, que lançou o restaurante “Josto al Duomo” no centro histórico de Oristano. Agora, em Cagliari, tem a Pizza criativa “Framento“, inaugurada há dois anos no centro da cidade, e o recém-inaugurado, “Josto“. Com este restaurante e com Matteo Russo, recupera as diversas tradições e técnicas culinárias da Sardenha, num estilo gourmet moderno e contemporâneo. A base dos seus pratos são produtos típicos da Sardenha com os quais homenageia a ilha.

No nosso menu experimentamos os queijos e os enchidos da Sardenha, assim como as especialidades feitas com ovas de peixes. Para prato principal veio a massa típica da Sardenha com espargos e camarão – ótima! E para finalizar, nas sobremesas, os doces regionais feitos com muita amêndoa.

Mesa com entradas da Sardenha © Viaje Comigo

Mesa com entradas da Sardenha © Viaje Comigo

Vinho da Sardenha © Viaje Comigo

Vinho da Sardenha © Viaje Comigo

Queijos e enchidos da Sardenha © Viaje Comigo

Queijos e enchidos da Sardenha © Viaje Comigo

Pierluigi Fais, cozinheiro da Sardenha © Viaje Comigo

Pierluigi Fais, cozinheiro da Sardenha © Viaje Comigo

Massa típica da Sardenha © Viaje Comigo

Massa típica da Sardenha © Viaje Comigo

Almoço de apresentação da Sardenha © Viaje Comigo

Almoço de apresentação da Sardenha © Viaje Comigo

Doces típicos da Sardenha © Viaje Comigo

Doces típicos da Sardenha © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo