Em Itália, quando fiz os Caminhos Franciscanos na Via Amerina, com partida em Assis, o ponto final foi feito em Roma. Porque éramos um grupo grande, ficámos afastados do centro da cidade, o que nos fez perder o encontro que tínhamos com o Papa. Sim, é verdade, 100 cadeiras ficaram vazias por causa do trânsito infernal que existe, todos os dias, para entrar e sair da cidade de Roma. E acabei por não estar frente a frente com o Papa Francisco.
E, por sermos um grupo muito grande, tiveram de nos instalar num hotel igualmente grande para a festa de despedida do evento. Foi assim que conheci e fiquei no Villa Tuscolana Park Hotel que, na verdade, fica a 25 Km do centro de Roma e da Cidade do Vaticano e a 20 minutos do aeroporto Ciampino.
É um hotel muito bonito, com um edifício imponente, datado do século XVI, e com uma decoração que faz pensar no glamour que terá tido noutros tempos. Por ficar longe de tudo, e muito perto dos montes e da natureza, tem transfer gratuito de ida e volta da estação de comboios Frascati.
Os quartos são simples, com alguns pormenores charmosos, e a sala de jantares é muito bonita, assim como outras salas com tetos decorados ou pintados e enormes candelabros. Por vezes, parecia que estávamos instalados num museu. Tem piscina, spa, com turco e sauna, e massagens mediante pedido. Este é um hotel procurado sobretudo por quem quer explorar as cidades de Castelli Romani, nas montanhas sobre Roma. Os seus jardins são também muito bonitos.
– Procura outros hotéis para a sua viagem a Roma? Pesquise aqui