Vista da estação de Sta Lucia, Veneza © Viaje Comigo
Publicado em Maio 20, 2014

De comboio de Bolonha a Veneza, Itália

Europa/ Itália [ Bolonha/ Veneza ]

Em Itália, os comboios ligam rapidamente as principais cidades. E mesmo comprando bilhetes no próprio dia consegue preços muito razoáveis para grandes viagens. O Viaje Comigo foi de Bolonha a Veneza de comboio e conta como foi.

A primeira dica que me tinham dado era que tinha de comprar o bilhete com antecedência, na internet, para ter viagens baratos. Mas, como nada nesta viagem tinha datas e horas marcadas, não consegui pensar nisso antes. Só quando já estávamos em Bolonha, e já tínhamos conhecido a cidade, é que decidimos que tínhamos de partir para outra: Veneza foi a escolhida.

Bilhete de comboio

Duas horas de comboio fizeram-se num instante e muito confortavelmente, desde a estação central de Bolonha até à estação Sta Lucia, em Veneza. São cerca de 159 Km entre Bolonha e Veneza.

Comprar viagens de comboio

Pode fazê-lo pela internet no site da Trenitalia mas não é fácil para quem não conhece. É que existem vários tipos de comboios e a maior diferença é serem mais ou menos rápidos: regionais, intercidades e os mais rápidos como o TGV.

Existem também promoções para as viagens de comboio: se comprar ida e volta, na mesma altura, e para o mesmo dia, fica mais barato; ao sábado há (havia quando fui) uma promoção de dois bilhetes e paga só um.

Como não comprámos os bilhetes online, achamos que eles estar com um preço tão elevado que íamos desistir da ideia de ir a Veneza. Mas não. Chegámos à estação de Bolonha, perguntámos qual era o próximo comboio para Veneza (o mais barato) e quando partia. Partia em meia hora e afinal os preços não foram proibitivos. Total: 22, 10€/pessoa (ida e volta). Veneza, até já!

No comboio regional, a viagem até Veneza faz-se em menos de duas horas, num passeio bom, com vistas bonitas para os campos, de se perder a vista.

Comboio regional Bolonha - Veneza

Comboio regional Bolonha – Veneza

O comboio regional tem bancos muito confortáveis, tomadas para carregar telefones ou computadores junto das janelas, e casas de banho muito limpas (com papel higiénico, sabão de mão e papel para secar as mãos). Lembre-se que só deve usar a casa de banho quando o comboio está a andar. Nunca quando está parado!

Tenha atenção ao bilhete que compra. Quando estava na estação vi, nos quadros de informação, que havia três comboios que paravam em Veneza, mas só um era o meu porque era o regional.
O bilhete vem sem lugar marcado e sem horário de regresso. O bilhete, aliás, tem validade até julho, ou seja, por quase 3 meses.

Comboio regional Bolonha - Veneza

Comboio regional Bolonha – Veneza

Quando estiver a comprar, pergunte logo quais são os horários de regresso para depois controlar melhor o tempo de visita a Veneza. Penso que o último comboio para Bolonha sai de Veneza às 19:42. Foi esse que apanhámos.

Ah! E não se esqueça de obliterar o seu bilhete antes de entrar no comboio. Ninguém nos disse que era necessário e, só depois percebemos que sim, porque víamos, do interior do comboio, que toda a gente o fazia nas estações. De qualquer das formas, durante toda a viagem, de duas horas, nunca apareceu nenhum fiscal para saber se tínhamos bilhete ou não… No regresso já obliterámos o bilhete, tal como mandam as regras.

Comboio a chegar a Veneza

Estação Central de Bolonha

A estação de Bolonha tem um movimento incrível. Fomos lá dois dias (um dia da semana e outra de fim de semana) e estava sempre com centenas de pessoas de um lado para o outro.

Como é habitual em sítios com muita gente há também os “amigos do alheio”. Vi uns poucos! Elas pedem dinheiro e eles oferecem-se para levar as malas… em troca de dinheiro. Vi mesmo os que olham de soslaio para as malas das senhoras e mochilas… Não vi ninguém a roubar, mas infelizmente já sabemos para que estão ali. Por isso, muita atenção e olho aberto! Principalmente para as malas de senhora e para os bolsos de trás dos homens.

A estação de comboios de Bolonha tem casas de banho, no túnel que dá acesso às plataformas. Paga-se 1€ para entrar no WC! A meu ver, um autêntico roubo!… E se não tiver moedas suficientes tem uma máquina, junto da entrada do WC, para trocar dinheiro. Coloca a moeda nos torniquetes e as portas abrem-se. Para sair é só carregar num botão vermelho.

Junto da estação tem um MacDonalds e, do outro lado da rua, muito outros sítios com sanduíches, pizzas e outras comidas. E ainda uma geladaria pequena e sempre cheia, onde os gelados são maravilhosos!

Estação Sta Lucia, Veneza

Estação de Sta Lucia, Veneza

Chegando a Veneza, à estação de Sta Lucia – que era a última paragem no nosso comboio – é só seguir as setas de “Uscita” e já vai estar em frente ao Grande Canal de Veneza.

Vídeo de chegada a Veneza, por comboio:

A estação tem também, como a de Bolonha, um movimento incrível, com centenas de pessoas a entrarem e saírem.

Dica: na viagem de regresso, se quiser os melhores lugares no comboio (recorde-se que não há lugares marcados) vá um pouco mais cedo. Se não quiser ir mais cedo, não se preocupe porque há lugares para toda a gente.

Mesmo em frente à estação tem os táxis-barco que o levam no Grande Canal, até à Praça de S. Marcos, ou a outros pontos de Veneza. Viagem de táxi (ida e volta por pessoa) 14€.