Quando lhe falam em Parma, vem logo à cabeça a imagem do presunto e do queijo parmesão? Sim, o turismo gastronómico tem também grande impacto em Itália. E em mim também! 😀
Além disso, Parma é uma cidade muito cativante e com muita vida. E história. A cidade antiga foi fundada em 1500 a.C. e restam muitos vestígios arqueológicos que atestam a sua antiguidade. Mesmo que passe apenas um dia em Parma, já vai conseguir ver muita coisa.
Esta cidade faz parte da região Emilia Romagna, uma das mais importantes de Itália.
O centro histórico pode ser feito a pé ou de bicicleta. Aliás, é incrível o número de bicicletas que esta cidade tem. Dá a sensação que toda a gente a usa para andar de um lado para o outro. E a verdade é que se vêem poucos carros.
Passeie na Piazza Garibaldi onde os vestígios romanos são bem evidentes, datados de 183 a.C! Na Piazza Duomo estão os grandiosos monumentos religiosos: a Catedral e o Batistério.
A Piazalle della Pace (ex-Piazza della Pilotta) é onde está o Palácio Pilotta, que pertenceu à família Farnese – governantes de Parma no século XVI. É aqui que está o Museu Arqueológico, a Galeria Nacional, o Teatro Régio, a biblioteca e é um espaço que acolhe eventos durante o verão.
Na Piazza della Pace é onde estão alguns pontos turísticos com museus e teatros. É também uma zona animada pelos universitários locais.
Em Parma existem também muitos jardins:
– Cittadella Parque foi construído no final do século XVI e inclui um edifício militar assim como um parque infantil;
– Ducal Parque, que foi desenhado em 1560;
– Jardim San Paolo, escondido dentro do ex-convento fundado em 985;
– Jardim-labirinto de Franco Maria Ricci com sete hectares de terra.
O QUE VISITAR EM PARMA
Catedral de Parma
A Duomo de Parma foi construída entre 1059 e 1106. Apresenta estilo românico e o fresco do artista il Correggio é um dos destaques, ao se tratar de uma obra-prima da época renascentista.
Batistério de Parma
Acabou de ser construído em 1307 e é um exemplo arquitetónico que cruza o românico e o gótico em Itália.
Castelo de Compiano
Foi fundado como um posto de defesa e atualmente apresenta o Museu Marchesa Raimondi Gambarotta, o Museu da Maçonaria e o Museu enogastronómico.
Museu Lombardi
Alberga peças e documentação artística e histórica da segunda metade do século XVIII e particularmente durante o reinado de Marie Louise da Áustria. Sete salas acolhem peças de mobiliário, diários, vestuário, jóias e outros artigos.
Palácio della Pilotta
São vários edifícios seiscentistas que foram construídos pela família Farnese, que governou Parma naquela altura. O Palácio é também a casa do Teatro Farense.
Castelo de Burattini
Também apelidado de Giordano Ferrari Museum, no ex-Convento San Paolo, este é um local onde está apresentada a história de marionetas. Diz-se que é aqui que está a mais importante coleção relacionada com teatro animado em Itália. Dentro do museu estão aproximadamente 500 peças, desde figuras de fantoches e marionetas, até fotografias e cartazes relacionadas com esta arte .
Estádio e Museu do Parma FC
Para quem gosta de futebol, pode visitar o Estádio e museu do Parma FC. Foi fundado em 1913 e o Estádio Ennio Tardini – construído em 1923 – está situado dentro das muralhas de Parma. O nome é em homenagem a um dos ex-presidentes.
Galeria Nacional
A Galeria Nacional fica no segundo piso do Palácio Pilota. Iniciado pelos Duques de Parma e enriquecido com aquisições de Marie Louise de Áustria, o espaço acolhe obras desde o século XIII até ao século XIX.
O que visitar mais:
– Camera di San Paolo
– Fundação Magnani-Rocca
– Teatro Reggio
– Abadia de S. João
– Casa onde nasceu Arturo Toscanini
– Basílica de Santa Maria della Stecata
NOITE EM PARMA
A noite em Parma (como em quase toda a Itália) começa com um aperitivo. São muitos os locais que servem as bebidas acompanhadas com comida. Chamam-lhe aperitivo mas, em muitos casos, é um autêntico jantar.
Na Via Farini e Via D’Azeglio tem diversos espaços para começar a noite e para jantar. A noite continua depois pelas ruas. Toda a gente traz o copo na mão para o convívio no meio da rua.
EVENTOS/ESPETÁCULOS
– Ir a uma noite na ópera no Teatro Regio
– Junho: Festival Internacional de Poesia
– Setembro: Festival do Presunto
– Outubro: Festival Verdi
ONDE DORMIR EM PARMA
No centro de Parma existem muitas possibilidades de alojamento e fica a passos das maiores atrações da cidade.
ONDE COMER EM PARMA
A gastronomia é um bom pretexto para visitar Parma: pelo seu presunto e queijo Parmigiano Reggiano.
Dizem-me os locais que os melhores restaurantes de Parma estão fora do centro e em casas grandes como o Ristorante & Pizzeria Euridice.
O restaurante Euridice é uma casa grande, com tetos altos, uma esplanada virada para um cenário campestre e um ambiente jovem. Mas o melhor de tudo é mesmo a comida.
O forno a lenha está à vista de todos, logo na entrada, entre presuntos de Parma pendurados a abrir o apetite. Tem estacionamento no interior.
Morada: Euridice; Strada Rota Ligneres, 22, Parma
O que comer na região da Emilia Romagna: queijo parmesão (Parmigiano reggiano); presunto de Parma (prosciutto); Ragú alla bolognese, com molho bolonhesa; lasagne alla bolognese; tortellini e tortelloni (recheado com ricotta, por exemplo); cogumelos porcini; piadina (pão típico em forma de pizza); e gelados italianos.
Bebidas para acompanhar: Lambrusco e Spritz.
Como visitar as fábricas do queijo parmesão
As visitas começam cedo, às 8h30, tal como o trabalho, já que os queijos são feitos pela manhã. Por norma tem de reservar com duas semanas de antecedência, mas tente mesmo que tenha deixado para os últimos dias… pode haver desistências e conseguir lugar. Telefone: 0521.292700 Reservas: sezionepr@parmigiano-reggiano.it
Mais informações sobre o Prosciutto di Parma e sobre as visitas
O QUE VISITAR PERTO
IR A BUSSETO
É uma cidade muito conhecida porque foi aqui que nasceu Giuseppe Verdi. Tudo na cidade está relacionado com a vida do compositor: desde a casa-museu do seu patrono (Casa Barezzi) que guarda documentos histórios, até ao Teatro Verdi, datado de 1868.
Visite também a Villa Pallavicino, onde está o Museu Nacional de Giuseppe Verdi e a casa onde o compositor nasceu. Também existem restaurantes muito antigos que tiveram Verdi como cliente – eu avisei que tudo gira em torno de Verdi em Busseto – como é o caso da Salsamenteria Storica Baratta, que existe desde 1873.